This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > CS20027
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Produção Audiovisual

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2012/2013 - 2S

Código: CS20027    Sigla: PAUDIO
Áreas Científicas: Ciências da Comunicação

Ocorrência: 2012/2013 - 2S

Secção: Artes

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
CS 27 Plano de Estudos 2º, 3º 5,0 70 135,0
ERASM 2 ERASMUS/Programa Vasco da Gama 5,0 70 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4,7

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,70
Pedro Felício   4,70


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Ana Maria Pires PessoaResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Esta unidade curricular pretende possibilitar aos alunos o desenvolvimento das competências essenciais, teóricas e práticas, no que respeita à produção audiovisual. Essas competências desenvolvem-se através da execução prática de projetos que envolvem o tratamento composto de vídeo e áudio. Os seus objetivos são os seguintes:

a) Revelar conhecimentos básicos da forma e linguagem visual.
b) Conhecer e utilizar de forma adequada os diferentes meios de comunicação e informação.
c) Comunicar e interagir com os outros, promovendo ambientes de trabalho produtivos.
d) Conhecer o papel dos equipamentos e tecnologias no universo da produção audiovisual e utilizá-los de forma adequada no processo criativo.
e) Identificar princípios de organização e expressão audiovisual.
f) Desenvolver projetos audiovisuais no domínio da comunicação (documentário, reportagem).

Programa

O desenvolvimento de produtos audiovisuais envolve uma grande variedade de competências que vão desde o planeamento e gestão de projetos até à conceção de argumentos, storyboards e guiões, culminando na produção de imagem, som e vídeo. Embora seja aconselhável a constituição de uma equipa de especialistas de diferentes áreas, nomeadamente quando se visa uma produção a grande escala, é hoje possível ao técnico individual assumir a conceção e realização de materiais audiovisuais que respondam, num determinado processo, a necessidades específicas do seu contexto profissional.
Como Unidade Curricular incluída no plano de estudos de formação de técnicos ligados à comunicação social, pretende contribuir para a compreensão dos produtos audiovisuais como elementos críticos face ao envolvimento, estimular o emergir de valores estéticos visuais e proporcionar a compreensão de alguns dos principais aspetos a considerar na produção de conteúdos de natureza audiovisual.

Software

Sony Vegas 10


Métodos de Ensino

Nesta unidade curricular serão utilizadas metodologias que, de forma estruturada, conjuguem as dimensões analíticas, crítica e experimental, propostas pelos conteúdos programáticos.
O trabalho desenvolvido será de natureza teórico-prática e estará assente em duas grandes vertentes: por um lado o estudo das metodologias essenciais que permitirão realizar uma análise crítica e suportada em conhecimentos científicos dos objetos em estudo, permitindo ao estudante construir o seu conhecimento de uma forma sustentada; por outro lado, privilegiando uma dimensão experimental, a exploração das potencialidades comunicacionais e expressivas apresentadas pelos diversos processos e técnicas de produção audiovisual.
Pretende-se, ainda, promover uma crescente autonomia na utilização dos diferentes equipamentos, assim como na realização de procedimentos, nos diferentes campos da produção audiovisual.
A articulação entre estas vertentes será desenvolvida quer através da realização de exercícios e propostas de trabalho faseadas que possibilitem uma aquisição sistematizada e fundamentada de conhecimentos e capacidades de análise e execução, quer através do contacto com produtos concretos e seus criadores, com vista a estabelecer uma ampliação das perspetivas criativas e tecnológicas inerentes a esta área.
Neste sentido, as sessões de trabalho irão desenvolver-se em contextos distintos, contemplando a análise e discussão de produtos audiovisuais e a visita a produtoras e estúdios de gravação, a par de um trabalho de experimentação técnica dentro e fora da sala de aula.
Pretende-se, com esta metodologia estabelecer, nas sessões de trabalho, uma sistemática articulação entre a aquisição de conhecimentos teóricos e o desenvolvimento de competências funcionais nos diferentes campos da produção audiovisual, perspetivando a sua aplicação em contextos variados.
Neste sentido promove-se acima de tudo a descoberta de campos e áreas de intervenção, que garantam um aprofundamento e consolidação de conhecimentos estruturantes sobre a produção audiovisual no campo da comunicação social, convidando os alunos a apresentarem propostas concretas, decorrentes de processos de investigação que permitam a sua afirmação em termos estéticos e comunicacionais.

Modo de Avaliação

Cálculo da
Classificação Final

Espera-se que cada aluno:
a) Esteja presente no mínimo em 50% das aulas.
b) Participe na análise e discussão dos trabalhos em análise.
c) Execute os trabalhos propostos.

O trabalho desenvolvido na UC será objeto de avaliação no seguinte modelo:

a. Participação na componente teórico-prática:
Análise crítica de um produto audiovisual 10%
Produção de um videograma 10%
b. Projeto audiovisual (Argumento, Guião técnico, Storyboard, etc.) 30%
c. Produto audiovisual 50%

Avaliação Especial
(TE, DA, ...)

Períodos de entrega a combinar com o docente.

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa)  Aulas  70
  Total: 70

Bibliografia Principal

CARDOSO, Bernardo ;Vídeo Digital no PC, Lisboa: FCA, 2003
CASANOVA, Elba ;Video Digital Y Alfabetizacion Audiovisual, Saarbrücken: Editorial Académica Española, 2011
GARDIES, René (org.) ;Compreender o cinema e as imagens, Lisboa: Edições Texto & Grafia, 2008
ROBERTS-BRESLIN, Jan ;Produção de Imagem e Som, Rio de Janeiro: Elselvier, 2009
SIMÕES, Elsa & TUNA, Sandra;Cadernos de Estudos Mediáticos N.º 08 Comunicação audiovisual: Identidades, discursos e representações, Porto: Edições Univ. Fernando Pessoa, 2011
ZETTL, Herbert;Manual de produção de Televisão, São Paulo: Cengage Learning, 2011

Observações

A orientação tutorial terá como objetivo orientar os trabalhos em curso. Decorrerá em pequeno grupo ou individualmente, quando necessário, e poderá ser realizada presencialmente ou à distância, recorrendo à plataforma moodle disponível para tal ou ao correio eletrónico.

Opções
Página gerada em: 2024-06-07 às 06:25:36 Última actualização: 2010-07-19