This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > LGP20011
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?
Mapa da ESE Setúbal
Mapa interactivo do campus. Clique num determinado edifício.

Antropologia Cultural

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2010/2011 - 2S

Código: LGP20011    Sigla: AC
Áreas Científicas: Ciências Sociais

Ocorrência: 2010/2011 - 2S

Secção: zCiência, Multiculturalidade e Desenvolvimento

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LGP Plano de Estudos 5,0 60 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Luiz Souta   0,00


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Luíz Manuel Teixeira SoutaResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Programa

As grandes transformações sociais verificadas nas últimas décadas, fruto de avanços científicos e tecnológicos, inserem-nos num mundo cada vez mais globalizado, onde as distâncias (geográficas e culturais) se vão esbatendo e as desigualdades (sociais) acentuando.

Esta simplificada mobilidade espacial entre os povos tem correspondido, por sua vez, a sociedades cada vez mais multiculturais, onde se entrecruzam populações com diferentes costumes, crenças, hábitos culturais e estilos de vida, emergindo um conjunto de novos problemas sociais que precisamos de estudar, compreender e, porventura, solucionar.

As ciências antropológicas têm construído, ao longo dos anos, um património teórico imenso ao estudarem por todo o planeta, em meio rural e urbano, as formas de organização social que os homens têm sabido construir e desenvolver.

«O que distingue a antropologia das outras ciências sociais é o ela incluir no seu campo, para estudar cuidadosamente, Sociedades que não são a nossa sociedade.» (Ruth Benedict, 1934).

A Antropologia Cultural, na definição de Kroeber (1948), é «a ciência do homem como ser cultural». Assim, o conceito de cultura, enquanto «herança social, transmitida de geração em geração, mediante mecanismos de socialização e enculturação dos indivíduos que fazem parte dos diferentes grupos sociais» (Jorge Dias, 1966), constitui o eixo orientador desta UC que se operacionaliza, para o contexto português, no conhecimento e análise do «folclore e cultura tradicional» colocando «a ênfase nos promotores de tradições» (UNESCO, 2001 e 2003). Deste modo, a apropriação do património (material e imaterial) não se esgota nas visitas de estudo a museus etnográficos, etnológicos e/ou antropológicos mas no fomento de uma prática etnográfica de trabalho de campo, em interacção directa com as culturas locais tradicionais. Procura-se ainda equacionar os processos de reconfiguração das identidades, marcados por modos de organização social periféricos, face aos efeitos massificadores e uniformizantes da globalização.


Modo de Avaliação

Opções
Últimas Notícias
Candidaturas a Mestrados e Pós-Graduação ESE/IPS
Pré-Requisitos 2022/2023 - provas alteradas para dia 26/05/2022
Página gerada em: 2022-05-24 às 17:48:46 Última actualização: 2010-07-19