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Seminário de Investigação e de Projeto
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2014/2015 - 1S
Código: |
LAIS208 |
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Sigla: |
SIP |
Áreas Científicas: |
Ciências Sociais, Matemática |
Ocorrência: 2014/2015 - 1S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
ANIM |
26 |
Plano de Estudos - 2014 |
2º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
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Fernando Miguel de Matos Vasconcelos Almeida | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Nesta UC pretendese que os alunos desenvolvam as seguintes competências:
Utiliza conhecimentos de várias áreas do saber na compreensão da complexidade dos contextos e processos
que regem a vida das comunidades, grupos e indivíduos; mobiliza teorias e metodologias na caracterização e
diagnóstico de situações e contextos de animação e intervenção sociocultural; domina e mobiliza
conhecimentos metodológicos na realização de projetos de investigação; desenha e desenvolve atividades de
investigação sobre os meios sociais e institucionais onde se realiza a animação e intervenção sociocultural;
comunica de forma eficaz, usando a Língua Portuguesa para fins académicos; gere eficazmente informação
relevante para a sua área académica e profissional; utiliza adequadamente as tecnologias da informação e
comunicação; organiza e planeia o trabalho pessoal.
Programa
Investigação e conhecimento científico.
A produção do conhecimento científico: das questões de investigação à produção de novos conhecimentos.
Construção teórica e trabalho empírico: o lugar dos métodos e das técnicas de investigação; investigação e
prática social.
Os métodos de investigação: opções metodológicas e técnicas de investigação; a metodologia do trabalho de
Projeto e a InvestigaçãoAcão.
Estudo de algumas técnicas de investigação: Análise de conteúdo; Histórias de vida; Inquéritos por
questionário e por entrevista; Trabalho de campo e observação participante; Experimentação e design
experimental.
As Etapas do processo de investigação.
Algumas noções de estatística: a formalização de conceitos; as técnicas de amostragem; escalas e medidas estatísticas; a apresentação dos resultados; medidas estatísticas; utilização de programas informáticos de
análise estatística.
Métodos de Ensino
Prevêemse os seguintes processos de trabalho: sessões presenciais de enquadramento teórico e
metodológico (Seminários); Discussão orientada sobre temas; Análise e interpretação colectiva de
informações de carácter teórico e empírico; Comunicação oral dos resultados de diferentes actividades;
estudo individual baseado na leitura e compreensão de textos; comunicação com o professor e colegas por
email; utilização das páginas da disciplina na Internet e do Moodle; realização de tarefas em suporte digital e
com recurso a produtos multimédia; realização de um pequeno projecto de investigação em grupo; realização
de um teste referente aos conteúdos; acompanhamento tutorial dos grupos de trabalho.
O teste contribuirá em 40% para a classificação final; o trabalho de grupo (Projeto) com 50% e a participação
nas atividades letivas com 10%.
Modo de Avaliação
Bibliografia
Bibliografia:
ALMEIDA, João Ferreira de A investigação nas ciências sociais. 4ª edição, Lisboa: Presença, 1990.
BELL, Judith – Como realizar um projecto de investigação. Lisboa: Gradiva, 1997. 212 p.
CLEGG, Frances Estatística para todos. Lisboa: Gradiva, 1990. 265 p. ISBN 9726624118.
FODDY, William Como Perguntar: Teoria e prática da construção de perguntas em entrevistas e questionários.
Oeiras: Celta Editora, 1996, 228 p. ISBN 9728027540
GHIGLIONE, Rodolphe e MATALON, Benjamin O inquérito: teoria e prática. Oeiras: Celta. 1992.
NUNES, Adérito S. Questões preliminares sobre as Ciências Sociais. Lisboa, Editorial Presença /GIS, 1977.
159 p.
PINTO, José Madureira & SILVA, Augusto Santos Metodologia das Ciências Sociais. Porto: Edições
Afrontamento, 1986. Biblioteca das Ciências do Homem.
QUIVY, Raymond e CAMPENHOUDT, Luc van Manual de investigação em ciências sociais. Lisboa: Gradiva,
1992.
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