|
História da Arte I
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2013/2014 - 1S
Código: |
PAP10009 |
|
Sigla: |
HAI |
Áreas Científicas: |
Ciências Sociais |
Ocorrência: 2013/2014 - 1S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
PAP |
8 |
Plano de Estudos |
1º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
---|
Maria Margarida da Silva Rocha | Responsável |
|
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
A disciplina de História de Arte I pretende constituir um espaço de reflexão e de debate sobre a obra de arte e as principais problemáticas do campo artístico.
A disciplina de História de Arte I pretende fornecer uma visão global sobre a história de arte, desde as primeiras manifestações artísticas na pré-história até ao barroco, traçando as grandes linhas do desenvolvimento estético em articulação com os contextos culturais mais latos. Centrar-se-á na pintura, na escultura e na arquitectura, analisando criticamente tanto o panorama da história de arte ocidental como o caso português.
A disciplina pretende dar aos alunos as ferramentas críticas para analisar questões estéticas, bem como sensibilizá-los para a identificação, defesa e salvaguarda do património.
Programa
1. Conceitos fundamentais e Métodos de investigação em História de Arte.
2. Breve panorâmica da História de Arte Ocidental.
3.
Representar o homem
A natureza
Deuses e Deus
A cidade
4. “Estranhos Começos”: A Arte Pré-Histórica. Grafitti e Street Art
Métodos de Ensino
Os temas a serem estudados serão trabalhados de forma diversificada. O recurso à imagem é central tanto para compreensão das aulas teóricas como para o debate e discussão. Todas as aulas terão uma componente teórica geral e outra componente prática, que assentará na leitura das imagens propostas para discussão e de textos de apoio.
Modo de Avaliação
Cálculo da Classificação Final
A avaliação será essencialmente contínua e formativa, mas existirão momentos de avaliação sumativa.
O levantamento de dados para a avaliação será feito através de:
- Participação nas aulas (debates em pequeno e grande grupo)
- Trabalhos escritos realizados pelos alunos (resumos, recensões, etc.)
- Apresentações de trabalhos (em grupo e/ou individuais)
- Teste
Classificação:
Assiduidade e participação nas aulas – 20%.
Trabalhos e teste – 80%
Observações
BARRAL I ALTET, Xavier, História da Arte, Lisboa, Edições 70, 2000.
GOMBRICH, E. H., The story of art, Londres, Phaidon, 1995 (16ª ed.) – existe edição brasileira.
HAUSER, Arnold, História social da arte e da literatura, São Paulo, Martins Fontes, 2000.
JANSON, H. W., História da arte, Lisboa, F. C. Gulbenkian, 1989 (4ª ed.).
PEREIRA, Paulo, História da arte portuguesa, Lisboa, Temas e Debates, 1995 – 3 vols.
Será fornecida bibliografia específica para cada ponto do trabalho.
|
|