This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > LAIS202
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Relações Interpessoais e Gestão de Grupos

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2014/2015 - 1S

Código: LAIS202    Sigla: RIGG
Áreas Científicas: Ciências Sociais

Ocorrência: 2014/2015 - 1S

Secção: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
ANIM Plano de Estudos - 2014 5,0 60 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Ana Francisca da Silva MouraResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

A UC tem por objectivos fundamentais o desenvolvimento de competências que se perspectivam como
imprescindíveis para as áreas profissionais de da animação e intervenção sociocultural como sendo a análise
de formas de estar, de se comportar, de comunicar no que se refere à relação consigo e com o outro, a
identificação e gestão de fenómenos básicos nas dinâmicas do relacionamento interpessoal e grupal ou a
promoção de um ambiente de trabalho cooperativo.
Competências:
­ analisar formas de estar e de se comportar, no que se refere à relação consigo e com os outros
­ reconhecer as dinâmicas que intervêm na emergência e desenvolvimento de grupos
­ identificar e gerir fenómenos básicos das dinâmicas internas de um grupo
­ comunicar e interagir com os outros, promovendo ambiente de trabalho cooperativo
­ pesquisar e analisar informação e reflectir criticamente mobilizando elementos teóricos em articulação com
questões de ordem prática

Programa

1. Introdução ao estudo das Relações Interpessoais e Gestão de Grupos:
­ contextualização histórica das Relações Interpessoais e Gestão de Grupos
­ importância do estudo de Relações Interpessoais e Gestão de Grupos
­ RIGG e a actividade profissional.
2. Elementos chave no relacionamento interpessoal:
­ a percepção do eu (auto­conceito, auto­estima, …);
­ a percepção do outro (atitudes, impressões, estereótipos, preconceitos);
­ efeitos da presença do outro (facilitação, inibição e desmobilização sociais);
­ processos de influência social (condescendência, normalização, obediência, conformismo, inovação).
3. Os Grupos:
­ questões do desenvolvimento e manutenção dos grupos;
­ questões chave para a gestão de grupos.
4. A Comunicação:
­ introdução à comunicação humana;
­ desenvolvimento de competências comunicacionais.
5 – Temas em aberto.
Aprofundamento dos temas tratados ou inclusão de novos temas propostos pelos alunos.


Métodos de Ensino

O trabalho desenrolar­se­á em contexto de sessões teórico­práticas.
São promovidas estratégias de auto­aprendizagem incentivando as capacidades de pesquisa de informação
científica, de análise e reflexão crítica
Nas sessões em que o método expositivo é predominantemente utilizado, são inseridos um ou mais momentos
de discussão de temáticas chave em grande grupo, filmes ou elementos práticos de modo a facilitar a
integração de conceitos teóricos expostos na realidade quotidiana e/ou profissional
A avaliação tem em conta:
a) elaboração de um trabalho escrito sobre uma das temáticas abordadas na UC
b) dinamização de uma apresentação dos elementos de cariz teórico desenvolvidos no trabalho escrito e da
sua articulação com a componente prática
c) realização de uma reflexão individual escrita acerca de uma das temáticas leccionadas nas aulas, com
consulta e de carácter presencial
d) participação dos estudantes nas aulas e actividades

Modo de Avaliação

Bibliografia

Bibliografia:
Barbosa, L. (1995) Trabalho e dinâmica dos pequenos grupos. Ed. Afrontamento.
Fachada, M. (2000) Psicologia das relações interpessoais. ED: Rumo.
Ferreira, J.; Neves, J. & Caetano, A. (2001) Manual de Psicossociologia das Organizações. McGraw­Hill.
Forsyth, D. R. (1999) Group dynamics. Wadswort Publishing Company.
Freire, M. S. (1999) Comunicação, Comportamento Humano e Empresa. Portalegre: Instituto Politécnico de
Portalegre.
Garcia Marques, T(2003) Estereótipos e a sua Influência no processamento da informação. Lisboa: ISPA.
Martens, R. (1987) Coaches Guide to Sport Psychology. Human Kinetics Publishers.
Neto, F. (2000) Psicologia Social. Universidade Aberta.
Poirier, et al (1995) Histórias de vida. Ed: Celta.
Tajfel, H. (1983) Grupos Humanos e categorias sociais. Livros Horizonte.
Vala, J. & Monteiro, B. (2004) Psicologia Social. Fundação Calouste Gulbenkian.
Watzlawick, P. (1967) Pragmática da Comunicação Humana. São Paulo: Ed. Cultrix

Opções
Página gerada em: 2024-05-15 às 06:27:57 Última actualização: 2010-07-19