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Jornalismo Radiofónico

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2022/2023 - 2S

Código: OP00036    Sigla: JR
Áreas Científicas: Ciências da Comunicação
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
CS 13 Plano de Estudos a partir de 2014 5,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Ricardo Jorge Melo NunesResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 2 8,00
João Azevedo   1,66
Ricardo Nunes   4,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Esta UC pretende desenvolver habilidades técnicas e profissionais que conduzam ao domínio do meio de rádio em seus múltiplos aspectos, acentuando o componente jornalístico. Nesse sentido, os mecanismos de produção informativa serão desenvolvidos através de seu próprio circuito: busca de informações, tratamento, construção de texto e domínio dos suportes de som, montagem e som.

 Dominar as lógicas de planejamento, produção e produção de rádio;
 Conhece e utiliza adequadamente os princípios teóricos e técnicos que profissionalmente organizam e orientam a actividade jornalística;
 Identifica e caracteriza as diferentes fases da actividade jornalística e os procedimentos técnicos que as definem;
 Conhece e utiliza adequadamente os critérios de noticiabilidade;
 Produz histórias de notícias utilizando várias fontes de informação apropriadamente através de operações de análise, interpretação e síntese;
 Revela capacidades para assumir várias funções por escrito: secretariado escrito, repórter, apresentador de notícias;
 Mestre e aplicar as técnicas de locução;
 Mestre e aplicar as técnicas de montagem e sonorização. Esta UC pretende desenvolver competências técnicas e profissionais conducentes ao domínio do meio de rádio nos seus múltiplos aspectos, acentuando o componente jornalístico. Nesse sentido, os mecanismos de produção informativa serão desenvolvidos através de seu próprio circuito: busca de informações, tratamento, construção de texto e domínio dos suportes de som, montagem e som.

Conteúdos programáticos

O rádio
- organização de redacção
- Fontes de informação
- recolha e tratamento de informações
Linguagem da Rádio
- habilidades de comunicação oral
- a voz e o corpo
- escrita de rádio
- a palavra falada
- a precisão do texto
- produção e edição de notícias, organização de jornais e programas de informação
Som e equipamento
- o som
- tratamento de material informativo
- gravações
- montagem e som
- directo e diferido


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os objetivos são em torno de três áreas principais:
(A) domínio conceitual dos sujeitos abordados;
(B) organização e gestão de documentos de trabalho, evidenciando a apropriação e utilização de conceitos e técnicas diferenciadas;
(C) adopção de uma atitude crítica e intervencionista face aos desafios da escrita de rádio e do componente de estúdio (montagem, som, edição final).

Metodologias de ensino

Aulas de exposição
Trabalho em equipa

Espera-se que cada aluno: (a) esteja presente em cada uma das aulas e participe da discussão das questões em análise (redacção do IPS e planeamento de notícias), bem como na distribuição de relatórios; (B) ler, analisar e estar preparado para discutir os textos de apoio apresentados; (C) realizar o trabalho programado (relatórios).

NOTA: Embora já tivesse sido definida uma metodologia de trabalho, centrada em aulas expositivas e recurso à plataforma Moodle, a mesma foi redirecionada com recursos de comunicação lectiva a distância: Zoom, Audacity. Assim, manteve-se praticamente toda a planificação inicialmente previstas, tendo sido ajustada nos métodos e técnicas de trabalho.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A articulação entre as metodologias adotadas e os objetivos delineados deve conduzir a uma apropriação efetiva dos conteúdos do programa ea sua posicionamento crítico.

Metodologia e provas de avaliação

1. Participação ativa na discussão dos temas incluídos no programa [20%]
2. Produção e Realização de entrevistas, relatórios, gravações e montagens de materiais sonoros (80%)

Regime de assiduidade

Obrigatório

Bibliografia

Arnheim, Rudolf (2005). Radio. Lot: Van Dieren Éditeur

Balsebre, Armand (1996). El lenguaje radiofónico. Madrid: Catedra

Barthes, Roland (1982). O grão da voz. Lisboa: Edições 70

Bonixe, Luís (2014). "Rádio: Contextos e Linguagens". Média&Jornalismo http://cicdigitalpolo.fcsh.unl.pt/pt/revista-media-jornalismo-no-24/.

Coelho, Pedro; Reis, Ana Isabel; Bonixe, Luís (org). (2021). Covilhã: Editora Labcom.
https://labcom.ubi.pt/ficheiros/20210115945-202009_manualreportagem_pcoelhoireislbonixe.pdf

Cordeiro, Paula (2010). A Rádio e as Indústrias Culturais. Estratégias de Programação na Transição Para o Digital. Lisboa: Livros Horizonte.

Dubber, A. (2013). Radio in the Digital Age.Radio in the Digital Age. Polity Press.

Gomes, Adelino (2000). Rádio in António Barreto e Maria Filomena Mónica (org.). Dicionário da História de Portugal, vol. ix,:201-204

Meditsch, Eduardo (1999). A rádio na era da informação. Coimbra: Minerva

Meneses. João Paulo (2003). Tudo o que se passa na TSF. Para um "livro de estilo". Porto: Edição Jornal de Notícias

Producer's Guidelines (1996). BBC.

Santos, Rogério. (2005). As vozes da rádio. Lisboa: Caminho

TSF Rádio Jornal - Livro de Estilo (S/D). Versão policopiada.

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Página gerada em: 2025-07-04 às 18:26:46 Última actualização: 2010-07-19