|
Estudos Ambientais
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2010/2011 - 2S
Código: |
PAP10001 |
|
Sigla: |
EA |
Áreas Científicas: |
Ciências da Natureza |
Ocorrência: 2010/2011 - 2S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
PAP |
26 |
Plano de Estudos |
1º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
---|
Helena Maria Espada Simões | Responsável |
|
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
A disciplina de Estudos Ambientais tem por objectivo garantir uma formação mais abrangente, interactiva e multidisciplinar na vertente natural, social e cultural do Ambiente. Procura-se assim evidenciar, numa visão ecológica - de relação entre os seres vivos e os ambientes naturais e humanizados –, as interacções que se estabelecem entre a natureza, as sociedades e as culturas, a várias escalas.
Privilegiam-se os estudos localizados em contextos locais e próximos, não apenas no que diz respeito aos conteúdos e objectivos específicos desta disciplina mas também assumindo-se aqui esse estudo, tendencialmente, como uma importante componente prática e identitária dos Cursos de Animação e de Promoção Artística e de Património.
Programa
1. Competências a desenvolver
. Exprime-se de forma clara, estruturada e fluente sobre temas científicos e tecnológicos.
. Reconhece e utiliza os discursos específicos das ciências do ambiente.
. Revela conhecimentos sobre a estrutura e o funcionamento dos sistemas naturais e construídos.
. Distingue os discursos do senso comum e da ciência sobre problemas ambientais e compreende as suas relações.
. Equaciona a intervenção do ser humano nos ecossistemas face ao conhecimento científico disponível
. Discute os dilemas ambientais da actualidade e problematiza as perspectivas em confronto
. Identifica, recolhe e selecciona informação reconhecendo a credibilidade das fontes.
. Reconhece e analisa valores e saberes de outras culturas relativizando as diferenças
. Usa o conhecimento sobre os direitos e os deveres do cidadão nas suas intervenções.
. Integra os valores ecológicos, éticos e estéticos no seu discurso e nas suas práticas.
. Identifica problemas ponderando riscos e benefícios na tomada de decisões.
2. Temas e conteúdos
A) Os ambiente naturais e os ambientes sociais:
o A intervenção humana no ambiente natural e construído; as grandes civilizações e a emergência das sociedades industriais;
o A cidade e o espaço urbano através da história;
o Níveis de organização da biosfera; estrutura e funcionamento dos sistemas naturais.
B) Os problemas do ambiente natural na actualidade e suas relações com os processo de desenvolvimento económico e social:
o Qualidade do ambiente e factores de degradação ambiental;
o A mundialização da economia, a globalização e os problemas ambientais;
o Políticas ambientais globais e regionais.
C) O ambiente em Portugal:
o O modelo de desenvolvimento económico e social e os problemas ambientais;
o O património natural e construído;
o Políticas ambientais em Portugal: processos, agentes e actores.
Métodos de Ensino
1. Estratégias de gestão do programa
Nas sessões teóricas e teórico práticas serão privilegiadas as referências a temas da actualidade e do quotidiano, mobilizando os saberes e as experiências dos estudantes. Muitos temas relacionados com a ambiente estão na ordem do dia, existindo por vezes um discurso superficial e de senso comum, que se pretende alterar, contribuindo para a formação de cidadãos informados e críticos.
Nos seminários previstos pretende-se proporcionar a ocasião de os alunos aprofundarem e reflectirem sobre temas ambientais, nomeadamente, e quando possível, com o apoio de especialistas nas matérias.
Ao longo da disciplina os alunos realizarão um trabalho de grupo sobre uma determinada instituições com intervenção na área do ambiente natural e construído. Este trabalho de grupo pretende aproximar os alunos das temáticas ambientais presentes na região e das iniciativas desenvolvidas, neste âmbito, na sociedade civil e no Estado Local e Central.
O processo de aprendizagem incluirá: a) Leitura e discussão de textos e documentos vários; b) Análise de casos a partir das interacções CTSA; c) Análise e interpretação de artigos científicos e técnicos; d) Debate sobre dilemas e controvérsias ambientais; e) Participação em seminários; f) Participação em visitas de estudo e saídas de campo; g) Realização de trabalho de campo em grupo; h) Realização de contactos com entidades diversas com vista à recolha de dados e informações.
2. Acompanhamento tutorial
O acompanhamento tutorial previsto refere-se ao apoio aos estudantes na realização das actividades a desenvolver autonomamente. Este acompanhamento será presencial e/ou a distância.
Modo de Avaliação
Cálculo da Classificação Final
O trabalho desenvolvido na UC será objecto de:
- avaliação contínua
- avaliação sumativa
O trabalho autónomo realizado pelos alunos reverterá para a qualidade e pertinência da sua participação nas sessões.
A avaliação sumativa incidirá sobre um teste individual escrito, sobre trabalhos em pequeno grupo resultantes de actividades desenvolvidas ao longo do semestre (saída de campo e apresentação e exploração de notícias acerca do ambiente e das questões ambientais) e sobre a participação efectiva e de qualidade nas sessões de contacto trabalho de grupo e um teste presencial.
A classificação será obtida pelos seguintes pesos relativos: teste (50%), trabalhos em pequeno grupo e participação (50%).
Provas e Trabalhos Especiais
Saída de campo
|
|