This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > PA07
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Pré-produção Audiovisual

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2015/2016 - 1S

Código: PA07    Sigla: PPA
Áreas Científicas: Línguas e Literaturas Estrangeiras

Ocorrência: 2015/2016 - 1S

Secção: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
TSPPA 17 Plano de Estudos 2015_16 5,0 60 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Cátia Salgueiro   4,00


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Fernando Alberto Pinho AlvesResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

INTRODUÇÃO

Esta é uma Unidade Curricular tendencialmente prática e participativa, orientada para a discussão colectiva e para o desenvolvimento do espírito crítico e do saber fazer, num percurso gradual de aprendizagem das especificidades da linguagem audiovisual e da sua história.
Promove-se o reconhecimento e a experimentação das potencialidades formais e expressivas das imagens animadas em geral e do cinema em particular, focando as primeiras fases de criação de um projecto – através do visionamento e análise crítica de obras de diferentes géneros, formatos e modos de produção; da exploração de diferentes abordagens da escrita para o ecrã; do exercício de práticas de pesquisa; do estudo e aplicação de relações não-competitivas entre palavra e imagem; do desenvolvimento de argumentos pensados especificamente para universos expressivos que conjuguem imagem e som; do aprofundamento de processos projectuais e interdisciplinares; da manutenção de laços estreitos entre intenções e forma – potenciando as qualidades dos projectos, sejam elas poéticas, plásticas, cinematográficas, discursivas ou reflexivas e exercendo a capacidade de intensificarem uma relação com o mundo; e ainda através da procura de métodos e soluções de planificação e produção sensíveis e adequados, com vista à melhor gestão e consecução dos projectos.

OBJECTIVOS

Compreender as diversas fases de produção audiovisual (pré-produção, produção, pós-produção, divulgação e exibição);
Reconhecer as características principais da pré-produção audiovisual (investigação, escrita, planificação, gestão);
Compreender os direitos de autor e conexos;
Compreender as principais competências dos membros de equipas de trabalho em produção audiovisual;
Conceber argumentos para diversos géneros audiovisuais;
Planificar uma produção audiovisual, tendo em conta as especificidades do projeto e recorrendo a técnicas e tecnologias adequadas;
Realizar repérages para projetos audiovisuais e construir dossiers de pré-produção.

Programa

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

1. Escrita
- Ideia, pesquisa e desenvolvimento;
- Sinopse, caracterização de personagens e ambientes, argumento.

2. Planificação
- Guião literário, guião técnico, storyboard;
- Repérage.

3. Gestão
- Equipas e tarefas;
- Documentação de apoio logístico;
- Direitos de autor e conexos;
- Financiamentos e apoios.


Métodos de Ensino

MEDOTODOLOGIAS

a) Apresentação de conceitos e questões fundamentais para a compreensão da linguagem audiovisual, seguida de debates a partir de obras e referências diversas (poéticas, literárias, gráficas, cinematográficas e televisivas) convocadas e programadas de acordo com os conteúdos da U.C. e os objectivos de aprendizagem.
b) Desenvolvimento paralelo e acompanhado de exercícios graduais de escrita para o ecrã e planificação de argumentos (individuais ou colectivos, conforme os objectivos pretendidos).
c) Desenvolvimento de um projecto individual, mas realizado de forma participada e em equipa, que será acompanhado, apresentado e discutido ao longo das suas diferentes fases.

A(o)s estudantes terão acesso aos conhecimentos teóricos e técnicos essenciais para a criação, investigação e planificação de narrativas audiovisuais. As aulas contarão com exposições orais apoiadas em materiais diversos (textos, documentos visuais e audiovisuais complementares) e também com enunciados/propostas de trabalho, a desenvolver no decorrer das aulas e fora delas.
Embora sejam disponibilizados os textos e imagens recolhidos para apoio à realização dos exercícios, podem ser solicitadas às/aos estudantes pesquisas de material complementar para o desenvolvimento de propostas individuais e colectivas, a realizar no contexto da aula e fora dela.

No final de cada aula tem lugar um ponto de situação das propostas de trabalho e resolução dos exercícios, com indicação de prazos de entrega das versões revistas ou finais.

Modo de Avaliação

Obtenção de Frequência

A avaliação das UC rege-se pelo Regulamento de Frequência e Avaliação (RFA) da ESE/IPS, podendo ser contínua ou periódica, sempre com possibilidade de exame final, exceto a UC de Estágio.
Tendo em conta a especificidade da formação e a elevada percentagem de UC de formação técnica, a assiduidade dos estudantes rege-se por um mínimo de 75% de frequência às UC, excetuando-se os estudantes com estatuto especial (Artigo 24º do RFA).

A avaliação é contínua e tem em conta os seguintes elementos:
1. Participação nos debates e projectos desenvolvidos pelos colegas, e realização dos exercícios práticos de escrita desenvolvidos em aula [40%]
2. Elaboração faseada de um argumento para um projecto audiovisual [40%]
3. Apresentação de um dossier de produção adequado às características e estádio de desenvolvimento do projecto audiovisual [30%]

NOTAS:
Um documento específico sobre a avaliação será distribuído aos estudantes explicando as normas de elaboração e os prazos de entrega respeitantes a cada elemento de avaliação.

Os trabalhos apenas serão considerados entregues se recebidos presencialmente pela docente. Não serão aceites quaisquer trabalhos colocados no cacifo da docente ou enviados por e-mail.

Por cada dia de atraso na entrega de qualquer dos elementos de avaliação será descontado um valor na nota desse mesmo trabalho.

Aos trabalhos que recorram ao plágio total ou parcial será atribuída a classificação de zero valores.

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa)  Aulas  64
  Total: 64

Bibliografia Principal

AUMONT, Jacques;Les Théories des Cinéastes, Paris, Nathan/VUEF, 2004 [2002]
BRESSON, Robert;Notas Sobre o Cinematógrafo, Porto, Porto Editora, 2000 [1975]
CARRIÈRE, J.C., BONITZER, P.;Práctica del Guión Cinematográfico, Barcelona, Paidós, 1998 [1991]
COMPARATO, D.;Da Criação ao Guião: A Arte de Escrever para Cinema e Televisão, Lisboa, Pergaminho, 1998 [1993]
COUSINS, Mark, MACDONALD, Kevin;magining Reality, The Faber Book of Documentary, Londres, Faber&Faber, 1998
GARDIES, René. (org.);Compreender o Cinema e as Imagens, Lisboa, Texto&Grafia , 2015 [2006]
GUERRA, Tonino;Histórias para uma Noite de Calmaria, Lisboa, Assírio & Alvim, 2002
LOPES, Sandra;Manual Prático de Produção, Lisboa, Chiado Editora, 2014
MADDEN, Matt;99 Ways to Tell a Story: Exercices in Style, Nova Iorque, Chamberlain Bros., 2005
MARNER, Terence ST. John;A Realização Cinematográfica, Lisboa, Edições 70, 1999 [1980]
QUENEAU, Raymond;Exercícios de Estilo, Lisboa, Colibri, 2000 [1947]
SHEPARD, Sam;Crónicas Americanas, Lisboa, Difel, 2002
TARKOVSKI, Andrei;Esculpir o Tempo, São Paulo, Martins Fontes, 1998 [1986]

Observações

A(o)s estudantes regulares devem estar presentes em 75% das aulas, participar nas discussões e trabalhos em equipa, analisar os textos, documentos e obras de apoio apresentados, desenvolver os trabalhos propostos e apresentá-los nas datas definidas.

A(o)s trabalhadora(e)s estudantes devem negociar com a docente as condições particulares da sua avaliação durante as primeiras duas semanas do calendário lectivo.

Opções
Página gerada em: 2024-05-05 às 23:08:00 Última actualização: 2010-07-19