|
Sociologia Geral
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2014/2015 - 2S
Código: |
LAIS104 |
|
Sigla: |
SG |
Áreas Científicas: |
Ciências Sociais |
Ocorrência: 2014/2015 - 2S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
ANIM |
34 |
Plano de Estudos - 2014 |
1º |
5,0 |
65 |
135,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
---|
Cristina Maria Gomes da Silva | Responsável |
|
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Conhecer conceitos sociológicos básicos e outros instrumentos chave de uma abordagem dos fenómenos
sociais
Compreender a complexidade dos processos que regem a vida das sociedades, comunidades e grupos, e as
características das sociedades atuais como contextos de mudança e de permanência
Identificar e compreender os principais processos sociais de construção das especificidades culturais e de
globalização do mundo atual
Dominar uma metodologia para pensar o social e analisar aspectos fundamentais da vida colectiva nas
sociedades contemporâneas
Evidenciar capacidades de observação e de reflexão crítica sobre a realidade social
Posicionarse perante os grandes temas/problemas do mundo contemporâneo
Fomentar a compreensão e atitudes de tolerância face às diferenças culturais e sociais
Programa
1. O que é e para que serve a Sociologia?
A sociologia no contexto das Ciências Sociais
Obstáculos ao conhecimento nas CS
2. Porque é que somos iguais e diferentes?
Processos e agentes de socialização
Padrões de cultura, produção das identidades e etnocentrismo cultural
3. Porque é que há ricos e pobres?
Divisão técnica e social do trabalho
Atributos herdados e atributos adquiridos
Dimensões de estratificação social
Mobilidade social: trajetórias e destinos individuais
4. Como é que as sociedades mudam?
“Normalidade” e desvio: a evolução dos costumes
Urbanização e industrialização: Recursos, População humana e Migrações
Famílias ou família?
Crescimento, desenvolvimento e ambiente natural
Democracia e cidadania
5. Outros:
Serão ainda desenvolvidos outros temas, em associação com os trabalhos de grupo. A Vida Quotidiana, o
Corpo, a Moda, as Culturas Juvenis, a Sexualidade, o Associativismo, etc., são, entre muitas outras, hipóteses a
considerar.
Métodos de Ensino
Compreende: (a) Exposição das temáticas do programa; (b) Análise de pequenos textos e filmes; (c)
Orientação de pequenos trabalhos de grupo; (d) Visitas de estudo; (e) Apresentação e discussão dos trabalhos
finais de grupo sobre temas escolhidos pelos estudantes e validados pelo docente.
É fomentado o debate, em plenário e/ou pequenos grupos, a partir da informação apresentada.
O acompanhamento tutorial é implementado numa modalidade presencial e utiliza a página da UC na plataforma
informática moodle, na qual todos os alunos se devem inscrever.
A classificação final de cada aluno tem por base o desempenho no teste (30%), no trabalho de grupo (60 %) e na
participação nas aulas (10%).
O trabalho final de grupo integra: um ensaio (produção teórica, com definição de conceitos), tendo por base as
leituras realizadas; e, após a discussão deste com o docente, o trabalho empírico sobre tema/objeto escolhido
pelo grupo.
Modo de Avaliação
Bibliografia
Bibliografia:
BELL, J. (2004). Como realizar um projecto de investigação, Lisboa: Gradiva. 2004
COSTA, A. (1992). O que é: Sociologia. Lisboa: Difusão Cultural
CAMPENHOUDT, L.V. (2003). Introdução à Análise dos Fenómenos Sociais, Lisboa: Gradiva.
GIDDENS, A. (1997). Sociologia. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian
MOLÉNAT, X. (2011). Sociologia História, Ideias, Correntes. Lisboa: Ed. Texto & Grafia.
FORACCHI, M. e MARTINS, J. (1981). Sociologia e Sociedade, Rio de Janeiro, Livros Técnicos e Científicos
Temática:
Uma bibliografia mais desenvolvida e temática é apresentada na página desta UC, no moodle, em particular
para apoio aos trabalhos de grupo. Esta bibliografia integra monografias e artigos de revistas e privilegia
recursos bibliográficos disponíveis na web.
|
|