|
Modelos Pedagógicos e Desenvolvimento Curricular
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2014/2015 - 2S
Código: |
MPE10003 |
|
Sigla: |
MPDC |
Áreas Científicas: |
Didáctica Específica |
Ocorrência: 2014/2015 - 2S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
MPE |
23 |
Plano de Estudos |
1º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
---|
Ângela Maria Gomes Teles de Matos Cremon de Lemos | Responsável |
|
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Nesta UC serão discutidos e problematizados os conceitos e práticas da profissionalidade do educador de infância, entendendo-o como um construtor e gestor do currículo em educação de infância, nomeadamente em educação pré-escolar, no que respeita à intervenção pedagógica junto de crianças, equipas, famílias e comunidade. Serão também objecto de análise, a organização e gestão do ambiente educativo (espaço, materiais e rotinas), das actividades e áreas de conteúdo e projectos curriculares, no que respeita aos diferentes modelos pedagógicos.
Competências a desenvolver
- Identifica e caracteriza o perfil do educador de infância, as suas competências e saberes profissionais, enquanto docente e profissional de relação pedagógica
- Reconhece o papel e a função do educador de infância, enquanto profissional responsável pela organização e gestão do ambiente educativo, de actividades e projectos curriculares, em estreita relação com as características específicas dos contextos educativos
- Mobiliza dados da literatura científica e técnica sobre modelos pedagógicos e desenvolvimento curricular na educação de infância
- Identifica e analisa as origens e os fundamentos da construção da profissão do educador, enquanto dinamizador de processos de participação e envolvimento de crianças, equipas e famílias
- Identifica diferentes modelos de intervenção pedagógica, operacionalizando-os nas suas componentes teóricas e práticas.
Programa
Modo de Avaliação
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Aulas |
64 |
|
|
Total: |
64 |
Observações
Proceda à leitura integral do programa que está na pasta de contéudos desta UC
|
|