This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > CS100010
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Contextos Profissionais

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2014/2015 - 2S

Código: CS100010    Sigla: CP
Áreas Científicas: Ciências da Comunicação

Ocorrência: 2014/2015 - 2S

Secção: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
CS 45 Plano de Estudos a partir de 2014 5,0 60 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Orlando César   4,00


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Orlando César Antunes GonçalvesResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Com esta UC pretende­se promover o contacto dos estudantes com as empresas das áreas de comunicação
social ou com os departamentos de comunicação de empresas e instituições públicas ou privadas, através da
pesquisa de informação, análise de dados do mercado e visitas às instalações, com recurso à observação,
elaboração de um questionário e entrevista, para compreensão das finalidades, organização, metodologias e
estratégias das organizações que se constituem como potenciais empregadoras das áreas profissionais
abrangidas pelo curso.
Estabelece­-se assim como objetivo o conhecimento claro das saídas profissionais do curso e atividades
desenvolvidas nos diferentes contextos, assim como o conhecimento das diferentes realidades empresariais
existentes e as competências exigidas aos profissionais de comunicação social.

Programa

Os contextos em análise.
­O que é uma empresa e uma organização
­Conhecimento do mercado de trabalho na área do curso
Metodologias de observação e análise
­Elaboração dos questionários e grelhas de observação
­Preparação das visitas
Relatórios da observação e de análise
­Orientação para a elaboração de relatórios


Métodos de Ensino

Aulas de exposição e debate temático, a partir de conceitos teóricos e de experiências práticas de observação
e análise de diversos contextos.
Participação em seminário com antigos alunos do curso e visitas de estudo a contextos profissionais que
representem diferentes áreas profissionais e diferentes dimensões empresariais.
Nas aulas serão planeadas e preparadas as visitas, assim como os questionários e grelhas de observação.
Durante e após as visitas estabelecer­se­ão as tutorias necessárias para apoio aos estudantes,
nomeadamente na concretização dos relatórios.
O processo de avaliação é contínuo e tem em conta a participação e empenho nas tarefas das aulas, a reflexão
individual sobre seminários com antigos alunos e um relatório de análise de contexto, elaborado em grupo,
escrito e apresentado em aula.
Os relatórios serão avaliados em função de aspetos formais, como a apresentação, rigor, clareza e objetividade
de dados, valorizando­-se ainda a capacidade crítica e reflexiva.

Modo de Avaliação

Bibliografia

Bibliografia:
FAUSTINO, Paulo (2004), A Imprensa em Portugal, Transformações e Tendências, Formalpress, Lisboa
FRADA, João José Cúcio, (1999), Guia prático para elaboração e apresentação de trabalhos científicos, Edições
Cosmos
JEANNENEY, Jean­Noel, (1996), Uma História da Comunicação Social, Terramar, Lisboa
LOFF, Ana Margarida Tortadés, (1999), Guia prático para a elaboração de currículos e relatórios críticos de
actividades, Formasau
SERRANO, Estrela (coord.) (2009), Relatório de Regulação, Entidade Reguladora para a Comunicação Social,
Lisboa
SOARES, Tânia de Morais (2006), Cibermedi@, Os meios de Comunicação Social Portugueses Online, Escolar
Editora, Lisboa
VÁRIOS (2010), A Imprensa Local e Regional em Portugal, Entidade Reguladora para a Comunicação Social,
Lisboa

Opções
Página gerada em: 2024-04-20 às 08:35:59 Última actualização: 2010-07-19