|
Ciberculturas
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2014/2015 - 2S
Código: |
CS20008 |
|
Sigla: |
CIBER |
Áreas Científicas: |
Ciências da Comunicação |
Ocorrência: 2014/2015 - 2S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
CS |
53 |
Plano de Estudos |
2º |
4,0 |
48 |
108,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
---|
Marta Sofia da Luz Marcos Pinho Alves | Responsável |
|
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Identifica e compreende as mutações resultantes do actual contexto tecnocientífico do ocidente;
Compreende o conceito de cultura na sua acepção mais ampla e as suas recentes actualizações;
Encara as várias propostas concetuais na ampla galáxia das redes comunicacionais;
Desenvolve um raciocínio crítico que possibilite uma intervenção rigorosa no exercício profissional e uma
análise distanciada dos media.
Programa
A cibernética génese da cibercultura
Winner, Turing e Von Neumann
Pensar a modernidade tecnológica comunicacional:
Duas perspectivas: Os “Apocalípticos” e os “Integrados”
O fim anunciado da comunicação de massas
A potencialidade democrática dos novos media
Desafios e inquietações para uma Civilização Tecnológica:
Convergência e digitalização do mundo
Alargamento a novos territórios
Repensar da condição humana
Renovações do campo artístico
O papel da ficção científica na conceptualização do futuro
Ciberculturas – abordagem através de conceitos transversais à vida contemporânea
estudos de caso de fenómenos contemporâneos: redes sociais, trabalho, privacidade, etc.
Métodos de Ensino
As sessões serão centradas na discussão em plenário e/ou pequenos grupos a partir da informação fornecida directamente pelo professor ou com recurso à utilização de textos e outros materiais. O processo
compreenderá a: (a) Leitura, discussão e análise de textos; (b) Recensão escrita de textos.
O acompanhamento tutorial tem como função o apoio na realização dos trabalhos previstos e o esclarecimento
de dúvidas. Este acompanhamento será presencial podendo ser complementado com apoio à distância
mediante a plataforma de comunicação online.
Esperase que cada aluno: (a) esteja presente em 75% das aulas e participe na discussão das questões em
análise (b) leia, analise e esteja preparado para discutir os textos de apoio apresentados; (c) execute os
trabalhos programados.
O trabalho desenvolvido na UC será objecto de:
1. Teste de avaliação de conhecimentos – 45%
2. Recensão crítica – 45 %
3. Participação relevante – 10 %
Modo de Avaliação
Bibliografia
Bibliografia:
ANDRADE, Pedro e NEVES, Pinheiro José (2011) (Orgs).Revista de Comunicação e Linguagens – Genealogias
da Web 2.0, Lisboa:CECL–Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens, UNLFCSH
CARDOSO, Gustavo et al (2009)Media, Redes e Comunicação, Lisboa:Quimera
CASTELLS, Manuel (2003)O Fim do Milénio IN A Era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura, Lisboa:
Fundação Calouste Gulbenkian
KERCKHOVE, Derrick de (1997)A Pele da Cultura: uma investigação sobre a nova realidade electrónica,
Lisboa: Relógio D’Água
LÉVY, Pierre (2001)O que é o Virtual?, Coimbra:Quarteto
MIRANDA, José A. Bragança de (Org.) (2002)As ciências da comunicação na viragem do século, Lisboa:Vega
RHEINGOLD, Howard (1997)A Realidade Virtual, Lisboa:Veja
VIRILIO, Paul (2000)A Velocidade de Libertação, Lisboa: Relógio DÁgua
WOLTON, Dominique (2000)E depois da Internet? Para uma teoria crítica dos novos media, Algés:Difel
WOOLLEY, Benjamin (1997)Mundos virtuais: Uma viagem na hipo e hiperrealidade,Lisboa:Caminho
|
|