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Biomecânica

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2008/2009 - 1S

Código: DESP10011    Sigla: BIOM
Áreas Científicas: Ciências do desporto

Ocorrência: 2008/2009 - 1S

Secção: zDesporto

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
DESP 25 Plano de Estudos até 2010/11 4,0 48 108,0

Docência - Horas

Ensino Teórico: 2,1
Ensino Teórico-Prático: 1,4
Orientação Tutorial: ,4

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 2,10
Albano Santos   2,10
Ensino Teórico-Prático Totais 1 1,40
Albano Santos   1,40
Orientação Tutorial Totais 1 0,40
Albano Santos   0,40


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Teresa Palmira Simões Baptista Teixeira de FigueiredoResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Conhece os fundamentos básicos da Biomecânica e identifica as principais estruturas e funções do sistema locomotor envolvidas no comportamento humano.

Compreende e analisa a importância dos processos cinemáticos e dinâmicos relacionados com a produção motora.

Conhece as metodologias e os instrumentos utilizados para observar e avaliar a técnica de execução, analisando e interpretando os dados obtidos.

Relaciona os conceitos teóricos adquiridos com situações práticas concretas, identificando e diagnosticando os factores conducentes à realização de uma produção motora específica.

Programa


1. Fundamentos e Noções Básicas em Biomecânica
Objecto de estudo da Biomecânica no contexto das Ciências do Desporto. Noção de sistemas físicos vs. sistemas biológicos. Princípio da analogia e método dos modelos aplicado ao estudo do desempenho motor. Noção de corpo rígido e corpo articulado adaptada ao corpo humano. Características morfológicas e mecânicas do corpo humano. Eixos e planos do movimento. Graus de liberdade, eixos de rotação e cadeias cinemáticas. Noção de centro de gravidade aplicada ao corpo humano.


2. Elementos de Cinemática para Análise Biomecânica
2.1. Conceitos gerais de cinemática linear: deslocamentos de translação.
2.2. Conceitos gerais de cinemática angular: deslocamentos de rotação.
2.3. As execuções motoras em apoio e as execuções motoras em trajectória aérea.
Características da trajectória aérea do centro de gravidade.

3. Elementos de Cinética e Dinâmica para Análise Biomecânica
3.1. Conceitos gerais aplicados ao deslocamento de um segmento corporal ou da totalidade do corpo
3.2. Forças reactivas de apoio. Componente da força reactiva de apoio nos padrões de “andar”, “correr” e “saltar”. Componentes activas e passivas das acções de apoio e sua relação com o comportamento motor.

4. O Padrão Técnico de Execução
Noção de técnica padrão de referência. Os conceitos de eficácia e eficiência ligados à técnica padrão. Avaliação quantitativa do padrão técnico de execução e procedimentos diagnósticos relativos às características quantitativas do movimento. Análise qualitativa do padrão técnico de execução e procedimentos diagnósticos relativos às características qualitativas do movimento. Avaliação do grau de desenvolvimento da técnica individual tomando como referência a técnica padrão: metodologias de avaliação e instrumentos de observação.

5. Estrutura e Função do Sistema Osteo-Articular
Tipos de articulação e suas características. Tipos de movimentos articulares. Noção de graus de liberdade e sua relação com os eixos e planos de mobilização do segmento. Caracterização funcional das articulações da coluna vertebral, do membro superior e do membro inferior.

6. Estrutura e Função do Sistema Muscular
Estrutura do músculo esquelético. Tipo de fibras musculares e diversidade muscular. Propriedades mecânicas do músculo esquelético. Mecanismos envolvidos na contracção/relaxamento da musculatura esquelética. Tipos de contracção muscular. Coordenação intra-muscular e inter-muscular.

7. Caracterização da Função Neuro-Muscular
Inervação motora e inervação sensitiva do músculo. Reflexo miotático e reflexo miotático inverso. Regulação dos movimentos de natureza reflexa. Organização dos movimentos nos andares superiores do SNC.

8. Aparelho Locomotor e Análise do Movimento
8.1. Análise funcional do aparelho locomotor na manutenção da postura “correcta”
8.2. Análise funcional do trabalho abdominal
8.3. Análise funcional dos movimentos do membro inferior
8.4. Análise funcional dos movimentos do membro superior

9. Análise Biomecânica Aplicada a Tarefas Motoras Específicas
9.1. Marcha e corrida
9.2. Saltos e movimentos de projecção do corpo no espaço
9.3. Técnicas de lançamento e de arremesso de projecteis
9.4. Formas específicas de locomoção através de acções de deslize: esqui, “skate” e patinagem


Métodos de Ensino

1. Estratégias de gestão do programa
A abordagem dos conteúdos programáticos será feita, numa primeira fase, na base de aulas de natureza expositiva assente na apresentação e discussão de temáticas decorrentes dos conteúdos enunciados neste programa e, numa segunda fase, em aulas direccionadas para o levantamento de questões e o desenvolvimento de estudos práticos, em grupo, relacionados com problemáticas decorrentes das temáticas abordadas.

O processo compreenderá: (a) a apresentação de temas pelo docente; (b) a leitura, análise e discussão de textos científicos; (c) a realização de trabalhos práticos ou aplicados; (d) a elaboração de trabalhos escritos; (e) a apresentação e discussão de trabalhos de grupo.

2. Acompanhamento tutorial
Apoio presencial e à distância na orientação da pesquisa dos temas em estudo e na realização dos trabalhos escritos e dos trabalhos práticos/aplicados.

3. Participação dos estudantes
Espera-se que cada aluno: (a) esteja presente em, pelo menos, 80% das aulas e participe na discussão das questões em análise, bem como na realização dos trabalhos propostos; (b) leia os textos de apoio e esteja preparado para analisar e discutir os temas apresentados; (c) realize as tarefas e os trabalhos programados, evidenciando com clareza e rigor a apropriação e a utilização dos conhecimentos na análise dos processos biomecânicos que caracterizam a produção motora.

Modo de Avaliação

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa)  Aulas  54,6
Frequência  Teste/Exame  2009-01-29
  Total: 54,6
Opções
Página gerada em: 2024-10-31 às 22:45:04 Última actualização: 2010-07-19