|
Psicologia do Desenvolvimento Humano
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2015/2016 - 1S
Código: |
AF03 |
|
Sigla: |
PDH |
Áreas Científicas: |
Psicologia |
Ocorrência: 2015/2016 - 1S
Cursos
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
---|
Luísa Manuela da Costa Ramos de Carvalho | Responsável |
|
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Identificar os processos de desenvolvimento humano ao longo do ciclo de vida.Caraterizar os padrões de desenvolvimento, físico, cognitivo e psicossocial da infância e juventude aplicando conceitos, teorias assim como os resultados mais recentes da investigação em psicologia para compreender e intervir junto das crianças e jovens, das suas famílias e/ou das instituições que as enquadram;Caraterizar os padrões de desenvolvimento, físico, cognitivo e psicossocial da idade adulta intermédia e tardia para compreender e intervir junto da população adulta e idosa seja em contexto familiar ou institucional. - Identificar semelhanças e diferenças entre crianças, jovens e adultos de diferentes origens e perspectivas culturais relativamente ao modo como controem a sua identidade e projectos de vida. Identificar o seu próprio comportamento e o das outras pessoas de forma a reflectir sobre as suas experiências e encontrar significado numa perspectiva demelhoramento da seu desempenho profissional.
Programa
Ponto 1 – Desenvolvimento humano como campo em constante evolução. O estudo do ciclo de vida desde os seus primórdios com a formação de uma nova vida até à morte. Perturbações do desenvolvimento. Diversidade cultura, influências e contextos do desenvolvimento humano. Perspetivas teóricas e métodos de pesquisa. Ponto 2 - A abordagem da psicologia social ao desenvolvimento humano. Tradições no estudo do desenvolvimento humano. Estereótipos sociais ligados às diferentes fases do desenvolvimento humano. Ponto 3 – O desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial na primeira e a segunda infância. O desenvolvimento nos primeiros anos de vida e a relevância da família. Ponto 4 - O desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial na idade adulta intermédia e tardia. Desafios do casamento e da parentalidade. Conciliação da vida familiar e relação com o mundo do trabalho. A reforma e projecto de vida. Ocupação de tempos livres e lazer na velhice. Formas de lidar com a morte e o sentimento de perda.
Modo de Avaliação
|
|