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Seminário de Investigação e Projeto de Comunicação

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2016/2017 - 1S

Código: CS30025    Sigla: SIPC
Áreas Científicas: Ciências Sociais, Ciências da Comunicação
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
CS 41 Plano de Estudos a partir de 2014 6,0 72 162,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Ana Maria Pires PessoaResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,80
Alcina Dourado   0,23
Ana Maria Pessoa   3,24
Luís Santos   1,33

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Nesta UC pretendese
que os alunos desenvolvam as seguintes competências:
• Mobiliza conhecimentos de várias áreas do saber para a compreensão da complexidade das sociedades e dos
contextos e processos onde se inserem os fenómenos comunicacionais.
• Conhece e compreende os fenómenos e processos de comunicação nas suas múltiplas dimensões.
• Domina e mobiliza conhecimentos metodológicos na realização de projectos de investigação
• Desenvolve actividades de investigação no domínio da comunicação.
• Comunica de forma eficaz, usando a língua portuguesa para fins académicos.
• Gere eficazmente informação relevante para a sua área académica e profissional.
• Utiliza adequadamente as tecnologias da informação e comunicação.
• Organiza e planeia o trabalho pessoal.

Conteúdos programáticos

Os conteúdos a desenvolver na disciplina resultam das necessidades do enquadramento metodológico do trabalho a desenvolver pelos alunos e centram-se no seguinte:
Investigação e conhecimento científico
Características e produção do Conhecimento Científico
Construção teórica e trabalho empírico.
Investigação e prática social.
Os métodos de investigação
Estudos quantitativos vs Estudos qualitativos.
Opções metodológicas e técnicas de investigação.
A Metodologia do trabalho de Projecto e a InvestigaçãoAcção
As Etapas do processo de investigação
Identificação/formulação do problema
Revisão da literatura
Objetivos e formulação de hipóteses
Recolha, apresentação e análise de resultados
Algumas noções de estatística
Estatística descritiva e indutiva,
Medidas de tendência central, de dispersão, de concentração e medida das relações entre variáveis
Utilização de programas informáticos de análise estatística (SPSS)


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os conteúdos programáticos são os necessários para os estudantes desenvolverem competências de investigação seja qual for o tema tratado ou a metodologia. São de caracter geral com o objetivo de enquadrarem diferentes tipos de trabalho de investigação sejam de natureza qualitativa ou quantitativa. A introdução à estatística aparece nesta unidade curricular uma vez que é um ferramenta útil na investigação em Ciências Socias e não existe em nenhuma outra unidade curricular do curso. São também abordados os aspetos relacionados com a elaboração do relatório de uma investigação reforçando conhecimentos que os estudantes já dominam quando iniciam esta unidade curricular.

Metodologias de ensino

realizada pelos estudantes em cada ano letivo.
Os estudantes apresentarão as diferentes fases de desenvolvimento do seu projeto sendo uma oportunidade para se discutir em grande grupo limitações e dificuldades da elaboração de projetos de investigação.
Serão calendarizadas sessões de acompanhamento tutorial dos grupos de trabalho, que se constituirá numa modalidade muito significativa nos tempos de funcionamento desta UC.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As metodologias de ensino pretendem estimular os estudantes ao desenvolvimento de um projeto de investigação, alicerçado nas várias sessões de seminário. Assim, pretende-se
que através das fontes documentais e análise de trabalhos de investigação na área das ciências da comunicação, os mesmos se apropriem dos aspetos teóricos fundamentais desta área do saber.
As sessões de tutoria, individual e em pequenos grupos, assumem um papel fundamental na preparação e acompanhamento destes projetos de investigação.

Metodologia e provas de avaliação

A classificação final é composta por três partes:
teste escrito (20%)
apresentação do projeto de investigação, em grupo de 3/4 estudantes -70%
participação nas atividades presenciais -10%

Regime de assiduidade

Estudantes têm de participar em 50% das sessões de trabalho previstas.

Bibliografia

Albarello, L. (et al.) (1997) – Práticas e métodos de investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva.
Bell,J. (1994) Como realizar um projeto de investigação. Lisboa:
Coutinho, Clara Pereira (2011) – Metodologia de investigação em Ciências Sociais e Humanas: teoria e prática. Porto: Almedina.
Hennessy, B (2002) – Writing an essay: simple techniques to transform your corsework and examinations. Oxford: How to Books.
Pádua, Elisabete (2000) – Metodologias da pesquisa: abordagem teórico-prática. 6ª ed. Campinas S.P. (Brasil): Papirus.
Sousa, M J; Baptista, C S (2011) – Como fazer investigação, dissertações, teses e relatórios. Lisboa: Pactor.

Opções
Página gerada em: 2024-05-08 às 23:16:43 Última actualização: 2010-07-19