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Linguística da Língua Gestual Portuguesa I

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2009/2010 - 2S

Código: LGP10011    Sigla: LLGPI
Áreas Científicas: Línguas e Literatura

Ocorrência: 2009/2010 - 2S

Secção: zLínguas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LGP 15 Plano de Estudos 4,0 48 108,0

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 2,5
Orientação Tutorial: 1

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 2,50
José Catarino Soares   2,50
Orientação Tutorial Totais 1 1,00
José Catarino Soares   1,00


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
José Manuel Catarino SoaresResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Ver pontos 1 e 5 do programa

Programa

Autor e docente do Programa:José Manuel Catarino Soares

1.Introdução

Esta unidade curricular tem por objectivo habilitar os estudantes deste curso com conhecimentos teóricos da estrutura da LGP, uma das suas duas línguas principais de trabalho como futuros tradutores-intérpretes. A estrutura seleccionada para análise será a do sistema de unidades distintivas da LGP, que denominámos sistema fanológico.

2.Competências a desenvolver

As que constam da peça instrutória F deste curso, com os números 7,8, 9 e 10 do grupo A.

3.Temas e conteúdos

Base etossomática de percepção-articulação da LGP (Articuladores. Topologia do Espaço Gestual). O sistema fanológico da LGP (Assomância.Tramitação. Lúdio).

4. Estratégias e Metodologias de trabalho

4.1 Estratégias de gestão do programa

Aulas expositivas, estudos de caso, investigação aplicada.

4.2 Acompanhamento tutorial

De acordo com as solicitações dos estudantes, ou, sempre que for considerado necessário, por iniciativa do docente.

4.3. Participação dos estudantes

Espera-se que os estudantes a tempo inteiro sejam assíduos e intervenientes, condição essencial do progresso das aprendizagens e do êxito nas avaliações, e dos estudantes-trabalhadores que combinem previamente com o docente o modo como participarão no desenrolar desta UC por forma a compensar a sua menor assiduidade.

5.Aprendizagens esperadas

No final desta UC, espera-se que os estudantes

− se tenham apropriado dos conceitos e dos métodos subajacentes à análise fanológica da LGP .

− sejam capazes de aplicar os conhecimentos adquiridos de forma autónoma.

6.Actividades de desenvolvimento ou complementares da unidade

Participação nas aulas, realização de pesquisas orientadas, realização dos exercícios propostos pela docente. Participação em actividades extra-curriculares potenciadoras dos conhecimentos adquiridos através das aulas e do estudo (seminários, encontros, conferências e eventos relacionados com a comunidade surda)

7.Avaliação

Avaliação formativa será feita de uma modo contínuo, através das actividades propostas nas aulas. A avaliação sumativa tomará a forma de um trabalho autónomo de investigação aplicada.


8.Bibliografia

Sign Language Structure. William C. Stokoe. Linstok Press. Burtonsville. 1993.

Semiotics and Human Sign languages. William C. Stokoe. Mouton. The Hague. 1972.

Words in Hand. Mary Brennan, Martin D. Colville, Lilian K. Lawson. Moray House College of Education. Edinburgh. 1990.

The Geometry of Visual Phonology. Linda Uyechi. CLS Publications. Stanford. California. 1996.

A Prosodic Model of Sign Language Phonology. Diane Brentari. The MIT Press. Cambridge. Massachusetts. 1998.

La phonologie dynamique du mouvement en langue des signes québécoise. Christopher Ray Muller. Champs Linguistiques. Éditions Fides. Québec. 2000

Gestuário. Língua Gestual Portuguesa, Lisboa: Secretariado Nacional de Reabilitação. Livros SNR nº5, 2ª, Ed., 1995



Métodos de Ensino

Ver ponto 4 do programa

Modo de Avaliação

Opções
Página gerada em: 2024-04-29 às 11:18:32 Última actualização: 2010-07-19