|
Artes Gráficas
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2011/2012 - 2S
Código: |
CS20021 |
|
Sigla: |
ARTG |
Áreas Científicas: |
Ciências da Comunicação |
Ocorrência: 2011/2012 - 2S
Cursos
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
---|
Maria Margarida da Silva Rocha | Responsável |
|
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Objectivos Gerais
Aquisição das competências essenciais, teóricas e práticas do Design de Comunicação. Desenvolvimento de cultura visual e artística. Desenvolvimento de sentido estético.
Objectivos Específicos:
Linguagens específicas inerentes ao universo gráfico: Layout & Composição Gráfica, Logótipo & Identidade Corporativa, Paginação, Tipografia, Cor, etc. Representação de um conceito/mensagem. Manuseamento de diferentes ferramentas informáticas na concepção e execução de diferentes peças gráficas.
Programa
A unidade curricular de Artes Gráficas visa o desenvolvimento de competências essenciais, teóricas e práticas, na área do Design de Comunicação. São considerados como temas de estudo a linguagem específica inerente ao universo gráfico, bem como, o manuseamento de diferentes ferramentas informáticas na concepção e execução de diferentes peças gráficas.
Métodos de Ensino
Metodologia:
A metodologia de trabalho aplicada segue uma estrutura própria que procura garantir a aquisição do conhecimento proposto pela unidade curricular. Para a realização de todos os projectos propostos são realizadas apresentações do projecto, objectivos e expectativas. De seguida é realizado o respectivo enquadramento teórico sobre o tema de trabalho acompanhado pela apresentação de peças exemplo. Por fim, dá-se início à concretização de exercícios práticos, em aula, sobre o tema de trabalho em questão. Estes exercícios têm uma primeira abordagem analógica com vista aos alunos desvincularem-se de questões e vícios de foro técnico concentrando-se mais na componente comunicacional e na criação do conceito. Depois de definirem a comunicação da peça passam para a realização digital da mesma. Estes exercícios não constituem o projecto em si, são apenas instrumentos de trabalho que procuram por em prática os conhecimentos previamente adquiridos assim como fazer o primeiro confronto com os obstáculos de um processo criativo e resolução de problemas.
Todas as aulas dão início com a apresentação do sumário que explicava a ordem dos acontecimentos. Sumário esse que é enviado para o email dos alunos 1-2 dias anteriores à aula. Os alunos são encorajados a desenvolver os trabalhos da unidade curricular acompanhados pelo docente, nas suas diferentes fases de desenvolvimento. No caso de haver necessidade dos alunos desenvolverem os trabalhos fora da escola, estes deverão fazer prova de que desenvolveram as competências essenciais à sua execução. Contudo destaco possibilidade de acompanhamento de trabalho, por email, em particular no período de estágio.
Modo de Avaliação
|
|