This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > LAIS101
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Língua e Prática Textual

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2014/2015 - 1S

Código: LAIS101    Sigla: LPT
Áreas Científicas: Línguas e Literatura

Ocorrência: 2014/2015 - 1S

Secção: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
ANIM 32 Plano de Estudos - 2014 5,0 60 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Nadine Silva   4,00


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Paulo Vítor Feitor Pinto Sampaio de FariaResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Refletir sobre a estrutura e funcionamento da Língua Portuguesa.
Compreender e produzir uma diversidade de textos, seja oralmente, seja por escrito, de acordo com diferentes
tipologias, intencionalidades e estilos.
Desenvolver a competência comunicativa e argumentativa.
Perspetivar a importância do domínio da Língua Portuguesa na formação pessoal, académica e profissional.
Reconhecer e utilizar os discursos específicos e vocabulário próprio dos contextos de intervenção.
Consolidar processos de desenvolvimento da linguagem verbal.

Programa

1. Domínio da Língua Portuguesa como instrumento de cognição e comunicação
1.1 Contextos e necessidades comunicativas.
1.2 Instrumentos de apoio ao estudo.
2. Cultura linguística: conceitos básicos
2.1 Linguagem, língua, fala
2.2 Sincronia e diacronia
2.3 Níveis de língua
2.4 Norma e desvio(s)
2.5 Domínios e variedades do Português atual.
2.6 Síntese da História da Língua Portuguesa.
3. Estrutura e funcionamento da língua: zonas críticas
3.1 Aspetos fonológicos, morfológicos, sintáticos, semânticos e pragmáticos.
3.2 Questões de ortografia, acentuação e pontuação.
3.3 Formação de palavras.
3.4 Formas de tratamento em português.
4. Usos orais e escritos da língua
4.1 Conceito de texto e de discurso.
4.2 Princípios de textualidade.
4.3 Tipologias de textos e competências requeridas.
4.4 Adequação dos discursos a contextos diversificados.
4.5 Produção de textos orais e escritos.


Métodos de Ensino

A metodologia propicia a relação teoria/prática assente no trabalho de pesquisa, individual ou em grupo.
Realizar­se­ão trabalhos práticos tendo em vista a consolidação de conhecimentos sobre o funcionamento da
língua e de receção, análise e produção textuais. Realizar­se­á um seminário para apresentação e discussão de
temáticas induzidas pelos conteúdos programáticos. O seminário será organizado pelos estudantes, em
grupos, apoiados pelo(a) docente.
A avaliação é contínua e inclui a participação ativa dos estudantes nos trabalhos individuais ou em grupo. A
classificação tem em conta:
­ assiduidade e participação (10%)
­ elaboração de três produções textuais escritas (30%)
­ teste (30%)
­ pesquisa, elaboração e apresentação em seminário de um tema programático (30%)

Modo de Avaliação

Bibliografia

Bibliografia:
CARDEIRA, E. (2006) O essencial sobre a História do Português. Lisboa: Caminho.
CARMELO, L. (2005) Manual de escrita criativa. Biblioteca Universitária. Lisboa: Publicações Europa­América.
CASTELEIRO, J. M. ; CORREIA, P. D. (2008) Atual – o novo acordo ortográfico – o que vai mudar na grafia do
português. Lisboa: Texto Editora.
FERNANDES, C. ; CAMPOS, A. (2004) Argumentar é fácil. Lisboa: Plátano Editora.
FERNANDES, C. ; CAMPOS, A. (2005) Resumir é fácil. Lisboa: Plátano Editora.
LIMA. J. P. (2007) O essencial sobre a Pragmática Linguística. Lisboa: Caminho.
LOPES, A. C. M. ; RIO TORTO, G. (2007) O essencial sobre a Semântica. Lisboa: Caminho.
MATEUS, M. H. M. ; VILLALVA, A. (2006) O essencial sobre a Linguística. Lisboa: Caminho.
MATEUS, M. H. M. ; VILLALVA, A. (2008) O essencial sobre a Norma e Variação. Lisboa: Caminho.

Opções
Página gerada em: 2024-04-28 às 18:02:15 Última actualização: 2010-07-19