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Comunicação Empresarial

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2015/2016 - 2S

Código: CS100009    Sigla: CE
Áreas Científicas: Ciências da Comunicação

Ocorrência: 2015/2016 - 2S

Secção: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
CS 51 Plano de Estudos a partir de 2014 5,0 60 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Alcina Dourado   4,00


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Maria Alcina Velho Dourado da SilvaResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

EM ACTUALIZAÇÃO

Independentemente dos objetivos que as instituições persigam, os futuros profissionais devem conhecer as
condições básicas do seu funcionamento, enquadrando a atividade empresarial /comunicativa em contextos globais relacionados com a atual sociedade de consumo de produtos/imagens.
Esta unidade curricular (UC) pretende contribuir para alargar os conhecimentos no domínio da comunicação
empresarial (CE), facilitando a integração dos estudantes em contexto laboral de futuros jornalistas e técnicos
de comunicação (Com.).
Pretende munir os estudantes dos conceitos e instrumentos básicos para o exercício de atividades específicas
em Marketing (MKT) com uma componente aprofundada na CE.
Do vasto leque de competências específicas que o estudante deve atingir no final da frequência desta UC
destacam­-se os conhecimentos técnicos em organizações com e sem fins lucrativos, funções, características, fases de desenvolvimento, intervenientes, técnicas e condições de utilização.

Programa

1. Introdução e evolução histórica da CE
2. Conceito de gestão de Mkt (conceito, conceitos de gestão, mkt estratégico e mkt­mix)
3. Meio envolvente de Mkt (análise do microambiente, análise do macro ambiente, Análise SWOT)
4. Análise do comportamento e processo de compra e consumo
5. Gestão da comunicação (Com) de Mkt: funções, alvos e objectivos da Com., estratégias de Com., Plano de
Com. e elementos básicos da construção da Imagem Corporativa, Mix de Com. ­ publicidade, relações públicas,
promoção de vendas, merchandising, mkt direto e venda pessoal (conceitos fundamentais, funções e
objectivos)
6. Ferramentas da Com. Empresarial: suas especificidades, objectivos, alvos, públicos, actividades, principais
técnicas, estratégias, definições e conceitos fundamentais ­ destaque para as Campanhas Publicitárias, os
Mass media, ferramentas de Com. de Mkt, Patrocínio e Mecenato.
7. Tendências de Com. com os públicos
8. Limites éticos e legais em CE

Palavras Chave

Ciências sociais > Ciências da comunicação > Ciências da comunicação

Ciências sociais > Ciências da comunicação > Comunicação empresarial


Métodos de Ensino

Temáticas a abordar organizadas por conceitos e ferramentas num enfoque maioritariamente teórico­prático
com ênfase em métodos activos.Sessões centradas na discussão em plenário e/ou pequenos grupos,
realização de exercícios, leitura, análise, interpretação e discussão de textos sobre elementos de com.,
elaboração e apresentação de textos, incluindo comentários críticos, apresentação e discussão de
trabalhos.Emprego dos métodos da descoberta com apresentação de problemas, debate, trabalho autónomo,
com destaque para o recurso a estudos de caso, que podem implicar o visionamento de materiais de diversa
índole.Recurso à aprendizagem em B­Learning através de plataforma de ensino a distância.No que respeita à
avaliação, pretende­se auscultar o nível de aprendizagem atingido quer a nível individual através da realização
de prova escrita quer a nível grupal pela elaboração e apresentação em seminário de um trabalho de grupo em
que se aplicam os conhecimentos adquiridos em contexto real

Modo de Avaliação

Obtenção de Frequência

O trabalho desenvolvido na UC será objecto de avaliação contínua e sumativa implicando:
A) Uma prova de avaliação escrita, individual – 40% da nota;
B) Um trabalho de grupo – 40% da nota, com realização e entrega em data a definir segundo calendário próprio.
C) Presença e participação nos dois modelos de trabalho adoptados: sessões lectivas presenciais e em plataforma de ensino a distância através da realização de exercícios práticos para cada ponto do programa – 20% da nota.
Nota mínima de 6 valores para qualquer dos elementos de avaliação.
Para obter avaliação à componente c) o aluno deve frequentar um mínimo de 70% de aulas presenciais, exceto se for trabalhador-estudante, aluno Erasmus, repetente e/ou abrangido por outros estatutos especiais - neste caso deve informar o docente quanto à sua situação nos primeiros 15 dias de atividade letiva. Os alunos trabalhadores-estudantes ou abrangidos por outros estatutos reconhecidos na ESE/IPS que desejem usufruir do seu estatuto ficam dispensados da nota de participação nas aulas e os 20% serão englobados na nota da prova de avaliação escrita. Esta opção deverá ser comunicada por escrito previamente ao docente.

Cálculo da
Classificação Final

Em avaliação contínua a nota final de cada aluno corresponde ao resultado do cálculo de acordo com a percentagem atribuída a cada momento de avaliação: nota final = (A*40%)+(B*40%)+(C*20%), em que: A corresponde a 1 teste individual; B corresponde a 1 trabalho de grupo; C corresponde a presença e participação nas aulas ou Moodle. No caso dos alunos abrangido por estatutos, a fórmula corresponde a: nota final = (A*50%)+(B*50%), em que: A corresponde a 1 teste individual; B corresponde a 1 trabalho de grupo.

Avaliação Especial
(TE, DA, ...)

Espera-se que os trabalhadores-estudantes e situações equivalentes que os impossibilitem de estar presentes nas sessões letivas em sala de aula deem conhecimento do seu estatuto à docente e secretaria ao longo dos primeiros quinze dias letivos. Nestes casos, a assiduidade e participação na plataforma de ensino a distância é fundamental. Qualquer alteração deve ser comunicada atempadamente por escrito. Só serão considerados os casos patentes no portal da ESE devidamente justificados de acordo com as normas em vigor.

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  64
  Total: 64

Bibliografia Principal

Caetano, Joaquim, Rasquilha, Luís ;Gestão da comunicação, Quimera, 2005
Lendrevie, Jacques, Lindon, Denis, Dionísio, Pedro, Rodrigues, Vicente;Mercator XXI, Teoria e Prática do Marketing, Publicações D. Quixote, 2008 (ou versãomais recente)

Bibliografia complementar e documentação de apoio: poderá ser disponibilizada ao longo da leccionação da disciplina nas aulas, junto dos serviços de papelaria da Escola e/ou através da plataforma de ensino a distância da ESE.

Observações

O Programa completo e definitivo deverá estar disponível na plataforma Moodle e no item 'Conteúdos' da UC no Portal da ESE findos os primeiros 15 dias de actividade lectiva para consulta integral, altura a partir da qual passa a versão definitiva para o actual ano lectivo.
Nesta plataforma de ensino a distância serão também disponibilizadas as informações necessárias ao cabal desenvolvimento da Unidade Curricular (UC), incluindo sumários.
Os alunos interessados em aceder devem validar a sua inscrição nesta UC directamente na página da UC em http://moodle.ese.ips.pt/
Se é utilizador autenticado e pretende aceder à versão integral do Programa, pode clicar em 'Conteúdos' na coluna da direita.
A actividade lectiva decorre de acordo com o horário semanal.

Opções
Página gerada em: 2024-05-05 às 04:50:04 Última actualização: 2010-07-19