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Introdução às Didáticas das Expressões Física e Artística

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2011/2012 - 2S

Código: EDB30007    Sigla: IDEFA
Áreas Científicas: Didáctica Específica

Ocorrência: 2011/2012 - 2S

Secção: Artes

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
ERASM 5 ERASMUS/Programa Vasco da Gama 4,0 48 108,0
LEB 69 Plano de Estudos até 2014/15 4,0 48 108,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 3,2

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 2 6,40
Faisal Aboobakar Sulemangy Aboobakar   1,60
Fernando Casaca   1,60
Filipe Fialho   1,60
Pedro Felício   1,60


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Maria Margarida da Silva RochaResponsável
Teresa Palmira Simões Baptista Teixeira de FigueiredoResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

O desenvolvimento integral do ser humano passa irrefutavelmente pela Educação Física e Artística, realizando-se estas aprendizagens de um modo global, quer através de experiências de carácter performativo, quer por via da exploração de materiais e aprendizagem de técnicas específicas, no domínio do desenvolvimento gráfico, motor, musical e dramático.
As experiências sensoriais, emocionais e cognitivas proporcionadas através das práticas artísticas, nomeadamente no âmbito da Expressão Musical, favorecem o desenvolvimento pessoal, social, artístico e emusical, e promovem competências ao nível da integração, inovação, intervenção e transformação no meio envolvente.

A natureza integradora da Expressão Dramática/Teatro, nomeadamente o carácter globalizador das práticas da Dramatização, proporciona uma experiência de aprendizagem activa e geradora de múltiplas descobertas. Do reconhecimento de si ao desenvolvimento de competências sociais e de cidadania. Do texto ao domínio de competências físicas. A abordagem de temáticas específicas da Expressão Dramática/Teatro constitui-se, por conseguinte, como um factor essencial quer na formação de Educadores-Professores, quer no campo da Educação Física e Artística no Ensino Básico.
A Educação Física constitui uma das componentes de formação e de aquisição de competências necessária para o futuro exercício profissional do professor/educador. O seu domínio, nas suas mais vastas possibilidades de intervenção, revela-se um contributo fundamental para a melhoria da qualidade de vida, da saúde e do bem-estar, sem perder de vista a essência da disciplina consubstanciada na abordagem dos conhecimentos relacionados com o Crescimento e Desenvolvimento Motor, bem como com o Ensino da Educação Física no/ em contexto escolar, designadamente a preparação, a organização e o desenvolvimento das actividades.
No que respeita à Expressão Plástica pretende-se que os estudantes desenvolvam a sensibilidade cultural e artística que permita, no desempenho da sua futura actividade profissional, contextualizar as técnicas de expressão plástica numa perspectiva multicultural de Educação pela Arte. Pretende-se, ainda, que o futuro professor/ educador aprofunde o domínio das técnicas mais adequadas à expressão gráfica. Para além do domínio técnico, importa que este conheça as matérias-primas, equipamentos e materiais mais adequados, bem como os respectivos cuidados de higiene e segurança na implementação destas técnicas e processos em contexto educativo.

Programa


Métodos de Ensino

As sessões serão centradas na discussão em plenário e/ou pequenos grupos a partir da informação fornecida directamente pelo docente ou com recurso à utilização de textos e outros materiais. O processo compreenderá a: (a) Leitura, discussão e análise de textos; (b) Elaboração de trabalhos escritos nas temáticas abordadas (c) Apresentação e discussão de trabalhos; (d) Exposição de determinadas temáticas; (e) Elaboração e apresentação de trabalhos práticos.
A plataforma de ensino à distância Moodle em http://moodle.ips.pt/ese servirá igualmente para ministrar conteúdos, possibilitar a realização de actividades teórico-práticas e permitir a interacção entre docente-aluno e aluno-aluno.

4.2 Acompanhamento tutorial
Este acompanhamento visa orientar e acompanhar o percurso dos estudantes, nomeadamente nos trabalhos a realizar e nos produtos de avaliação.
O docente estará presente em reuniões, de pequeno ou grande grupo, quando estas forem solicitadas pelos estudantes, ou através da plataforma de ensino à distância disponibilizada na instituição.

4.3. Participação dos estudantes
Espera-se que cada aluno esteja presente em 75 % das aulas e participe nas actividades propostas, executando os trabalhos programados.

Os estudantes que se encontrem ao abrigo do estatuto de trabalhador-estudante, e que não possam assistir às sessões programadas, deverão negociar a sua forma de avaliação com o(s) docente(s), de acordo com o estipulado no Regulamento de Frequência e Avaliação, durante os primeiros 15 dias de aulas. O incumprimento desta negociação neste prazo remete de imediato o aluno para a realização de exame final.

Modo de Avaliação

Cálculo da
Classificação Final

Componente 1: PROCESSO (35%) É expressa pelo desempenho do aluno consubstanciado numa atitude participativa e empenhada nas diferentes tarefas desenvolvidas nas aulas, na capacidade de compreensão, análise e reflexão dos conteúdos programáticos. Tais tarefas podem assumir a forma de: realização e apresentação de trabalhos, resumos, fichas formativas; artigos, recensões, questionamento, participação activa, etc.

Componente 2: PRODUTO (65%) Resulta do desempenho do estudantes em produtos individuais ou em grupo, a realizar no decurso da unidade curricular.

O somatório dos valores ponderados das componentes de processo e de produto definirá a classificação, atribuída numa escala de 0 a 20 (em valores arredondados às décimas).
A classificação final na Unidade Curricular resulta da média dos diferentes módulos, atribuída numa escala de 0 a 20 valores.

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa)  Aulas  48
  Total: 48
Opções
Página gerada em: 2024-06-05 às 09:40:09 Última actualização: 2010-07-19