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Introdução às Didáticas das Expressões Física e Artística
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2011/2012 - 2S
Código: |
EDB30007 |
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Sigla: |
IDEFA |
Áreas Científicas: |
Didáctica Específica |
Ocorrência: 2011/2012 - 2S
Cursos
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
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Maria Margarida da Silva Rocha | Responsável | Teresa Palmira Simões Baptista Teixeira de Figueiredo | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
O desenvolvimento integral do ser humano passa irrefutavelmente pela Educação Física e Artística, realizando-se estas aprendizagens de um modo global, quer através de experiências de carácter performativo, quer por via da exploração de materiais e aprendizagem de técnicas específicas, no domínio do desenvolvimento gráfico, motor, musical e dramático.
As experiências sensoriais, emocionais e cognitivas proporcionadas através das práticas artísticas, nomeadamente no âmbito da Expressão Musical, favorecem o desenvolvimento pessoal, social, artístico e emusical, e promovem competências ao nível da integração, inovação, intervenção e transformação no meio envolvente.
A natureza integradora da Expressão Dramática/Teatro, nomeadamente o carácter globalizador das práticas da Dramatização, proporciona uma experiência de aprendizagem activa e geradora de múltiplas descobertas. Do reconhecimento de si ao desenvolvimento de competências sociais e de cidadania. Do texto ao domínio de competências físicas. A abordagem de temáticas específicas da Expressão Dramática/Teatro constitui-se, por conseguinte, como um factor essencial quer na formação de Educadores-Professores, quer no campo da Educação Física e Artística no Ensino Básico.
A Educação Física constitui uma das componentes de formação e de aquisição de competências necessária para o futuro exercício profissional do professor/educador. O seu domínio, nas suas mais vastas possibilidades de intervenção, revela-se um contributo fundamental para a melhoria da qualidade de vida, da saúde e do bem-estar, sem perder de vista a essência da disciplina consubstanciada na abordagem dos conhecimentos relacionados com o Crescimento e Desenvolvimento Motor, bem como com o Ensino da Educação Física no/ em contexto escolar, designadamente a preparação, a organização e o desenvolvimento das actividades.
No que respeita à Expressão Plástica pretende-se que os estudantes desenvolvam a sensibilidade cultural e artística que permita, no desempenho da sua futura actividade profissional, contextualizar as técnicas de expressão plástica numa perspectiva multicultural de Educação pela Arte. Pretende-se, ainda, que o futuro professor/ educador aprofunde o domínio das técnicas mais adequadas à expressão gráfica. Para além do domínio técnico, importa que este conheça as matérias-primas, equipamentos e materiais mais adequados, bem como os respectivos cuidados de higiene e segurança na implementação destas técnicas e processos em contexto educativo.
Programa
Métodos de Ensino
As sessões serão centradas na discussão em plenário e/ou pequenos grupos a partir da informação fornecida directamente pelo docente ou com recurso à utilização de textos e outros materiais. O processo compreenderá a: (a) Leitura, discussão e análise de textos; (b) Elaboração de trabalhos escritos nas temáticas abordadas (c) Apresentação e discussão de trabalhos; (d) Exposição de determinadas temáticas; (e) Elaboração e apresentação de trabalhos práticos.
A plataforma de ensino à distância Moodle em http://moodle.ips.pt/ese servirá igualmente para ministrar conteúdos, possibilitar a realização de actividades teórico-práticas e permitir a interacção entre docente-aluno e aluno-aluno.
4.2 Acompanhamento tutorial
Este acompanhamento visa orientar e acompanhar o percurso dos estudantes, nomeadamente nos trabalhos a realizar e nos produtos de avaliação.
O docente estará presente em reuniões, de pequeno ou grande grupo, quando estas forem solicitadas pelos estudantes, ou através da plataforma de ensino à distância disponibilizada na instituição.
4.3. Participação dos estudantes
Espera-se que cada aluno esteja presente em 75 % das aulas e participe nas actividades propostas, executando os trabalhos programados.
Os estudantes que se encontrem ao abrigo do estatuto de trabalhador-estudante, e que não possam assistir às sessões programadas, deverão negociar a sua forma de avaliação com o(s) docente(s), de acordo com o estipulado no Regulamento de Frequência e Avaliação, durante os primeiros 15 dias de aulas. O incumprimento desta negociação neste prazo remete de imediato o aluno para a realização de exame final.
Modo de Avaliação
Cálculo da Classificação Final
Componente 1: PROCESSO (35%) É expressa pelo desempenho do aluno consubstanciado numa atitude participativa e empenhada nas diferentes tarefas desenvolvidas nas aulas, na capacidade de compreensão, análise e reflexão dos conteúdos programáticos. Tais tarefas podem assumir a forma de: realização e apresentação de trabalhos, resumos, fichas formativas; artigos, recensões, questionamento, participação activa, etc.
Componente 2: PRODUTO (65%) Resulta do desempenho do estudantes em produtos individuais ou em grupo, a realizar no decurso da unidade curricular.
O somatório dos valores ponderados das componentes de processo e de produto definirá a classificação, atribuída numa escala de 0 a 20 (em valores arredondados às décimas).
A classificação final na Unidade Curricular resulta da média dos diferentes módulos, atribuída numa escala de 0 a 20 valores.
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Aulas |
48 |
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Total: |
48 |
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