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Tecnologias Artísticas
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2011/2012 - 2S
Código: |
PAP20011 |
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Sigla: |
TA |
Áreas Científicas: |
Artes |
Ocorrência: 2011/2012 - 2S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
PAP |
14 |
Plano de Estudos |
2º, 3º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
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Maria Margarida da Silva Rocha | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
a)Conhecer a evolução histórica da Tapeçaria
b)Conhecer a variedade de meios e técnicas utilizadas no âmbito da Tapeçaria
c)Apreender as qualidades tácteis e espaciais do têxtil.
d)Compreender as potencialidades plásticas e estéticas das matérias têxteis tradicionais bem como de novos materiais
e)Conceber e executar um projecto de acordo com técnica(s) e materiais escolhidos
Programa
1. O têxtil como elemento cultural – história da tapeçaria
1.1. Matérias e técnicas tradicionais
1.2. A Tapeçaria contemporânea e fiberart: novos materiais, novas técnicas, novas estéticas
2. Experimentação de técnicas.
3. Concepção e execução de um projecto para uma tapeçaria integrada
Métodos de Ensino
Estratégias de gestão do programa
a) As sessões serão centradas na execução de trabalhos práticos, de acordo com as técnicas escolhidas.
Podem ser realizados seminários de acordo com as técnicas estudadas.
b) Acompanhamento tutorial:
Sempre que solicitado será feito o acompanhamento tutorial, em pequenos grupos ou de forma individual, pessoalmente ou à distância (via email ou plataforma moodle da ESE).
Modo de Avaliação
Obtenção de Frequência
Espera-se que cada aluno esteja presente em, pelo menos, 2/3 das aulas previstas e participe nas actividades propostas, executando os trabalhos programados.
O processo de Avaliação Contínua incidirá sobre:
Componente 1: Pesquisa e experimentação (30%)
Expressa pelo desempenho do aluno, consubstanciado numa atitude participativa e empenhada nas diferentes tarefas desenvolvidas nas aulas, na capacidade de pesquisar técnicas e materiais passíveis de usar na criação têxtil bem como executar propostas para a sua aplicação.
Componente 2: Projecto (70%)
Expressa na concepção e execução de um projecto de intervenção artística usando o têxtil como elemento base associando diferentes técnicas e/ou materiais e atendendo:
a)Elaboração do projecto (10%)
b)Empenho e capacidade de concretização (50%)
c)Portfólio (10%)
O somatório dos valores ponderados da componente 1 e componente 2 definirá a classificação na unidade curricular, atribuída numa escala de 0 a 20 valores.
Avaliação Especial (TE, DA, ...)
Os alunos que se encontrem ao abrigo do estatuto de trabalhador-estudante, ou dirigente associativo que não possam assistir às sessões programadas, deverão negociar a sua forma de avaliação com o docente, de acordo com o estipulado no Regulamento de Frequência e Avaliação, durante os primeiros 15 dias de aulas. O incumprimento desta negociação neste prazo, remete de imediato o aluno para a realização de exame final.
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