This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > CS100002
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Artes Performativas

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2015/2016 - 1S

Código: CS100002    Sigla: AP
Áreas Científicas: Ciências da Comunicação

Ocorrência: 2015/2016 - 1S

Secção: Artes

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
CS 40 Plano de Estudos a partir de 2014 5,0 60 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Lídia Marôpo   4,00


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Lídia Soraya Barreto MarôpoResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Ao final da UC os alunos deverão estar aptos a:

- Dominar os conceitos basilares das artes performativas.
- Identificar e perceber a dimensão performativa na vida quotidiana.
- Compreender o papel do indivíduo enquanto ator social nos contextos de intervenção social e profissional.

Programa

1. Artes performativas e performance social
Os estudos da performance
‘É’ performance vs. ‘como’ performance
Os tipos de performance
As funções da performance

2. O mundo é um palco: a performance na vida quotidiana
A representação e o espetáculo como dimensões estruturantes da vida quotidiana
Os rituais
A política como espetáculo
O espetáculo da comunicação

3. O indivíduo enquanto ator social
Atores e papéis sociais
Sujeito e representação
A arte de administrar impressões


Métodos de Ensino

A disciplina é lecionada com base no equilíbrio entre aulas teórico-expositivas e participativas. Com inspiração na metodologia Problem Based Learning, serão feitos estudos de caso sobre os temas abordados e serão solicitadas leituras, apresentações e reflexões por parte dos alunos (individuais e em grupo) como forma de tornar o processo de aprendizagem interativo.

Modo de Avaliação

Obtenção de Frequência

A modo de avaliação inclui trabalhos individuais e em grupo (50%) e um teste (50%).

Bibliografia

Bibliografia Básica:

Burke, P (1992). O Mundo como Teatro – Estudos de Antropologia Histórica. Lisboa: Difel.
Debord, G. (1972). A Sociedade do Espetáculo. Lisboa: Afrodite.
Goffman, E (1993). A Apresentação do Eu na Vida de Todos os Dias. Lisboa: Relógio D’Água.
Monteiro, P.F (2010). Drama e Comunicação. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.
Schechner, R (2013). Performance Studies: An Introduction. Londres e Nova Iorque: Routledge.
Schechner, R (2003). Performance Theory. Londres e Nova Iorque: Routledge.

Opções
Página gerada em: 2024-04-19 às 09:36:42 Última actualização: 2010-07-19