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TIC em Contextos Profissionais
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2014/2015 - 2S
Código: |
LAIS108 |
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Sigla: |
TCP |
Áreas Científicas: |
Tecnologias de Informação e Comunicação |
Ocorrência: 2014/2015 - 2S
Cursos
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Os objetivos da UC são:
Analisar e avaliar software, nomeadamente programas 'livres' disponíveis na Web;
Gerir o uso das tecnologias, integrandoas de forma natural no contexto da profissão;
Planificar ações/intervenções, integrando as TIC;
Utilizar o software de uso genérico em contexto (real ou simulado) da profissão;
Utilizar ferramentas da Web 2.0. como suporte à publicação e comunicação, para divulgar ideias e materiais do
seu contexto de trabalho;
Organizar portefólios digitais.
Programa
Os conteúdos da UC são:
(1) Conceitos básicos sobre a Internet e a World Wide Web:
– Computadores, endereços e domínios;
– Noção de hipertexto, hipermédia, multimédia, interatividade e navegabilidade;
– A Web 2.0.
(2) Identificação e utilização de software social em atividades práticas:
– Construção de sites (ex: Google sites);
– Uso de Bookmarks (ex: Delicious, Diigo);
– Uso de PenDrives (ex: DropBox).
(3) Folha de Cálculo:
– Funções básicas;
– Desenvolvimento de atividades relacionadas com a gestão de eventos;
– Formulários com o Google Docs.
Métodos de Ensino
O trabalho a desenvolver nesta UC privilegiará a participação ativa dos alunos, quer em trabalho individual,
quer em trabalho de grupo, procurando aprofundar os conhecimentos relacionados com os temas
programáticos, a elaboração de um projeto e a construção de um portefólio digital.
As aulas serão organizadas segundo: (a) Resolução de atividades práticas; (b) Leitura, discussão e análise de
textos/temas; (c) Conceção e elaboração de projetos de trabalho individuais e em pequeno grupo e (d)
Apresentação e discussão de projetos.
Integramse no processo de avaliação contínua os alunos que participarem em, pelo menos, 2/3 das aulas e os
trabalhadoresestudantes e outros estudantes com, pelo menos, 50% das presenças, que se disponibilizem a
discutir publicamente tarefas propostas pelo professor.
A classificação final terá em conta a participação nas aulas e resolução das atividades práticas (25%) e o
projeto de trabalho/portefólio (75%).
Modo de Avaliação
Bibliografia
Bibliografia:
Barret, H. C. (2010). Balancing the two faces ofePortefolios. Educação, Formação & Tecnologias, 3(1), (pp. 6
14).
Capucha, L. (2008). Planeamento e avaliação de projetos – Guião prático. Lisboa: MEDGIDC.
Dias, P. (2001). Comunidades de conhecimento e aprendizagem colaborativa. In Redes de aprendizagem, redes
de conhecimento (pp. 8593). Lisboa: Conselho Nacional de Educação.
Figueiredo, A. D. (2009). Estratégias e modelos para a educação online. In G. L. Miranda (Org.), Ensino online e
aprendizagem multimédia (pp. 3355). Lisboa: Relógio d´Água Editores.
Moreira, A., Pedro, L. F. & Santos, C. (2009). Comunicação e tutoria online. In G. L. Miranda (Org.), Ensino online e
aprendizagem multimédia (pp. 111124). Lisboa: Relógio d´Água Editores.
Ponte, C., Jorge, A., Simões, J. A. & Cardoso, D. (2012). Crianças e Internet em Portugal. Coimbra: Editorial
Minerva.
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