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História Contemporânea e Cidadania
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2014/2015 - 1S
Código: |
CS20001 |
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Sigla: |
HCC |
Áreas Científicas: |
Ciências Sociais |
Ocorrência: 2014/2015 - 1S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
CS |
45 |
Plano de Estudos |
2º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
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Albérico Afonso Costa Alho | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Conhecer os grandes momentos da História Contemporânea de Portugal tendo em conta a sua complexidade
e correlação;
Saber relacionar as diferentes dimensões espáciotemporais inerentes ao período contemporâneo e
compreendêlas numa perspetiva simultaneamente sincrónica e diacrónica;
Identificar os principais atores políticos do Portugal contemporâneo analisando criticamente a sua ação.
Mobilizar conhecimentos numa perspectiva crítica do passado humano, bem como a compreensão de que
aquele condiciona o presente e o futuro.
Compreender, interpretar e questionar de forma crítica fontes e elementos diversificados de informação de
acordo com as regras da investigação histórica.
Mobilizar literacias múltiplas na abordagens dos temas históricos bem como dos fenómenos do mundo actual,
por forma a que o estudante revele conhecimentos básicos nas várias áreas do conhecimento social, científico artístico e tecnológico; distinga os discursos do senso comum e da ciência histórica.
Programa
I PARTE
O LIBERALISMO
1. A revolução liberal.
II PARTE
A REPÚBLICA
1. O novo regime político republicano
1.1 Estado laico e a questão religiosa.
2. A República e os movimentos sociais.
3. O sidonismo
3.1. Elementos de modernidade do sidonismo
III PARTE
O ESTADO NOVO
1. A crise do regime republicano e o contexto internacional
1.1.Uma nova geografia europeia no pósguerra.
1.2. As principais fontes ideológicas do Estado Novo.
2. A consolidação do regime
3. A estrutura social portuguesa dos anos 30 aos anos 50.
4. Estruturas de controle político e ideológico do Estado Novo.
5 . As relações entre a Igreja Católica e o Estado Novo.
6. Da consolidação do salazarismo ao marcelismo
7. A política educativa do Estado Novo
IVPARTE
GOLPE MILITAR, REVOLUÇÃO E LEGITIMIDADE CONSTITUCIONAL
Métodos de Ensino
Sessões de enquadramento teórico com recurso a metodologias diversificadas estas sessões decorrerão
preferencialmente em plenário.
Discussão orientada sobre temas, baseada na análise de bibliografia e documentos originais em suportes
variados.
Análise e interpretação coletiva de informações de carácter teórico e empírico.
Elaboração de trabalhos individuais escritos, que poderão ter a forma do comentário de um texto, de um artigo
ou um pequeno trabalho monográfico.
Apresentação e comunicação oral dos resultados destes trabalhos.
Realização de um projeto de investigação individual ou em grupo a partir de fontes primárias.
O apoio tutorial assumirá privilegiadamente a forma presencial, recorrendose no entanto ao mail e à
plataforma Moodle.
Avaliação: 1) Intervenção nas aulas teórico/práticas – integra, pelo menos, uma intervenção oral preparada
previamente pelos estudantes; 2) Trabalho de investigação;3) Teste escrito
Modo de Avaliação
Bibliografia
Bibliografia:
Barreto, António; Mónica, M. F. (coord.) (2000) Dicionário de História de Portugal. Porto: Figueirinhas.
Palácios Cerezales, Diego (2011) Portugal à Coronhada. Lisboa: Tinta da China.
Ramos Rui; Sousa, Bernardo Vasconcelos e; Monteiro, Nuno (2011) História de Portugal, Lisboa: A Esfera dos
Livros.
Reis, António (coord.)(1998) Portugal Contemporâneo. Lisboa: Alfa.
Bibliografia Específica
Costa, Albérico Afonso (2011) Salazar e a Escola Técnica: Uma reforma tolerada num regime intolerante.
Lisboa: Parceria A.M. Pereira.
Madeira, João; Pimentel, Irene; Farinha, Luís (2007) Vítimas de Salazar: Estado Novo e violência política.
Lisboa: Esfera dos Livros.
Mónica, Maria Filomena (1978) Educação e Sociedade no Portugal de Salazar. Lisboa: Presença.
Pimentel, Irene (2000) História das Organizações Femininas no Estado Novo. Lisboa: Círculo de Leitores.
Telo, A. José (1984) Decadência e queda da I República. 2 vols. Lisboa: Regra do Jogo.
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