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Trabalho Social: teorias e práticas
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2009/2010 - 1S
Código: |
AIS10010 |
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Sigla: |
TSTP |
Áreas Científicas: |
Ciências Sociais |
Ocorrência: 2009/2010 - 1S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
ANIM |
49 |
Plano de Estudos |
1º |
5,0 |
80 |
135,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
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Nelson José Fonseca Matias | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
A Unidade Curricular (UC) “Trabalho Social: teorias e práticas” surge com o intuito de estabelecer um quadro conceptual que ajude à compreensão do âmbito de trabalho / intervenção das profissões da área do social nas sociedades modernas, o que exige um conhecimento mínimo das linhas de força e das tendências de evolução do Estado - Providência. Neste sentido, conceitos e concepções de trabalho e de política social, bem como de perspectivas de evolução do “estado de bem-estar” são essenciais para o desenvolvimento da capacidade de reflexão crítica e interventiva dos animadores sociais.
Complementarmente, esta UC proporcionará o conhecimento de metodologias específicas de intervenção no trabalho social, nomeadamente através do contacto directo com profissionais e com instituições de terreno que serão visitadas e que participarão em seminários temáticos.
As competências pessoais e profissionais exigidas aos profissionais de trabalho social, bem como o conhecimento da ética subjacente ao mesmo serão também alvo de estudo nesta UC.
No quadro do actual plano de estudos do curso de AIS esta UC (1º ano) deverá articular-se, a seu tempo, com outras da mesma área, nomeadamente Políticas Sociais (3º ano), bem como com outras no domínio das ciências sociais e da prática de terreno, como a de Contextos Profissionais, por exemplo.
Programa
O programa visa que o aluno seja capaz de:
• Distinguir diferentes modelos de Estado – Providência e reflectir sobre as suas principais características.
• Reflectir sobre a natureza e o âmbito das políticas de bem-estar social nas sociedades modernas, como resposta a novas categorias de problemas sociais e a alterações nas condições em que tem lugar a produção de bem-estar.
• Reflectir sobre as formas de organização da produção de bem-estar no que respeita a formas de actuação do Estado (aos nível central e local) e a sua articulação com outros actores sociais (o mercado, a economia social e a sociedade civil).
• Evidenciar capacidades de observação e de reflexão crítica sobre situações e contextos de Trabalho Social, em particular na sociedade portuguesa.
• Caracterizar e problematizar o campo profissional das profissões mais comuns na área do Trabalho Social: no domicílio; no acolhimento institucional; na inserção social e profissional e no local (comunidade, bairro, cidade), bem como em situações muito particulares, como são os casos da deficiência e das doenças crónicas não incapacitantes.
• Reflectir sobre questões deontológicas e problemáticas, limites e potencialidades do trabalho em rede no campo do trabalho social.
Métodos de Ensino
4.1 Estratégias de gestão do programa
As diferentes temáticas a abordar serão organizadas em torno dos 3 blocos programáticos atrás apresentados e as sessões serão centradas na apresentação dos respectivos elementos-chave e na sua discussão em plenário e/ou em pequenos grupos a partir de informação fornecida essencialmente pelos docentes (temas dos Blocos A e B) ou pelos grupos de trabalho (temas do Bloco C). Num e noutro caso será feito recurso à utilização de textos e outros materiais, à apresentação de casos e, por vezes, a visitas a contextos ou projectos. O recursos a textos e a outra documentação diversa será assegurado através da indicação da bibliografia básica, geral, que é apresentada mais adiante nesta ficha de programa, e ainda de uma bibliografia temática, com a indicação de 3 ou 4 títulos para cada um dos pontos do programa (blocos A, B e C),
Bloco A – Estado Providência, Trabalho Social e Profissões do Social
Bloco B – Teorias e práticas de Trabalho Social
Bloco C – Contextos e campos de Trabalho Social
(A complementar com Visitas virtuais)
Tema 1
Bairros Sociais
Tema 2
“Velhos são os Trapos”
Tema 3
Empresas de Inserção
Tema 4
Centros Juvenis
Tema 5
Centros de Cidadania Activa
Tema 6
Voluntariado Social
Os processos de trabalho incluirão: (a) a leitura, discussão e análise de textos da bibliografia básica e/ou temática; (b) a elaboração de recensões escritas e /ou de pequenos comentários críticos aos textos, escritos eu orais; (c) a participação activa nas aulas e, em particular, nos debates colectivos previstos para alguns dos temas dos blocos A e B; (d) a elaboração de trabalhos escritos, de grupo, sobre um dos temas do bloco C, escolhido pelo grupo; (e) a participação nas sessões de tutoria para apoio à elaboração dos trabalhos de grupo; (f) a apresentação e discussão dos trabalhos de grupo em sessão colectiva, que deverá contar com a participação de todos os estudantes.
Será ainda apresentada e negociada com os estudantes uma calendarização de todas as actividades relacionadas com a disciplina (temas, debates, orientação tutória, apresentações de trabalhos e datas de entrega das versões escritas, teste, exame, etc.). Esta calendarização tem em conta os momentos de interrupção das actividades lectivas da disciplina por motivos de férias escolares, estágios, etc. A calendarização relativa a este ano lectivo é apresentada em Anexo.
4.2 Acompanhamento tutorial
O apoio tutorial será desenvolvido em presença e à distância, entre outros meios através do Moodle. Estão previstos momentos específicos para a orientação tutória de natureza presencial os quais, em regra, pressupõem: (i) a elaboração prévia de uma ficha de projecto / trabalho de grupo e a sua entrega aos docentes; (ii) a marcação prévia do encontro de tutoria; (iii) a preparação pelos estudantes (leituras feitas, esquemas de trabalho, dinâmicas para a apresentação dos trabalhos, etc.) dos encontros com os docentes. Quer nos encontros desde já previstos na calendarização apresentada, quer noutros encontros a combinar, poderão ser concretizados apoios sobre outras temáticas do programa (“dúvidas”, orientação bibliográfica, etc.)
4.3. Participação dos estudantes
Espera-se que cada aluno: (a) esteja presente na maioria das aulas e, em particular, nas sessões de debate e nos encontros de orientação tutoria combinados; (b) participe na discussão das questões em análise, bem como nos trabalhos de grupo; (c) leia, analise e esteja preparado para discutir os textos de apoio apresentados; (d) execute os trabalhos programados, individuais ou de grupo.
Modo de Avaliação
Obtenção de Frequência
No âmbito desta disciplina proceder-se-á à avaliação sistemática de:
Aulas e sessões de trabalho;
Actividades desenvolvidas pelo docente;
Participação dos alunos nas aulas e noutras actividades;
Trabalhos produzidos pelos alunos.
A avaliação realizar-se-á de acordo com as actividades propostas e os princípios expressos no programa. Assim, a avaliação final de cada aluno terá como base o seu desempenho no teste (30%), no trabalho de grupo (40 %) – 20% na versão escrita e 20% na apresentação oral - e na participação nas actividades lectivas, nomeadamente nos debates e nos encontros de orientação tutoria, o que pressupõe assiduidade e participação activa regular (30%).
Os parâmetros bem como os instrumentos de avaliação a utilizar (trabalho de grupo e teste) serão apresentados previamente aos estudantes e serão objecto de apreciação colectiva.
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