|
Teoria e Gestão do Currículo
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2015/2016 - 2S
Código: |
EDB20045 |
|
Sigla: |
TGC |
Áreas Científicas: |
Didáticas Específicas |
Ocorrência: 2015/2016 - 2S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
LEB |
45 |
Plano de Estudos 2015_16 |
2º |
4,0 |
48 |
108,0 |
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Com esta Unidade Curricular pretende-se fornecer informação atualizada sobre currículo em educação, nomeadamente no que respeita à adoção de modelos de intervenção educativa.
Programa
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Pretende-se que os estudantes consigam:
- Identificar e caracterizar as componentes de um currículo.
- Mobilizar dados da literatura científica e técnica sobre currículos e programas.
- Analisar as origens e os fundamentos teóricos dos modelos de organização curricular desde a creche.
- Identificar diferentes modelos de organização curricular e aprecia as suas potencialidades e limitações.
- Reconhecer o papel do educador/professor na gestão do currículo.
Conteúdos Programáticos
Os conteúdos programáticos desta UC focalizam-se na informação atualizada sobre a construção do currículo desde a creche ao 2º ciclo do ensino básico, nomeadamente no que respeita à adoção de modelos de intervenção educativa para o desenvolvimento das crianças. A UC centra-se, assim, nos seguintes conteúdos programáticos:
- Conceito de currículo
- Educador/professor como gestor currículo
- Escolas aprendentes
- Modelos curriculares em educação: fundamentos teóricos e modos de organização
Modo de Avaliação
|
|