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Relações Interpessoais e Gestão de Grupos
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2014/2015 - 1S
Código: |
LAIS202 |
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Sigla: |
RIGG |
Áreas Científicas: |
Ciências Sociais |
Ocorrência: 2014/2015 - 1S
Cursos
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
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Ana Francisca da Silva Moura | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
A UC tem por objectivos fundamentais o desenvolvimento de competências que se perspectivam como
imprescindíveis para as áreas profissionais de da animação e intervenção sociocultural como sendo a análise
de formas de estar, de se comportar, de comunicar no que se refere à relação consigo e com o outro, a
identificação e gestão de fenómenos básicos nas dinâmicas do relacionamento interpessoal e grupal ou a
promoção de um ambiente de trabalho cooperativo.
Competências:
analisar formas de estar e de se comportar, no que se refere à relação consigo e com os outros
reconhecer as dinâmicas que intervêm na emergência e desenvolvimento de grupos
identificar e gerir fenómenos básicos das dinâmicas internas de um grupo
comunicar e interagir com os outros, promovendo ambiente de trabalho cooperativo
pesquisar e analisar informação e reflectir criticamente mobilizando elementos teóricos em articulação com
questões de ordem prática
Programa
1. Introdução ao estudo das Relações Interpessoais e Gestão de Grupos:
contextualização histórica das Relações Interpessoais e Gestão de Grupos
importância do estudo de Relações Interpessoais e Gestão de Grupos
RIGG e a actividade profissional.
2. Elementos chave no relacionamento interpessoal:
a percepção do eu (autoconceito, autoestima, …);
a percepção do outro (atitudes, impressões, estereótipos, preconceitos);
efeitos da presença do outro (facilitação, inibição e desmobilização sociais);
processos de influência social (condescendência, normalização, obediência, conformismo, inovação).
3. Os Grupos:
questões do desenvolvimento e manutenção dos grupos;
questões chave para a gestão de grupos.
4. A Comunicação:
introdução à comunicação humana;
desenvolvimento de competências comunicacionais.
5 – Temas em aberto.
Aprofundamento dos temas tratados ou inclusão de novos temas propostos pelos alunos.
Métodos de Ensino
O trabalho desenrolarseá em contexto de sessões teóricopráticas.
São promovidas estratégias de autoaprendizagem incentivando as capacidades de pesquisa de informação
científica, de análise e reflexão crítica
Nas sessões em que o método expositivo é predominantemente utilizado, são inseridos um ou mais momentos
de discussão de temáticas chave em grande grupo, filmes ou elementos práticos de modo a facilitar a
integração de conceitos teóricos expostos na realidade quotidiana e/ou profissional
A avaliação tem em conta:
a) elaboração de um trabalho escrito sobre uma das temáticas abordadas na UC
b) dinamização de uma apresentação dos elementos de cariz teórico desenvolvidos no trabalho escrito e da
sua articulação com a componente prática
c) realização de uma reflexão individual escrita acerca de uma das temáticas leccionadas nas aulas, com
consulta e de carácter presencial
d) participação dos estudantes nas aulas e actividades
Modo de Avaliação
Bibliografia
Bibliografia:
Barbosa, L. (1995) Trabalho e dinâmica dos pequenos grupos. Ed. Afrontamento.
Fachada, M. (2000) Psicologia das relações interpessoais. ED: Rumo.
Ferreira, J.; Neves, J. & Caetano, A. (2001) Manual de Psicossociologia das Organizações. McGrawHill.
Forsyth, D. R. (1999) Group dynamics. Wadswort Publishing Company.
Freire, M. S. (1999) Comunicação, Comportamento Humano e Empresa. Portalegre: Instituto Politécnico de
Portalegre.
Garcia Marques, T(2003) Estereótipos e a sua Influência no processamento da informação. Lisboa: ISPA.
Martens, R. (1987) Coaches Guide to Sport Psychology. Human Kinetics Publishers.
Neto, F. (2000) Psicologia Social. Universidade Aberta.
Poirier, et al (1995) Histórias de vida. Ed: Celta.
Tajfel, H. (1983) Grupos Humanos e categorias sociais. Livros Horizonte.
Vala, J. & Monteiro, B. (2004) Psicologia Social. Fundação Calouste Gulbenkian.
Watzlawick, P. (1967) Pragmática da Comunicação Humana. São Paulo: Ed. Cultrix
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