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As TIC em Contexto Educativo
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2012/2013 - 1S
Código: |
MMUS10003 |
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Sigla: |
TIC-CE |
Áreas Científicas: |
Formação Educacional Geral |
Ocorrência: 2012/2013 - 1S
Cursos
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
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Maria do Rosário da Silva Rodrigues | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Identifica as principais conclusões da investigação sobre o papel das TIC no contexto educativo.
Compreende a necessidade de utilizar metodologias apropriadas para utilização das TIC nas atividades de aprendizagem dos alunos.
Conhece diferentes perspetivas de utilização das TIC na educação e a sua articulação com diferentes opções pedagógicas.
Concebe, planifica e analisa criticamente propostas de utilização das TIC em contexto curricular.
Compreende o papel que as TIC podem desempenhar no desenvolvimento profissional, através de redes de comunicação e de comunidades de prática.
Programa
O papel das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação.
A Internet como recurso educativo.
Atividades educativas baseadas na Internet.
Plataformas colaborativas.
Web 2.0 – potencialidades e implicações para a educação.
Métodos de Ensino
As aulas serão organizadas segundo quatro componentes:
Leitura e debate de documentos selecionados com origem em estudos e em investigação.
Atividades práticas envolvendo propostas de utilização das TIC em contexto educativo.
Elaboração, apresentação e discussão de materiais curriculares que visem a utilização educativa das TIC.
Atividades colaborativas envolvendo a moderação de debates temáticos através de uma plataforma de gestão de aprendizagem a distância.
Modo de Avaliação
Obtenção de Frequência
A avaliação da UC deve ter em conta não só os trabalhos efetuados pelos alunos, como a sua participação nas sessões de formação (presenciais e a distância).
Assim, devem ser valorizados os trabalhos práticos desenvolvidos (45%), a participação nas sessões presenciais e nos fóruns da plataforma colaborativa (20%) e o trabalho de reflexão teórico sobre utilizações educativas das TIC (35%).
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