This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > OP00022
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Tecnologias e Comunicação

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2014/2015 - 2S

Código: OP00022    Sigla: TC
Áreas Científicas: Tecnologias de Informação e Comunicação

Ocorrência: 2014/2015 - 2S

Secção: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
CS 30 Plano de Estudos a partir de 2014 5,0 60 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4,6

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,60
João Vítor Torres   4,60


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Mário Barroso BaíaResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Selecionar as ferramentas adequadas, de acordo com os usos pretendidos no âmbito de um projeto;
Promover um uso adequado das principais aplicações das TIC na seleção, organização, tratamento e
apresentação de dados;
Melhorar a capacidade de comunicar com uma audiência, com recurso a suportes tecnológicos diversificados;
Desenvolver a capacidade de comunicar usando diferentes ferramentas de comunicação síncrona e
assíncrona;
Trabalhar colaborativamente para a conceção e desenvolvimento de projetos, utilizando plataformas de
comunicação a distância;
Conhecer as potencialidades, limitações e implicações das TIC, de modo a desenvolver uma visão crítica do
seu uso;
Acompanhar os desenvolvimentos recentes das TIC, nomeadamente os ambientes emergentes na Web 2.0,
facilitadores dos processos de publicação e comunicação;
Desenvolver a capacidade de refletir sobre questões éticas da Internet;
Conhecer e desenvolver preocupações de segurança com o uso da Internet.

Programa

Literacia de informação. O acesso à informação. A seleção e avaliação da informação e o seu uso. Segurança e
ética na Internet. Hipertexto e hipermédia.
Projeto e trabalho de projeto. As tecnologias como um recurso fundamental no trabalho de projeto. Ferramentas
de trabalho e de comunicação: integração e articulação. Recolha, organização, tratamento e apresentação de
informação de carácter qualitativo e quantitativo.
Plataformas colaborativas, redes e comunidades de aprendizagem. Ambientes construtivistas de
aprendizagem. Características e funcionalidades das plataformas de gestão de aprendizagem. Características
das comunidades de prática. Redes sociais.
Potencialidades das ferramentas da Web 2.0. Ferramentas de social bookmarking, pendrives e weblogs. A
tecnologia RSS.
Portefólios digitais. Do conceito de portefólio ao portefólio digital. Formas de organização de materiais num
portefólio digital


Métodos de Ensino

Os processos de trabalho compreendem: (a) realização de tarefas práticas de aprofundamento de aspetos
relevantes das ferramentas de uso genérico; (b) pesquisa de informação em fontes diversificadas,
nomeadamente na Internet; (c) recolha de dados e sua organização, tratamento e apresentação; (d) elaboração
de um projeto integrador das tecnologias sobre uma temática relevante; (e) leitura e discussão de temas
associados à utilização de recursos digitais no quotidiano; (f) apresentação de projetos com recurso a
ferramentas informáticas apropriadas; (g) utilização de ferramentas de comunicação e de plataformas de
gestão de conteúdos para publicação de informação e colaboração.
A avaliação sumativa resulta da combinação de três componentes: (i) a resolução das tarefas práticas e a
participação nos debates (20%); (ii) uma apresentação em suporte digital de um projeto integrador das TIC,
apoiada numa reflexão teórica escrita (45%); (iii) a elaboração de um portefólio digital (35%)

Modo de Avaliação

Bibliografia

Bibliografia:
Cardoso, G. (2006). Os Media na Sociedade em Rede. Lisboa: Fundação Calouste
Gulbenkian.
Capucha, L. (2008). Planeamento e Avaliação de Projetos ­ Guião prático. Lisboa: DGIDC ­ Ministério da
Educação.
Castells, M. (2004). A galáxia Internet: Reflexões sobre Internet, negócios e sociedade. Lisboa: Fundação
Calouste Gulbenkian.
CNE (2002). Redes de Aprendizagem, Redes de Conhecimento. Lisboa: Conselho Nacional de Educação.
Dias, P. (2001). Comunidades de conhecimento e aprendizagem colaborativa. In Redes de aprendizagem, redes de conhecimento (pp. 85­93). Lisboa: Conselho Nacional de Educação.
Patrão, C. & Figueiredo, A. D. (2011). Realizing McLuhan’s Dream in 21st Century classroom. In M. Ciastellardi,
C. M. Almeida, & C. A. Scolari (Eds.). Proceedings McLuhan Galaxi Conference: Understanding Media, Today.
Barcelona, May 23­25, pp. 181­189.
Ponte, C., Jorge, A., Simões, J. A. & Cardoso, D. (2012). Crianças e Internet em Portugal. Coimbra: Editorial
Minerva.

Opções
Página gerada em: 2024-04-26 às 14:49:01 Última actualização: 2010-07-19