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Teoria e Prática da Tradução e Interpretação IV

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2011/2012 - 1S

Código: LGP30006    Sigla: TPTIIV
Áreas Científicas: Línguas e Literatura

Ocorrência: 2011/2012 - 1S

Secção: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LGP 8 Plano de Estudos 5,0 60 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Maria José Freire   4,00


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Luciano José dos Santos Baptista PereiraResponsável
Maria José Duarte FreireResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Outra língua de ensino: Língua Gestual Portuguesa

Neste último ano do curso, as disciplinas de TPTI 4 e 5 irão aprofundar os conhecimentos adquiridos pelos alunos nos anos anteriores e abordar vertentes de trabalho do ILGP mais diversificadas e especializadas.

Programa

Diversificação e especialização do trabalho desempenhado pelo ILGP, nomeadamente nos âmbitos: educacional, judicial, de conferência, entre outros. Desenvolver o grau de sofisticação e exigência essenciais ao desempenho profissional do ILGP. Desenvolvimento do domínio das línguas em presença: LGP e LP.
Tradução e interpretação no âmbito educacional e nos diversos níveis educativos: características, exigências e condicionantes. O trabalho do intérprete no sistema judicial e em contextos de conferência, entre outros: adaptação do intérprete de Língua Gestual Portuguesa aos novos âmbitos de trabalho e às respectivas exigências. Estratégias de tradução de carácter linguístico e cultural.


Métodos de Ensino

Abordagem teórica: exposição de temas; distribuição de documentação; pesquisa temática orientada; apresentação de temas relacionados com os conteúdos pós pesquisa dos alunos; discussão e debate.
Abordagem prática: realização de exercícios práticos de interpretação e tradução; exercícios de tradução em LGP; gravações áudio e vídeo e sua análise e correcção, exercícios de tradução para voz através da visualização de vídeos e treino da leitura da LGP e sua respectiva tradução escrita/oral, elaboração de glosas das gravações vídeo e áudio e de glosas de correcção.

Modo de Avaliação

Obtenção de Frequência

Participação
Assiduidade
Trabalho autónomo
1/2 trabalhos teóricos (teste ou trabalho de pesquisa)
2 trabalhos práticos de tradução para LGP(gravação audiovisual e glosa)
2 trabalhos práticos de tradução para LP (gravação audiovisual e glosa)

Cálculo da
Classificação Final

Teórica 30%
Prática 70%(LGP)50%(voz)20%: 19 valores

Trabalho Autónomo TPC’S
% de trabalhos realizados 1valor
Total: 20

Bibliografia

Bibliografia indicada em ITI, TPTI 1, TPTI 2, TPTI 3 e:

Almeida, M.J., “Bilinguismo na Educação de Crianças e Jovens Surdos” – Portfolio realizado no âmbito do Mestrado em Didáctica de Línguas, Universidade de Aveiro – ESE de Setúbal, Junho 2004 (Existe na biblioteca da ESES)
Almeida, M.J., “A Criança surda e o Desenvolvimento da Literacia” - Dissertação de Mestrado, sob a orientação da Professora Doutora Maria Fernanda Botelho de Sousa, Universidade de Aveiro, 2007
Berk-Seligson, S., The bilingual Courtroom – Court Interpreters in the Judicial Process, Chicago, London: The University of Chicago Press, 1994
Goodale, M., The Language of Meetings, Hove: Language Teaching Publications, 1987

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Página gerada em: 2024-04-24 às 10:08:04 Última actualização: 2010-07-19