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Artes Performativas
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2014/2015 - 1S
Código: |
CS100002 |
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Sigla: |
AP |
Áreas Científicas: |
Ciências da Comunicação |
Ocorrência: 2014/2015 - 1S
Cursos
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
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José Amilcar Capinha Gil | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
(A) Promover o desenvolvimento de competências de análise crítica e interpretação relativamente às artes
performativas e ao processo de criação artística em conexão com as potencialidades expressivas e
comunicativas do corpo e da voz;
(B) Potenciar, de forma integrada e articulada, a mobilização dos saberes teórico, prático, experiencial
construídos e dos recursos explorados na apreciação, criação, produção, implementação e divulgação de projetos de índole artística performativa formativa;
(C) Contribuir para a formação de profissionais com competências ao nível do corpo, da postura comunicativa e
relacional capazes de integrar equipas diversificadas e de trabalhar com diferentes públicos e em diferentes
contextos sociais e culturais.
Programa
Os conteúdos programáticos desenvolvemse em torno de três grandes temáticas (1) “Arte, performance,
artes performativas e criatividade” em que se procura desenvolver trabalho no âmbito, práticas,
procedimentos, teorias e conceptualizações no âmbito das artes e da criatividade; (2) “O corpo e a voz como
instrumentos de expressão e comunicação pessoal, social, cultural, artística e profissional” é uma temática em
que se aborda diferentes tipos de técnicas e procedimentos relacionados com o corpo e a voz e (3)
“Dramaturgia, movimento expressivo, universos sonoros e musicais como indutores de uma performance
artística” em que se trabalha diferentes tipos de questões relacionadas com a dramaturgia e a performance
artística de modo a contribuir para a construção e apresentação de um espetáculo final
Métodos de Ensino
A metodologia envolve sessões (a) teóricopráticas que se centram no trabalho prático, no movimento e nas
sonoridades (ambientes sonoros e corporais) na explicitação e exploração de conceitos, terminologia técnica,
procedimentos, métodos e técnicas inerentes às temáticas nucleares e aglutinadoras propostas; (b) sessões
de índole prático e laboratorial constituem um espaço e tempo fundamentais para desenvolver o projeto
artísticoperformativo a apresentar publicamente. As sessões de acompanhamento tutorial potenciam a
orientação e apoio ao trabalho programadas no âmbito da componente presencial, quer no trabalho autónomo
desenvolvido pelos estudantes.
Modo de Avaliação
Bibliografia
Bibliografia:
Almeida, J. C. R. (1998). Um olhar musical pelos resíduos. Lisboa: Instituto dos Resíduos.
Chion, Michel (1997). Músicas, media e tecnologias. Lisboa: Instituto Piaget.
Comparato, D. (1998). Da criação ao guião. Lisboa: Pergaminho.
Craft. A. et al (2004). Criatividade e educação. Lisboa: Associação Educativa para o Desenvolvimento da
Criatividade.
Davidson, J. (1999). O corpo na interpretação musical. Revista Música, Psicologia e Educação do Centro de
Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical, pp. 7989.
Grotowsky, E. (1974). Teatro pobre. Lisboa: Forja Editora.
Monteiro. G. (2003). O professor, o corpo e a voz (1.ª ed.). Porto: Edições Asa.
Nachmanovitch, S. (1993). Ser criativo – o poder da improvisação na vida e na arte. São Paulo: Summus
Editorial.
Sá, M. (1998). Segredos da voz – emissão e saúde. Mem Martins: Sebenta Editora.
Trias, N., Pérez, S. & Filella, L. (2002). Jogos de Música e de Expressão Corporal (1.ª ed.). Lisboa: Âncora
Editores.
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