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Pedagogia e Educação ao Longo da Vida
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2015/2016 - 1S
Código: |
LAIS204 |
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Sigla: |
PELV |
Áreas Científicas: |
Pedagogia |
Ocorrência: 2015/2016 - 1S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
ANIM |
27 |
Plano de Estudos - 2014 |
2º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
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Ana Luísa Rebelo de Oliveira Pires | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Compreender as principais características e tendências de evolução do actual contexto sócioeconómico e
profissional; compreender o papel da educação e da formação como motores de desenvolvimento pessoal,
social, profissional e económico, no âmbito do paradigma de Educação /Formação ao Longo da Vida; conhecer
o sistema de educação /formação em Portugal; compreender as razões de adequação do trabalho pedagógico de formação a públicos sociais heterogéneos, em função das necessidades e das especificidades; desenvolver estratégias de identificação de necessidades de formação, de concepção e dinamização de um projecto de
formação; compreender os processos de aprendizagem de adultos e identificar recursos e/constrangimentos
ao processo formativo; utilizar a avaliação como um processo ao serviço das aprendizagens, das acções e dos
projectos de formação.
Programa
1.Educação, formação e desenvolvimento. A aprendizagem ao longo da Vida.
2. O sistema de Educação /Formação em Portugal.
3. Aprendizagem e modelos pedagógicos
4. O projecto de formação (centrado no formando e organizado de forma sistémica)
5. Concepção, organização e implementação de um projecto de acção pedagógica
6. Metodologias e estratégias pedagógicas
7. Comunicação e animação de grupos
8. A avaliação pedagógica
Métodos de Ensino
A metodologia de trabalho pedagógico está centrada no trabalho do aluno e tem como objectivo a vivência e
experimentação de diferentes tipos de metodologias. O trabalho é orientado para a metodologia de projecto,
grupos de discussão, seminários e painéis. É dada uma particular atenção aos produtos construídos no
processo de formação, bem como à sua partilha com o grupo e divulgação. As sessões são organizadas de
forma a articular actividades de natureza teórica, teórico-prática e seminários.
Modo de Avaliação
Obtenção de Frequência
O trabalho desenvolvido na UC será objecto de: I) Avaliação contínua
Ou
II) Avaliação sumativa (exame final)
I) A avaliação contínua pressupõe assiduidade de frequência às aulas (o estudante terá que participar no mínimo em 2/3 das aulas). A avaliação contínua terá como base a concepção e apresentação de um projecto de formação, realizado em grupo. A avaliação será feita através da concepção de um projecto de formação, que integra a estratégia desenvolvida e os instrumentos ou materiais produzidos; inclui ainda uma reflexão final de natureza individual sobre as aprendizagens realizadas no âmbito da unidade curricular.
Cálculo da Classificação Final
Avaliação contínua: a classificação final de cada estudante terá por base — para além da sua participação qualificada nas dinâmicas propostas — a concepção e apresentação do projecto de formação ( projecto de acção pedagógica realizado ao longo do semestre).
Avaliação sumativa: a classificação será atribuída através de um exame final (100%).
Bibliografia
Bibliografia:
Ambrósio, T. (2001) Novas Concepções dos sistemas educativos. Tendências actuais de mudança
organizacional e da política de educação. In Educação e Desenvolvimento. UIED, Lisboa
Canário, R. (2008) Educação de Adultos. Um campo e uma problemática. Educa, Lisboa
Canário, R. e Cabrito, B., orgs, (2005) Educação e Formação de Adultos. Mutações e convergências. Educa,
Lisboa
D’Hainaut, L. e Vasamillet, C. (1996), A formação integrada centrada no formando e organizada de forma
sistémica, Centro OIT, IEFP, Lisboa
D’Hainaut, L. e Vasamillet, C. (1996), Introdução à Avaliação – A problemática. Centro OIT, IEFP, Lisboa
Pires, A. L. (2005) Educação e Formação ao Longo da Vida: análise critica dos sistemas e dispositivos de
reconhecimento e validação de aprendizagens e de competências, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa
Rodrigues, A. e Esteves, M. (1993) A análise de necessidades na formação de professores. Porto
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