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Língua e Prática Textual
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2014/2015 - 1S
Código: |
LAIS101 |
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Sigla: |
LPT |
Áreas Científicas: |
Línguas e Literatura |
Ocorrência: 2014/2015 - 1S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
ANIM |
32 |
Plano de Estudos - 2014 |
1º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
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Paulo Vítor Feitor Pinto Sampaio de Faria | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Refletir sobre a estrutura e funcionamento da Língua Portuguesa.
Compreender e produzir uma diversidade de textos, seja oralmente, seja por escrito, de acordo com diferentes
tipologias, intencionalidades e estilos.
Desenvolver a competência comunicativa e argumentativa.
Perspetivar a importância do domínio da Língua Portuguesa na formação pessoal, académica e profissional.
Reconhecer e utilizar os discursos específicos e vocabulário próprio dos contextos de intervenção.
Consolidar processos de desenvolvimento da linguagem verbal.
Programa
1. Domínio da Língua Portuguesa como instrumento de cognição e comunicação
1.1 Contextos e necessidades comunicativas.
1.2 Instrumentos de apoio ao estudo.
2. Cultura linguística: conceitos básicos
2.1 Linguagem, língua, fala
2.2 Sincronia e diacronia
2.3 Níveis de língua
2.4 Norma e desvio(s)
2.5 Domínios e variedades do Português atual.
2.6 Síntese da História da Língua Portuguesa.
3. Estrutura e funcionamento da língua: zonas críticas
3.1 Aspetos fonológicos, morfológicos, sintáticos, semânticos e pragmáticos.
3.2 Questões de ortografia, acentuação e pontuação.
3.3 Formação de palavras.
3.4 Formas de tratamento em português.
4. Usos orais e escritos da língua
4.1 Conceito de texto e de discurso.
4.2 Princípios de textualidade.
4.3 Tipologias de textos e competências requeridas.
4.4 Adequação dos discursos a contextos diversificados.
4.5 Produção de textos orais e escritos.
Métodos de Ensino
A metodologia propicia a relação teoria/prática assente no trabalho de pesquisa, individual ou em grupo.
Realizarseão trabalhos práticos tendo em vista a consolidação de conhecimentos sobre o funcionamento da
língua e de receção, análise e produção textuais. Realizarseá um seminário para apresentação e discussão de
temáticas induzidas pelos conteúdos programáticos. O seminário será organizado pelos estudantes, em
grupos, apoiados pelo(a) docente.
A avaliação é contínua e inclui a participação ativa dos estudantes nos trabalhos individuais ou em grupo. A
classificação tem em conta:
assiduidade e participação (10%)
elaboração de três produções textuais escritas (30%)
teste (30%)
pesquisa, elaboração e apresentação em seminário de um tema programático (30%)
Modo de Avaliação
Bibliografia
Bibliografia:
CARDEIRA, E. (2006) O essencial sobre a História do Português. Lisboa: Caminho.
CARMELO, L. (2005) Manual de escrita criativa. Biblioteca Universitária. Lisboa: Publicações EuropaAmérica.
CASTELEIRO, J. M. ; CORREIA, P. D. (2008) Atual – o novo acordo ortográfico – o que vai mudar na grafia do
português. Lisboa: Texto Editora.
FERNANDES, C. ; CAMPOS, A. (2004) Argumentar é fácil. Lisboa: Plátano Editora.
FERNANDES, C. ; CAMPOS, A. (2005) Resumir é fácil. Lisboa: Plátano Editora.
LIMA. J. P. (2007) O essencial sobre a Pragmática Linguística. Lisboa: Caminho.
LOPES, A. C. M. ; RIO TORTO, G. (2007) O essencial sobre a Semântica. Lisboa: Caminho.
MATEUS, M. H. M. ; VILLALVA, A. (2006) O essencial sobre a Linguística. Lisboa: Caminho.
MATEUS, M. H. M. ; VILLALVA, A. (2008) O essencial sobre a Norma e Variação. Lisboa: Caminho.
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