|
Contextos Multiculturais e Educação
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2008/2009 - 1S
Código: |
EDB10009 |
|
Sigla: |
CME |
Áreas Científicas: |
Formação Educacional Geral |
Ocorrência: 2008/2009 - 1S
Cursos
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
---|
Luíz Manuel Teixeira Souta | Responsável | Maria de Lurdes Zagalo Alves Pimenta | Responsável |
|
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Programa
A sociedade portuguesa tem vindo a passar por transformações acentuadas, em particular nas suas áreas metropolitanas, no sentido da heterogeneidade étnico-cultural. Ao se ter invertido o sentido da mobilidade, tornando-nos um país de imigração, acelerou-se este movimento que vinha emergindo desde meados dos anos 70, do século XX.
A escola é uma das instituições públicas onde essas mudanças se reflectem de forma mais visível: estamos hoje perante uma demografia escolar da diversidade (género, classe social, etnicidade, nacionalidade, língua, religião). A multiculturalidade instalou-se definitivamente na “agenda” das nossas instituições escolares públicas onde, conjuntamente com os estudos pedagógicos, se constitui como área de reflexão imprescindível na formação de professores e educadores.
Num mundo cada vez mais interdependente e multicultural, fruto dos acelerados tempos globalizantes em que vivemos, e onde os estudos inter e transdisciplinares ganham uma maior dimensão, fruto de uma legítima visão holística da realidade, torna-se incontornável garantir aos novos professores e educadores um conjunto de conteúdos e competências que os habilitem a enfrentar com sucesso essas novas realidades sociais e culturais.
Uma análise aprofundada quer sobre os contextos presentes e ausentes, quer sobre o “agir educacional” nas suas várias dimensões são um contributo fundamental na construção de uma profissinalidade no campo da educação.
Modo de Avaliação
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Aulas |
28 |
|
|
Total: |
28 |
|
|