This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > LGP10005
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Língua e Prática Textual

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2009/2010 - 1S

Código: LGP10005    Sigla: LPT
Áreas Científicas: Línguas e Literatura

Ocorrência: 2009/2010 - 1S

Secção: zLínguas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LGP 15 Plano de Estudos 5,0 59 135,0

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 3,5
Orientação Tutorial: 1

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 3,50
Maria Luísa Solla   3,50
Orientação Tutorial Totais 1 1,00
Maria Luísa Solla   1,00


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Maria Luisa de Solla Mendes da FonsecaResponsável
Nadine da Costa e SilvaResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

A unidade curricular de Língua e Prática Textual pretende ser um espaço de aprendizagem e reflexão sobre a Língua Portuguesa que contribua para p desenvolvimento das seguintes competências:
- Reflectir sobre a estrutura e funcionamento da Língua Portuguesa.
- Compreender e produzir uma diversidade de textos, seja oralmente, seja por escrito, de acordo com diferentes tipologias, intencionalidades e estilos.
- Desenvolver a competência comunicativa e argumentativa.
- Perspectivar a importância do domínio da Língua Portuguesa na formação pessoal, académica e profissional.
- Reconhecer e utilizar os discursos específicos e vocabulário próprio dos contextos de intervenção.
- Consolidar processos de desenvolvimento da linguagem verbal.

Programa

1. Domínio da Língua Portuguesa como instrumento de cognição e comunicação.
1.1.Contextos e necessidades comunicativas.
1.2. Instrumentos de apoio ao estudo.


2. Cultura linguística: conceitos básicos
2.1. Linguagem, língua, fala
2.2. Sincronia e diacronia
2.3. Níveis de língua
2.4. Norma e desvio(s)
2.5. Domínio e variedades do Português actual
2.6. Síntese da História da Língua Portuguesa

3. Estrutura e funcionamento da língua: zonas críticas
3.1. Aspectos fonológico, morfológico, sintáctico, semântico e pragmático
3.2. Questões de ortografia, acentuação e pontuação
3.3. Formação de palavras
3.4. Formas de tratamento em Português

4. Usos orais e escritos da língua
4.1. Conceito de texto e de discurso
4.2. Princípios de textualidade
4.3. Tipologias de texto e competências requeridas
4.4. Adequação dos discursos a contextos diversificados
4.5. Produção de textos orais e escritos


Métodos de Ensino

Será privilegiada uma metodologia que propicie a relação teoria/prática, assente no trabalho de pesquisa, individual ou em grupo. Ter-se-ão como ponto de partida as necessidades comunicativas detectadas nos estudantes e a preocupação em desenvolver competências de resolução de problemas, de análise e síntese, de exercício de espírito crítico e de autonomia.
Os alunos realizarão trabalhos práticos tendo em vista a consolidação dos conhecimentos sobre o funcionamento da língua e de recepção, análise e produção textuais. Prevê-se ainda a realização de um seminário para apresentação e discussão de temáticas induzidas pelos conteúdos programáticos. Este seminário será preparado pelos estudantes organizados em grupo e apoiados pela docente por e-mail, recorrendo à plataforma moodle, ou presencialmente no horário atribuído à orientação tutorial.

Modo de Avaliação

Obtenção de Frequência

Espera-se que cada estudante assista a um mínimo de 75% das aulas, participe de forma crítica e construtiva nas actividades e tarefas propostas, realize trabalhos de pesquisa e reflexão sobre as temáticas propostas, tendo em vista o desenvolvimento das suas competências comunicativas.

Cálculo da
Classificação Final

A classificação final terá em conta os seguintes elementos:

• Assiduidade (10%).
• Elaboração de três produções escritas individuais (25%) • Teste (35%)
• Pesquisa, elaboração e apresentação em Seminário de um tema programático: (30%), dos quais: apresentação oral (10%) , texto escrit0 (10%) e reflexão individual (10%).


Provas e Trabalhos Especiais

Não estão previstos para este ano.

Avaliação Especial
(TE, DA, ...)

-

Melhoria de Classificação
Final/Distribuída

Por exame

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa)  Aulas  67,5
  Total: 67,5

Observações Bibliográficas

Consultar o programa da UC

Observações

Datas importantes
• Entrega das três produções escritas individuais até às seguintes datas: 23 de Outubro, 13 de Novembro e 18 de Dezembro.
• Teste : 14 de Janeiro às 10 horas
• Seminário : 15 de Dezembro
Apresentação do plano de trabalho: até 30 de Outubro
Entrega da versão escrita – 18 de Dezembro

Os trabalhadores estudantes (TE) deverão negociar formas individuais de participação e avaliação na primeira quinzena do semestre.
As datas podem ser alteradas consoante a evolução da UC. Os TE devem contactar a docente para confirmar ou obter informações adicionais.

Opções
Página gerada em: 2024-05-07 às 00:51:44 Última actualização: 2010-07-19