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Contextos Profissionais
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2014/2015 - 2S
Código: |
CS100010 |
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Sigla: |
CP |
Áreas Científicas: |
Ciências da Comunicação |
Ocorrência: 2014/2015 - 2S
Cursos
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
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Orlando César Antunes Gonçalves | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Com esta UC pretendese promover o contacto dos estudantes com as empresas das áreas de comunicação
social ou com os departamentos de comunicação de empresas e instituições públicas ou privadas, através da
pesquisa de informação, análise de dados do mercado e visitas às instalações, com recurso à observação,
elaboração de um questionário e entrevista, para compreensão das finalidades, organização, metodologias e
estratégias das organizações que se constituem como potenciais empregadoras das áreas profissionais
abrangidas pelo curso.
Estabelece-se assim como objetivo o conhecimento claro das saídas profissionais do curso e atividades
desenvolvidas nos diferentes contextos, assim como o conhecimento das diferentes realidades empresariais
existentes e as competências exigidas aos profissionais de comunicação social.
Programa
Os contextos em análise.
O que é uma empresa e uma organização
Conhecimento do mercado de trabalho na área do curso
Metodologias de observação e análise
Elaboração dos questionários e grelhas de observação
Preparação das visitas
Relatórios da observação e de análise
Orientação para a elaboração de relatórios
Métodos de Ensino
Aulas de exposição e debate temático, a partir de conceitos teóricos e de experiências práticas de observação
e análise de diversos contextos.
Participação em seminário com antigos alunos do curso e visitas de estudo a contextos profissionais que
representem diferentes áreas profissionais e diferentes dimensões empresariais.
Nas aulas serão planeadas e preparadas as visitas, assim como os questionários e grelhas de observação.
Durante e após as visitas estabelecerseão as tutorias necessárias para apoio aos estudantes,
nomeadamente na concretização dos relatórios.
O processo de avaliação é contínuo e tem em conta a participação e empenho nas tarefas das aulas, a reflexão
individual sobre seminários com antigos alunos e um relatório de análise de contexto, elaborado em grupo,
escrito e apresentado em aula.
Os relatórios serão avaliados em função de aspetos formais, como a apresentação, rigor, clareza e objetividade
de dados, valorizando-se ainda a capacidade crítica e reflexiva.
Modo de Avaliação
Bibliografia
Bibliografia:
FAUSTINO, Paulo (2004), A Imprensa em Portugal, Transformações e Tendências, Formalpress, Lisboa
FRADA, João José Cúcio, (1999), Guia prático para elaboração e apresentação de trabalhos científicos, Edições
Cosmos
JEANNENEY, JeanNoel, (1996), Uma História da Comunicação Social, Terramar, Lisboa
LOFF, Ana Margarida Tortadés, (1999), Guia prático para a elaboração de currículos e relatórios críticos de
actividades, Formasau
SERRANO, Estrela (coord.) (2009), Relatório de Regulação, Entidade Reguladora para a Comunicação Social,
Lisboa
SOARES, Tânia de Morais (2006), Cibermedi@, Os meios de Comunicação Social Portugueses Online, Escolar
Editora, Lisboa
VÁRIOS (2010), A Imprensa Local e Regional em Portugal, Entidade Reguladora para a Comunicação Social,
Lisboa
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