|
Atualidade nos Media
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2015/2016 - 1S
Código: |
CS100007 |
|
Sigla: |
AM |
Áreas Científicas: |
Ciências da Comunicação |
Ocorrência: 2015/2016 - 1S
Cursos
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
---|
Lídia Soraya Barreto Marôpo | Responsável |
|
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Ao final da UC os alunos devem estar aptos a:
- Perceber o processo de construção da agenda noticiosa
- Compreender os diversos factores que condicionam o exercício do jornalismo
- Identificar as rotinas profissionais dos jornalistas
- Analisar criticamente os critérios que determinam a noticiabilidades dos acontecimentos
- Avaliar a relação entre jornalistas e fontes de informação
- Reconhecer as especificidades da linguagem jornalística
- Utilizar técnicas básicas para a escrita jornalística
Programa
1. A agenda noticiosa
A relação entre as agendas política, pública e mediática
Os constrangimentos que condicionam o funcionamento do campo jornalístico
Rotinas profissionais dos jornalistas
Critérios de noticiabilidade: os valores-notícia
Jornalistas e fontes de informação
Os tipos de acontecimentos
2. A linguagem jornalística
A notícia como narrativa
Jornalismo e as esferas do consenso, do desvio e da controvérsia
Jornalismo de referência vs. Jornalismo popular
A polémica da objetividade no jornalismo
Informação vs. Opinião
Enquadramento noticioso
Hard news e soft news
3. A escrita jornalística
Elementos básicos da notícia: lead, técnica da pirâmide invertida, título.
Busca de dados e informações
Técnicas de entrevista
Exercícios de produção de notícias.
Métodos de Ensino
A disciplina é lecionada com base no equilíbrio entre aulas teórico-expositivas e participativas. Com inspiração na metodologia Problem Based Learning, serão feitos estudos de caso sobre os temas abordados e serão solicitadas leituras, apresentações e reflexões por parte dos alunos (individuais e em grupo) como forma de tornar o processo de aprendizagem interativo.
O modo de avaliação inclui a participação e assiduidade durante o semestre (10%), um teste de avaliação de conhecimentos (45%) e diversos trabalhos individuais e em grupo (45%).
Modo de Avaliação
Bibliografia
Bibliografia Básica
Correia, J. C. (2011). O admirável mundo das notícias. Covilhã: Labcom.
Fontcuberta, M. de (1999). A notícia: pistas para compreender o mundo. Lisboa: Editorial Notícias.
Kovach, B. e Rosenstiel, T. (2004). Os elementos do jornalismo: o que os profissionais do jornalismo devem saber e o público exigir. Porto: Porto Editora.
López, M. (1995). Como se fabrican las noticias: fuentes, selección y planificación. Barcelona: Paidós.
Marôpo, L. (2008). A Construção da Agenda Mediática da Infância. Lisboa: Livros Horizonte.
Marôpo, L. (2013). Jornalismo e direitos da criança: conflitos e oportunidades em Portugal e no Brasil. Coimbra: MinervaCoimbra.
Ricardo, D. (2010). Ainda Bem que me Pergunta. Manual de Escrita Jornalística. Lisboa: Casa das Letras.
Sousa, J. P. (2000). As notícias e os seus efeitos. Coimbra: MinervaCoimbra.
Sousa, J. P. (2006). Elementos de Teoria e Pesquisa da Comunicação e dos Media. Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa.
Traquina, N. (2002). O que é jornalismo. Lisboa: Quimera.
|
|