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Língua e Prática Textual
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2009/2010 - 1S
Código: |
LGP10005 |
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Sigla: |
LPT |
Áreas Científicas: |
Línguas e Literatura |
Ocorrência: 2009/2010 - 1S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
LGP |
15 |
Plano de Estudos |
1º |
5,0 |
59 |
135,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
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Maria Luisa de Solla Mendes da Fonseca | Responsável | Nadine da Costa e Silva | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
A unidade curricular de Língua e Prática Textual pretende ser um espaço de aprendizagem e reflexão sobre a Língua Portuguesa que contribua para p desenvolvimento das seguintes competências:
- Reflectir sobre a estrutura e funcionamento da Língua Portuguesa.
- Compreender e produzir uma diversidade de textos, seja oralmente, seja por escrito, de acordo com diferentes tipologias, intencionalidades e estilos.
- Desenvolver a competência comunicativa e argumentativa.
- Perspectivar a importância do domínio da Língua Portuguesa na formação pessoal, académica e profissional.
- Reconhecer e utilizar os discursos específicos e vocabulário próprio dos contextos de intervenção.
- Consolidar processos de desenvolvimento da linguagem verbal.
Programa
1. Domínio da Língua Portuguesa como instrumento de cognição e comunicação.
1.1.Contextos e necessidades comunicativas.
1.2. Instrumentos de apoio ao estudo.
2. Cultura linguística: conceitos básicos
2.1. Linguagem, língua, fala
2.2. Sincronia e diacronia
2.3. Níveis de língua
2.4. Norma e desvio(s)
2.5. Domínio e variedades do Português actual
2.6. Síntese da História da Língua Portuguesa
3. Estrutura e funcionamento da língua: zonas críticas
3.1. Aspectos fonológico, morfológico, sintáctico, semântico e pragmático
3.2. Questões de ortografia, acentuação e pontuação
3.3. Formação de palavras
3.4. Formas de tratamento em Português
4. Usos orais e escritos da língua
4.1. Conceito de texto e de discurso
4.2. Princípios de textualidade
4.3. Tipologias de texto e competências requeridas
4.4. Adequação dos discursos a contextos diversificados
4.5. Produção de textos orais e escritos
Métodos de Ensino
Será privilegiada uma metodologia que propicie a relação teoria/prática, assente no trabalho de pesquisa, individual ou em grupo. Ter-se-ão como ponto de partida as necessidades comunicativas detectadas nos estudantes e a preocupação em desenvolver competências de resolução de problemas, de análise e síntese, de exercício de espírito crítico e de autonomia.
Os alunos realizarão trabalhos práticos tendo em vista a consolidação dos conhecimentos sobre o funcionamento da língua e de recepção, análise e produção textuais. Prevê-se ainda a realização de um seminário para apresentação e discussão de temáticas induzidas pelos conteúdos programáticos. Este seminário será preparado pelos estudantes organizados em grupo e apoiados pela docente por e-mail, recorrendo à plataforma moodle, ou presencialmente no horário atribuído à orientação tutorial.
Modo de Avaliação
Obtenção de Frequência
Espera-se que cada estudante assista a um mínimo de 75% das aulas, participe de forma crítica e construtiva nas actividades e tarefas propostas, realize trabalhos de pesquisa e reflexão sobre as temáticas propostas, tendo em vista o desenvolvimento das suas competências comunicativas.
Cálculo da Classificação Final
A classificação final terá em conta os seguintes elementos:
• Assiduidade (10%).
• Elaboração de três produções escritas individuais (25%) • Teste (35%)
• Pesquisa, elaboração e apresentação em Seminário de um tema programático: (30%), dos quais: apresentação oral (10%) , texto escrit0 (10%) e reflexão individual (10%).
Provas e Trabalhos Especiais
Não estão previstos para este ano.
Avaliação Especial (TE, DA, ...)
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Melhoria de Classificação Final/Distribuída
Por exame
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Aulas |
67,5 |
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Total: |
67,5 |
Observações Bibliográficas
Consultar o programa da UC
Observações
Datas importantes
• Entrega das três produções escritas individuais até às seguintes datas: 23 de Outubro, 13 de Novembro e 18 de Dezembro.
• Teste : 14 de Janeiro às 10 horas
• Seminário : 15 de Dezembro
Apresentação do plano de trabalho: até 30 de Outubro
Entrega da versão escrita – 18 de Dezembro
Os trabalhadores estudantes (TE) deverão negociar formas individuais de participação e avaliação na primeira quinzena do semestre.
As datas podem ser alteradas consoante a evolução da UC. Os TE devem contactar a docente para confirmar ou obter informações adicionais.
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