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Avaliação em Necessidades Educativas Especiais no Domínio Cognitivo
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2014/2015 - 1S
Código: |
PG_EE04 |
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Sigla: |
ANEDC |
Ocorrência: 2014/2015 - 1S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
PG_EE |
20 |
Plano de estudos_14 |
1º |
5,0 |
20 |
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Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
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Ana Francisca da Silva Moura | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Esta unidade curricular propõe desenvolver no estudante conhecimentos, aptidões e competências que lhe permitam avaliar crianças/jovens com Necessidades Educativas Especiais (NEE), com enfoque no domínio cognitivo, a saber: défices intelectuais, perturbação do espectro do autismo, perturbação de hiperatividade com défice de atenção, perturbações específicas da aprendizagem (leitura, escrita, matemática), sobredotação e altas habilidades. Pretende ainda levar o estudante a reconhecer a avaliação como um processo indispensável à caracterização das capacidades e do nível de desempenho das crianças/jovens com NEE e como ponto de partida para a definição de medidas de intervenção.
No final desta unidade curricular o estudante será capaz de: a) Delimitar os conceitos de Dificuldades de Aprendizagem e NEE; b) Caracterizar as NEE com enfoque no domínio cognitivo (critérios de diagnóstico, graus, fatores predisponentes, prevalência, desenvolvimento e evolução); c) Enumerar os principais métodos e instrumentos de avaliação nos processos de referenciação e avaliação; d) Selecionar métodos e instrumentos de avaliação adequados aos objetivos; e) Planificar o processo de recolha de informação; f) Avaliar a criança/jovem; g) Analisar e enquadrar as informações recolhidas para posterior processo de intervenção educativa; e h) Reconhecer o valor e a importância do trabalho desenvolvido no contexto de equipas colaborativas e de relações interinstitucionais no âmbito das NEE.
Programa
1. Dificuldades de Aprendizagem e Necessidades Educativas Especiais (NEE)
2. Caracterização das NEE com enfoque no domínio cognitivo
2.1. Défices intelectuais
2.1.1. Défice intelectual (Perturbação do desenvolvimento intelectual)
2.1.2. Perturbação global do desenvolvimento
2.1.3. Défice intelectual sem outra especificação
2.2. Perturbação do espectro do autismo
2.3. Perturbação de hiperatividade com défice de atenção
2.3.1. Perturbação de hiperatividade com défice de atenção
2.3.2. Perturbação de hiperatividade com défice de atenção com outra especificação
2.3.3. Perturbação de hiperatividade com défice de atenção sem outra especificação
2.4. Perturbações específicas da aprendizagem
2.4.1. Na leitura
2.4.2. Na escrita
2.4.3. Na matemática
2.5. Sobredotação e altas habilidades
3. Métodos e instrumentos de avaliação nas NEE no domínio cognitivo
Métodos de Ensino
Os conteúdos programáticos serão tratados numa alternância entre momentos mais teóricos e momentos mais práticos.
Nos momentos mais teóricos recorre-se, por um lado, ao método interrogativo, interpelando os estudantes com questões que procuram introduzir e gerar interesse no grupo pelo tema a abordar e proporcionar a sua participação e, por outro, ao método expositivo, apoiado na apresentação de diapositivos que procuram sintetizar os aspetos-chave do tema/conteúdo explorado. Sempre que possível, os temas mais polémicos ou geradores de maior interesse no grupo são propostos para debate no sentido de desenvolver o sentido crítico relativamente aos temas/conteúdos em estudo.
Nos momentos mais práticos recorre-se a metodologias mais dinâmicas, eminentemente do tipo demonstrativo e ativo. Esta componente das aulas é caraterizada por uma forte interação entre professor e estudantes para desenvolver os conhecimentos, as aptidões e as competências que lhe permitam avaliar as crianças/jovens com NEE com enfoque no domínio cognitivo. Neste contexto, o objetivo central dos momentos mais práticos das aulas é o confronto com vários exemplos de situações/casos práticos para, por um lado, facilitar a compreensão das NEE em estudo e sua avaliação no contexto de equipas colaborativas e, por outro, contribuir para a consolidação dos conhecimentos e treino das aptidões e competências em causa.
Modo de Avaliação
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