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Pré-produção Audiovisual
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2015/2016 - 1S
Código: |
PA07 |
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Sigla: |
PPA |
Áreas Científicas: |
Línguas e Literaturas Estrangeiras |
Ocorrência: 2015/2016 - 1S
Cursos
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
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Fernando Alberto Pinho Alves | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
INTRODUÇÃO
Esta é uma Unidade Curricular tendencialmente prática e participativa, orientada para a discussão colectiva e para o desenvolvimento do espírito crítico e do saber fazer, num percurso gradual de aprendizagem das especificidades da linguagem audiovisual e da sua história.
Promove-se o reconhecimento e a experimentação das potencialidades formais e expressivas das imagens animadas em geral e do cinema em particular, focando as primeiras fases de criação de um projecto – através do visionamento e análise crítica de obras de diferentes géneros, formatos e modos de produção; da exploração de diferentes abordagens da escrita para o ecrã; do exercício de práticas de pesquisa; do estudo e aplicação de relações não-competitivas entre palavra e imagem; do desenvolvimento de argumentos pensados especificamente para universos expressivos que conjuguem imagem e som; do aprofundamento de processos projectuais e interdisciplinares; da manutenção de laços estreitos entre intenções e forma – potenciando as qualidades dos projectos, sejam elas poéticas, plásticas, cinematográficas, discursivas ou reflexivas e exercendo a capacidade de intensificarem uma relação com o mundo; e ainda através da procura de métodos e soluções de planificação e produção sensíveis e adequados, com vista à melhor gestão e consecução dos projectos.
OBJECTIVOS
Compreender as diversas fases de produção audiovisual (pré-produção, produção, pós-produção, divulgação e exibição);
Reconhecer as características principais da pré-produção audiovisual (investigação, escrita, planificação, gestão);
Compreender os direitos de autor e conexos;
Compreender as principais competências dos membros de equipas de trabalho em produção audiovisual;
Conceber argumentos para diversos géneros audiovisuais;
Planificar uma produção audiovisual, tendo em conta as especificidades do projeto e recorrendo a técnicas e tecnologias adequadas;
Realizar repérages para projetos audiovisuais e construir dossiers de pré-produção.
Programa
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
1. Escrita
- Ideia, pesquisa e desenvolvimento;
- Sinopse, caracterização de personagens e ambientes, argumento.
2. Planificação
- Guião literário, guião técnico, storyboard;
- Repérage.
3. Gestão
- Equipas e tarefas;
- Documentação de apoio logístico;
- Direitos de autor e conexos;
- Financiamentos e apoios.
Métodos de Ensino
MEDOTODOLOGIAS
a) Apresentação de conceitos e questões fundamentais para a compreensão da linguagem audiovisual, seguida de debates a partir de obras e referências diversas (poéticas, literárias, gráficas, cinematográficas e televisivas) convocadas e programadas de acordo com os conteúdos da U.C. e os objectivos de aprendizagem.
b) Desenvolvimento paralelo e acompanhado de exercícios graduais de escrita para o ecrã e planificação de argumentos (individuais ou colectivos, conforme os objectivos pretendidos).
c) Desenvolvimento de um projecto individual, mas realizado de forma participada e em equipa, que será acompanhado, apresentado e discutido ao longo das suas diferentes fases.
A(o)s estudantes terão acesso aos conhecimentos teóricos e técnicos essenciais para a criação, investigação e planificação de narrativas audiovisuais. As aulas contarão com exposições orais apoiadas em materiais diversos (textos, documentos visuais e audiovisuais complementares) e também com enunciados/propostas de trabalho, a desenvolver no decorrer das aulas e fora delas.
Embora sejam disponibilizados os textos e imagens recolhidos para apoio à realização dos exercícios, podem ser solicitadas às/aos estudantes pesquisas de material complementar para o desenvolvimento de propostas individuais e colectivas, a realizar no contexto da aula e fora dela.
No final de cada aula tem lugar um ponto de situação das propostas de trabalho e resolução dos exercícios, com indicação de prazos de entrega das versões revistas ou finais.
Modo de Avaliação
Obtenção de Frequência
A avaliação das UC rege-se pelo Regulamento de Frequência e Avaliação (RFA) da ESE/IPS, podendo ser contínua ou periódica, sempre com possibilidade de exame final, exceto a UC de Estágio.
Tendo em conta a especificidade da formação e a elevada percentagem de UC de formação técnica, a assiduidade dos estudantes rege-se por um mínimo de 75% de frequência às UC, excetuando-se os estudantes com estatuto especial (Artigo 24º do RFA).
A avaliação é contínua e tem em conta os seguintes elementos:
1. Participação nos debates e projectos desenvolvidos pelos colegas, e realização dos exercícios práticos de escrita desenvolvidos em aula [40%]
2. Elaboração faseada de um argumento para um projecto audiovisual [40%]
3. Apresentação de um dossier de produção adequado às características e estádio de desenvolvimento do projecto audiovisual [30%]
NOTAS:
Um documento específico sobre a avaliação será distribuído aos estudantes explicando as normas de elaboração e os prazos de entrega respeitantes a cada elemento de avaliação.
Os trabalhos apenas serão considerados entregues se recebidos presencialmente pela docente. Não serão aceites quaisquer trabalhos colocados no cacifo da docente ou enviados por e-mail.
Por cada dia de atraso na entrega de qualquer dos elementos de avaliação será descontado um valor na nota desse mesmo trabalho.
Aos trabalhos que recorram ao plágio total ou parcial será atribuída a classificação de zero valores.
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Aulas |
64 |
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Total: |
64 |
Bibliografia Principal
AUMONT, Jacques;Les Théories des Cinéastes, Paris, Nathan/VUEF, 2004 [2002] |
BRESSON, Robert;Notas Sobre o Cinematógrafo, Porto, Porto Editora, 2000 [1975] |
CARRIÈRE, J.C., BONITZER, P.;Práctica del Guión Cinematográfico, Barcelona, Paidós, 1998 [1991] |
COMPARATO, D.;Da Criação ao Guião: A Arte de Escrever para Cinema e Televisão, Lisboa, Pergaminho, 1998 [1993] |
COUSINS, Mark, MACDONALD, Kevin;magining Reality, The Faber Book of Documentary, Londres, Faber&Faber, 1998 |
GARDIES, René. (org.);Compreender o Cinema e as Imagens, Lisboa, Texto&Grafia , 2015 [2006] |
GUERRA, Tonino;Histórias para uma Noite de Calmaria, Lisboa, Assírio & Alvim, 2002 |
LOPES, Sandra;Manual Prático de Produção, Lisboa, Chiado Editora, 2014 |
MADDEN, Matt;99 Ways to Tell a Story: Exercices in Style, Nova Iorque, Chamberlain Bros., 2005 |
MARNER, Terence ST. John;A Realização Cinematográfica, Lisboa, Edições 70, 1999 [1980] |
QUENEAU, Raymond;Exercícios de Estilo, Lisboa, Colibri, 2000 [1947] |
SHEPARD, Sam;Crónicas Americanas, Lisboa, Difel, 2002 |
TARKOVSKI, Andrei;Esculpir o Tempo, São Paulo, Martins Fontes, 1998 [1986] |
Observações
A(o)s estudantes regulares devem estar presentes em 75% das aulas, participar nas discussões e trabalhos em equipa, analisar os textos, documentos e obras de apoio apresentados, desenvolver os trabalhos propostos e apresentá-los nas datas definidas.
A(o)s trabalhadora(e)s estudantes devem negociar com a docente as condições particulares da sua avaliação durante as primeiras duas semanas do calendário lectivo.
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