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Ciência, Tecnologia e Sociedade
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2015/2016 - 2S
Código: |
OP00023 |
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Sigla: |
CTS |
Áreas Científicas: |
Ciências da Natureza |
Ocorrência: 2015/2016 - 2S
Cursos
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
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Maria Leonor da Graça Saraiva | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Revela uma atitude científica sobre a realidade.
Avalia o impacto da atividade tecnológica no ambiente e a necessidade de minimizar os prejuízos ambientais.
Identifica, recolhe e seleciona informação, reconhecendo a credibilidade das fontes.
Problematiza as interacções CTS.
Mobiliza dados da literatura científica e técnica.
Analisa os impactos sociais da C&Tna qualidade de vida dos indivíduos.
Integra os valores ecológicos e éticos no seu discurso.
Programa
1.Ciência, Tecnologia e problemas do quotidiano.
1.1 A natureza da Ciência e da Tecnologia: métodos e processos de trabalho investigativo.
1.2 Crises e controvérsias nas ciências físiconaturais: teoria geocêntrica ou heliocêntrica? Evolução ou
“fixismo”? A luz: onda ou partícula?
1.3 Interações CTS – questões ambientais; problemas da biomedicina; circulação da informação
2.Origens e evolução da ciência e tecnologia
2.1A fundação da ciência moderna – de Aristóteles a Newton
2.2A ciência contemporânea: novos procedimentos, novas descobertas e invenções
Métodos de Ensino
As aulas presenciais incluem exposição teórica de temas, elaboração de atividades práticas sobre problemas
atuais relacionados com os assuntos indicados nos conteúdos programáticos e a participação em seminários
com especialistas para aprofundamento de temas pertinentes e do interesse dos alunos.
Estão previstas as seguintes situações de aprendizagem: a) Leitura e compreensão de textos e documentos
variados; b) Elaboração de resumos e comentários em foruns online; c) Discussão orientada de temas; d)
Análise de casos a partir das interações CTSA; e) Análise e argumentação sobre controvérsias científicas, em
seminário; f) Recolha, seleção e análise de dados e informação; g) Simulações com desempenho de papéis.
A avaliação é contínua e incide sobre os processos e produtos de trabalho dos estudantes. A classificação
será obtida pelos seguintes pesos relativos: teste 40%; trabalhos de grupo 40%; participação individual 20%.
Modo de Avaliação
Bibliografia
Bibliografia:
Allègre, C (2005). Um pouco de Ciência para todos. Lisboa: Gradiva
Carvalho, R. (1995). A Física no DiaaDia. Lisboa: Relógio d´Água.
Coutinho, A. (2005). Ora então, vamos à vida! In Lago, Teresa e outros (2005). Despertar para a Ciência. As
Conferências de 2003. Lisboa: Gradiva.
Rutherford, F. e Ahlgren, A. (1995). Ciência para Todos. Lisboa: Gradiva.
Santos, F. D. (2007). Que futuro? Ciência, tecnologia, desenvolvimento e ambiente. Lisboa: Gradiva.
Revistas (consulta através da bon):
Science
Nature
http://scientificamericam.com – revista online Scientific American
http://nasa.gov – sítio da NASA
http://kidshealth.org/kid/ questões de saúde
http://www.cienciaviva.pt/home/ site do Programa Ciência Viva
www.cienciahoje.p
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