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Produção de Texto Jornalístico
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2023/2024 - 1S
Código: |
OP00031 |
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Sigla: |
PTJ |
Áreas Científicas: |
Ciências da Comunicação |
Cursos
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Conhecimento e uso adequado dos princípios teóricos e técnicos que profissionalmente organizam e
Actividade jornalística;
Conhecer e dominar as características dos diferentes tipos e gêneros do jornalismo;
Identificar e caracterizar as diferentes fases da atividade jornalística e os procedimentos técnicos que as definem;
Revelar capacidades conducentes ao planeamento, produção e realização jornalística nas várias fases de produção de um projecto editorial
Um jornal: design de imprensa (layout e infografia) e escrita jornalística;
Conhecer e utilizar em profundidade os critérios de notoriedade;
Produzir textos de notícias adequadamente utilizando várias fontes de informação, através de operações de análise,
Interpretação e síntese;
Revelar capacidades para assumir várias funções na elaboração: secretariado de redação, repórter, editor.
Conteúdos programáticos
Curto ensaio
Títulos, subtitutulos e antetítulos
Legendas
Redação de notícias
Preparar, conduzir e escrever entrevistas
Desenvolvimento de pesquisas
Técnicas descritivas / Tipo de perfil
Técnicas de "reescrita"
Relatório de informações gerais
As modalidades da "Lei de alternância" no artigo
Técnicas de "Grande relatório"
Papel e características do jornalismo de opinião
Técnicas editoriais
A crônica e os textos de comentário
Política editorial e "Livro de estilo"
Fontes de informação
Planificação e edição
Organização da turma em redacções e preparação de um jornal ou revista destinado à publicação
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
Objectivos: dotar os alunos dos princípios e princípios profissionais da atividade jornalística. Deste modo, o objectivo é mobilizar o conhecimento, reforçar práticas e reflexão sobre o trabalho realizado
Apoiar um desempenho profissional orientado, entre outros, por rigor e isenção.
Metodologias de ensino
O programa deste curso é a base a partir da qual se estabelecem os princípios que orientam os seguintes objetivos:
Fornecer aos alunos princípios e técnicas profissionais essenciais para o desempenho do jornalismo.
Mobilizar conhecimentos, reforçar competências específicas para apoiar o desempenho profissional com base, entre outros, nos princípios da precisão, rigor e imparcialidade.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
As metodologias de ensino visam estimular os alunos a desenvolverem uma reflexão e práticas conducentes ao domínio da Produção de Texto Jornalístico.
Assim, através do uso de fontes documentais, em particular do jornalismo, se apropriaram dos aspectos teóricos fundamentais dessa área de conhecimento.
A seleção e incorporação de metodologias adequadas para a continuidade do trabalho, acompanhamento e apresentação dos resultados são os eixos fundamentais do trabalho a ser realizado. O resultado final é a produção de uma publicação impressa, jornal ou revista.
As sessões de mentoria individuais e de grupos pequenos desempenham um papel fundamental na preparação e acompanhamento destes projectos.
Metodologia e provas de avaliação
Os produtos conducentes à avaliação e os pârametros da mesma são seguidamente explicitados:
a) Assiduidade;
b) Pontualidade;
c) Intervenção crítica e produtiva;
d) Discussão de ideias conducentes ao projeto;
e) Atribuição de reportagens realizadas na sua maior parte em duplas (a classificação obtida não pode ser entendida de forma absoluta já que terá de ser ponderada com os restantes elementos);
f) Avaliação permanente dos vários produtos realizados: textos, fotografias, maquetagem;
g) Capacitação das funções atribuídas: chefe de redação, secretário de redação, agenda, repórteres, copydesk, design gráfico;
h) Forte espírito de entreajuda traduzindo o mais fielmente possível a filosofia caracterizadora de uma redação;
i) Disponibilidade e pró-actividade na resolução de problemas.
j) Papel activo na realização do projeto editorial através do trabalho de grupo.
A aula é dividida em momentos expositivos, de planificação, de avaliação semanal dos trabalhos realizados fomentando o trabalho autónomo.
No final do semestre, e após várias sessões de acompanhamento de projetos, cada um dos ensaios apresenta um produto editorial impresso: revista ou jornal. Em casos em que se defina haver apenas um produto editorial, a redação será comum, envolvendo toda a turma.
Regime de assiduidade
Obrigatório e de importância capital. Acrescenta-se a pontualidade como factor distintivo para a prática do jornalismo.
Observações
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