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Estágio em Educação de Infância II

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2015/2016 - 2S

Código: MPE10022    Sigla: EEI2
Áreas Científicas: Prática de Ensino Supervisionada

Ocorrência: 2015/2016 - 2S

Secção: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
MPE 17 Plano de Estudos_15_16 12,0 314 324,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 12

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 12,00
Ana Luísa Gaspar Costa   2,07
António Vasconcelos   2,07
Catarina Delgado   1,67
Filipe Fialho   2,60
Maria Teresa Elvas de Matos   3,33


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Ângela Maria Gomes Teles de Matos Cremon de LemosResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Este estágio desenvolve-se em contexto de jardim-de-infância, assumindo-se como fundamental para o exercício da profissão de um(a) educador(a) de infância, o desenvolvimento de competências fundamentais à ação educativa (Ser, Saber-ser, Saber-fazer) promotoras de um comprometimento com a profissão, da construção de sentido e de referências que fundamentem a sua prática. Estas competências são imprescindíveis para a construção do conhecimento das dinâmicas do contexto educativo para a segunda infância, bem como para a apropriação do conhecimento sobre os processos de desenvolvimento /aprendizagem das crianças entre os três e os seis anos de idade.

Pretende-se que os estudantes desenvolvam a capacidade de análise integrada e holística dos fenómenos pedagógicos, procurando-se estabelecer relações e articulações com outros domínios do saber, outras experiências e respostas com relevância no campo da Pedagogia da Infância, ao mesmo tempo que se pretende que os estudantes compreendam e incorporem a função do educador de infância e a sua importância como pessoas capazes de corresponder às necessidades das crianças e às expectativas das famílias.
Pretende-se criar espaços de formação em contexto de estágio e em situações de reflexão quer nas sessões de reflexão cooperada no estágio, quer nas sessões presenciais na ESE/IPS, que permitam que cada estudante desenvolva competências nas diferentes áreas transversais da intervenção pedagógica.

Programa

Os conteúdos programáticos desta UC estão organizados em torno de áreas transversais ao agir do educador de infância em contexto de jardim-de-infância, nomeadamente:

- A identidade do educador de infância no desempenho das suas funções em instituições com diferentes regimes jurídicos (Agrupamentos de escolas e Instituições Privadas com e sem fins lucrativos).

- A intervenção pedagógica do educador no jardim-de-infância: pensar, construir e agir integrando os múltiplos saberes das áreas científicas que informam as práticas pedagógicas.

- Problematização da intervenção pedagógica numa perspetiva investigativa.


Os conteúdos programáticos da UC correspondem aos instrumentos necessários à intervenção de um educador de infância. Procura-se que os estudantes compreendam que a especificidade da intervenção pedagógica de um educador de infância no contexto da educação pré-escolar.

Os objetivos articulam-se com os conteúdos programáticos estabelecidos na medida em que permitem que os estudantes aprendem a profissão do educador de infância através dos múltiplos saberes das áreas científicas que informam as práticas pedagógicas.

Através das suas experiências em contextos reais, os estudantes, desenvolvem as suas competências pré-profissionais e discutem-nas com os profissionais em exercício, integrando e articulando as diferentes áreas dos saberes ao longo da sua intervenção.


Métodos de Ensino

As metodologias centram-se em sessões de análise e interpretação dos contextos e das situações pedagógicas, promovendo a reflexão sobre a intervenção pedagógica, num modelo de alternância instituições cooperantes - ESE. Ao longo do estágio, o docente orientador faz visitas de apoio e de acompanhamento dos estudantes (no mínimo duas).

Espera-se que cada estudante esteja no mínimo em 75% das sessões presenciais e que analise e discuta as situações dilemáticas; execute os produtos de avaliação em estreita relação com o orientador cooperante e o docente que apoia e acompanha o seu estágio.

Modo de Avaliação

Obtenção de Frequência

A avaliação da UC incide sobre a intervenção e desempenho em contexto de jardim-de-infância e as produções académicas realizadas ao longo do semestre, respeitando as seguintes ponderações:
(1) Avaliação da intervenção e desempenho do(a) estudante (direta e indireta) no contexto de jardim-de-infância (ver documento Orientador de Estágio e Parecer do(a) Educador(a) de Infância Cooperante) - 60%.

(2) Realização de reflexões temáticas e cooperadas; Planificação, intervenção e avaliação de uma semana (3 dias) no Jardim de Infância; Duas observações e sua reflexão/avaliação e Autoavaliação (ver documento orientador de produções académicas a desenvolver ao longo do estágio) – 40%.

A classificação é obtida numa escala de 0 a 20 valores.

Saliente-se que:
- um(a) estudante que tenha insuficiente na componente de intervenção e desempenho no estágio será considerado/a não aprovado/a;
- a entrega de todas as produções académicas é obrigatória;
- o(a) estudante poderá melhorar a sua classificação, em época de exame, desde que tenha sido aprovado na componente de intervenção e desempenho no estágio. A melhoria incide apenas na componente das produções académicas elaboradas e realiza-se através de uma prova oral.

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  192
  Total: 192
Opções
Página gerada em: 2024-04-19 às 17:26:58 Última actualização: 2010-07-19