This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > CS20001
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

História Contemporânea e Cidadania

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2014/2015 - 1S

Código: CS20001    Sigla: HCC
Áreas Científicas: Ciências Sociais

Ocorrência: 2014/2015 - 1S

Secção: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
CS 45 Plano de Estudos 5,0 60 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Albérico Afonso   4,00


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Albérico Afonso Costa AlhoResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

­Conhecer os grandes momentos da História Contemporânea de Portugal tendo em conta a sua complexidade
e correlação;
­Saber relacionar as diferentes dimensões espácio­temporais inerentes ao período contemporâneo e
compreendê­las numa perspetiva simultaneamente sincrónica e diacrónica;
­Identificar os principais atores políticos do Portugal contemporâneo analisando criticamente a sua ação.
­Mobilizar conhecimentos numa perspectiva crítica do passado humano, bem como a compreensão de que
aquele condiciona o presente e o futuro.
­Compreender, interpretar e questionar de forma crítica fontes e elementos diversificados de informação de
acordo com as regras da investigação histórica.
­Mobilizar literacias múltiplas na abordagens dos temas históricos bem como dos fenómenos do mundo actual,
por forma a que o estudante revele conhecimentos básicos nas várias áreas do conhecimento social, científico artístico e tecnológico; distinga os discursos do senso comum e da ciência histórica.

Programa

I PARTE
O LIBERALISMO
1. A revolução liberal.
II PARTE
A REPÚBLICA
1. O novo regime político republicano
1.1 Estado laico e a questão religiosa.
2. A República e os movimentos sociais.
3. O sidonismo
3.1. Elementos de modernidade do sidonismo
III PARTE
O ESTADO NOVO
1. A crise do regime republicano e o contexto internacional
1.1.Uma nova geografia europeia no pós­guerra.
1.2. As principais fontes ideológicas do Estado Novo.
2. A consolidação do regime
3. A estrutura social portuguesa dos anos 30 aos anos 50.
4. Estruturas de controle político e ideológico do Estado Novo.
5 . As relações entre a Igreja Católica e o Estado Novo.
6. Da consolidação do salazarismo ao marcelismo
7. A política educativa do Estado Novo
IVPARTE
GOLPE MILITAR, REVOLUÇÃO E LEGITIMIDADE CONSTITUCIONAL


Métodos de Ensino

­ Sessões de enquadramento teórico com recurso a metodologias diversificadas ­ estas sessões decorrerão
preferencialmente em plenário.
­ Discussão orientada sobre temas, baseada na análise de bibliografia e documentos originais em suportes
variados.
­ Análise e interpretação coletiva de informações de carácter teórico e empírico.
­ Elaboração de trabalhos individuais escritos, que poderão ter a forma do comentário de um texto, de um artigo
ou um pequeno trabalho monográfico.
­ Apresentação e comunicação oral dos resultados destes trabalhos.
­ Realização de um projeto de investigação individual ou em grupo a partir de fontes primárias.
O apoio tutorial assumirá privilegiadamente a forma presencial, recorrendo­se no entanto ao mail e à
plataforma Moodle.
Avaliação: 1) Intervenção nas aulas teórico/práticas – integra, pelo menos, uma intervenção oral preparada
previamente pelos estudantes; 2) Trabalho de investigação;3) Teste escrito

Modo de Avaliação

Bibliografia

Bibliografia:
Barreto, António; Mónica, M. F. (coord.) (2000) ­ Dicionário de História de Portugal. Porto: Figueirinhas.
Palácios Cerezales, Diego (2011) ­ Portugal à Coronhada. Lisboa: Tinta da China.
Ramos Rui; Sousa, Bernardo Vasconcelos e; Monteiro, Nuno (2011) ­ História de Portugal, Lisboa: A Esfera dos
Livros.
Reis, António (coord.)(1998) ­ Portugal Contemporâneo. Lisboa: Alfa.
Bibliografia Específica
Costa, Albérico Afonso (2011) ­ Salazar e a Escola Técnica: Uma reforma tolerada num regime intolerante.
Lisboa: Parceria A.M. Pereira.
Madeira, João; Pimentel, Irene; Farinha, Luís (2007) ­ Vítimas de Salazar: Estado Novo e violência política.
Lisboa: Esfera dos Livros.
Mónica, Maria Filomena (1978) ­ Educação e Sociedade no Portugal de Salazar. Lisboa: Presença.
Pimentel, Irene (2000) ­ História das Organizações Femininas no Estado Novo. Lisboa: Círculo de Leitores.
­Telo, A. José (1984) ­ Decadência e queda da I República. 2 vols. Lisboa: Regra do Jogo.

Opções
Página gerada em: 2024-05-29 às 00:55:59 Última actualização: 2010-07-19