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Intervenção Social com Populações e Grupos de Risco

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2014/2015 - 2S

Código: LAIS207    Sigla: ISPGR
Áreas Científicas: Ciências Sociais, Pedagogia

Ocorrência: 2014/2015 - 2S

Secção: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
ANIM 24 Plano de Estudos - 2014 5,0 60 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Carla Cibele Figueiredo   2,00
Ema Isabel Inácio   2,00


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Carla Cibele Fiel Vasconcelos FigueiredoResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Revela sensibilidade para a abordagem das pessoas, grupos e populações em risco.
Domina os conceitos necessários para compreender como é que certas pessoas, grupos e populações estão
expostas a fatores de risco e quais as consequências possíveis.
Compreende situações de vulnerabilidade específicas relacionadas com determinados períodos etários e ou
acontecimentos pessoais/sociais.
Conhece a legislação fundamental nesta área e as instituições responsáveis pela sua regulação.
Compreende e sabe caracterizar o trabalho de algumas instituições da comunidade que têm um papel
importante face a grupos/populações de risco.
Domina alguns conteúdos e técnicas de mediação e resolução positiva de conflitos.
É capaz de designar alguns contributos para a inclusão social de grupos e populações em risco.
Procura adaptar adequadamente o seu comportamento como pessoa e no seu âmbito profissional face a
situações, grupos e populações em risco.

Programa

A.Conceptualização
A1.Conceitos
Grupo, população e Comunidade
Risco(s)
Maus tratos
Conflito interpessoal
Resiliência
Socialização e processos de vinculação na adolescência (Grupo e Gang)
Pressão do Grupo e Bullying
Marginalidade e delinquência
A2.Modelos teóricos explicativos do risco e maus tratos
B. Quadro legal e mapeamento das respostas sociais/institucionais nas áreas da Justiça, Saúde e Educação.
C. Perspetivas de intervenção preventivas e reabilitativas
C1.Modelos e níveis de intervenção
­ Dimensão sócio histórica da intervenção a nível nacional e internacional.
­ Níveis de intervenção (Primária, Secundária, Terciária /Universal, Selectiva e Indicada)
­ Modelos Ecológicos e Sistémicos de Intervenção
­ Mediação e Resolução de Conflitos
C2.Instituições e Projetos de Intervenção
Respostas sociais institucionais nas várias áreas de intervenção.
Alguns Projetos de inclusão social


Métodos de Ensino

Sessões trabalho em plenário e/ou pequenos grupos a partir da informação fornecida e/ou com recurso à
utilização de textos, legislação e materiais de estudo
Sessões de trabalho prático, privilegiando o debate em torno do estudo de casos e as técnicas de dinâmica e
animação de grupos.
Estudo no terreno do trabalho de organizações e do desenvolvimento de projetos de inclusão social.
Seminários específicos com profissionais que desenvolvem projetos de intervenção no terreno ou lideram
organizações especializadas na área.
Em termos de avaliação os alunos elaboram um trabalho individual de exploração dos conceitos trabalhados
num texto ou noutro tipo de documento e um trabalho em grupo, de caracterização do trabalho desenvolvido por
uma instituição no terreno que contactam diretamente (visitas preparadas e organizadas pelos docentes) para
recolha de dados. Para além disso constroem individualmente um diário das suas aprendizagens na UC.

Modo de Avaliação

Bibliografia

Bibliografia:
Baldry, A. & Farrington, D. (2000). Bullies e delinquentes: características pessoais e estilos parentais. Revista
Portuguesa de Pedagogia, ano 34, nº 1, 2 e 3, 195­221.
Carmo, Hermano (2000). Intervenção Social com grupos. Lisboa: Universidade Aberta.
Carmo, Hermano. (2007). Desenvolvimento Comunitário. Lisboa: Universidade Aberta
Cyrulnik, B. (2001a). Resiliência – Essa inaudita Capacidade de Construção Humana. Lisboa: Horizontes
Pedagógicos, Instituto Piaget.
Costa, Maria Emília (2003). Gestão de conflitos na escola. Lisboa: Universidade Aberta.
Jares, X. (2002). Educação e Conflito Guia de Educação para a convivência. Porto: ASA.
Ramos, N. (2004). Psicologia Clínica e da Saúde. Lisboa: Universidade Aberta. (obrigatório)
Pais, J.M. (2003a) Culturas Juvenis. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda
Pais, J.M. (2003b). Traços e Riscos de Vida. Uma abordagem qualitativa a modos de vida juvenis. Lisboa:
Ambar.

Opções
Página gerada em: 2024-05-09 às 22:11:28 Última actualização: 2010-07-19