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Atividades de Academia I

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2016/2017 - 1S

Código: DESP11    Sigla: AAI
Áreas Científicas: Ciências do Desporto
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
DESP 37 Plano de Estudos_2016_17 5,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Ana de Fátima da Costa PereiraResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Ana de Fátima Costa Pereira   4,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Pretende-se com esta UC dotar os estudantes de conhecimentos sobre a anatomia e função do corpo humano, que permita a sua utilização em situações práticas no âmbito das atividades físicas e desportivas.
Conhecer o conceito de Fitness (Condição Física) e de Health & Fitness (Condição Física e
Saúde);
Conhecer o conceito da área do Health & Fitness;
Conhecer as componentes da condição física;
Conhecer as qualidades físicas;
Conhecer as componentes estruturais do treino associado a diferentes populações e contextos;
Conhecer as diversas actividades da área do Fitness e a sua relação com a condição física
Conhecer qual a estrutura de uma aula, desde a avaliação, controlo e progressão dos exercícios (com e sem materiais) na organização das sessões;
Conhecer os aspectos que caracterizam uma postura adequada em várias posições, conseguindo executá-la;
Conhecer qual o equipamento adequado para as aulas;
Conhecer quais os aspectos de higiene ligados à prática de actividade física;
Conhecer o tipo e as características das instituições de prática de actividades da área do
Fitness;
Conhecer o contexto socioprofissional da Condição Física e Saúde.

Conteúdos programáticos

1. História e evolução da atividade física de academia;
2. Conceito de Fitness (Condição Física) e de Health & Fitness (Condição Física e Saúde);
3. Área do Health & Fitness;
4. Componentes da condição física;
5. Componentes estruturais do treino;
6. Estrutura das aulas;
7. Equipamento;
8. Materiais;
9. Higiene;
10. Postura corporal;
11. Introdução às actividades de Fitness: relação com as componentes da condição física;
12. Step (intervenção pedagógica associada às aulas de grupo) e ginástica localizada: descrição e aplicação de exercícios localizados (membros superiores, inferiores, posteriores do tronco e ABS) com e sem uso de materiais (TRX, JUMP, FITBALL, barras, halteres, discos, material e abordagem do crosstraining - treino em circuito e em estações); promoção de um workshop de Hidroginástica;
13. Estratégias de avaliação (anamnese e avaliações físicas);
14. Estratégias de prescrição, controlo e progressão dos exercícios.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Atualmente as atividades de academia, estão em constante crescimento. É fundamental que um profissional do desporto desenvolva a capacidade de intervir em diferentes atividades e reconhecer as potencialidades das subáreas do fitness que contribuam para a sua atualização e desenvolvimento profissional. A necessidade de desenvolver competências ao nível da organização de uma sessão de treino, quer no que respeita à organização do plano de aula, quer no que respeita à sua adequada aplicação, é de extrema importância do desenvolvimento de uma reflexão crítica sobre as modalidades que vão surgindo no mercado de trabalho.

Metodologias de ensino

As sessões serão baseadas na vivência de atividades de fitness diversificadas, na observação, análise e realização das mesmas e na conceção, organização e dinamização de atividades.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Espera-se que cada aluno: (a) esteja presente em, pelo menos, 75% das aulas e participe na discussão das questões em análise, bem como nos trabalhos propostos; (b) execute os produtos de avaliação solicitados, evidenciando com clareza e rigor os conhecimentos adquiridos; (c) se envolva no estudo/preparação para as diferentes atividades de avaliação.
Componente de processo:
- Diversos tipos de tarefas e atividades integradas no desenvolvimento das aulas (resposta ao questionamento, empenhamento motor, grau de progressão nas aprendizagens, nível de destreza e performance motora) (60% - nota mínima 7.5 valores)
- Assiduidade e participação (10%)
Componente de produto:
-Produtos individuais ou em grupo a realizar durante o semestre, tais como, realização e apresentação de relatórios, trabalhos temáticos (20%: nota mínima 8 valores) e teste escrito (10%).

Metodologia e provas de avaliação

Somatório dos pontos escritos anteriormente.
Saliente-se que:
- um(a)/a estudante que tenha insuficiente na componente prática e desempenho durante as aulas será considerado/a não aprovado/a;
- a entrega de todas as produções académicas relacionadas com as atividades desenvolvidas é obrigatória;
- o(a)/a estudante poderá melhorar a sua classificação, em época de exame, desde que tenha sido aprovado/a na componente prática (componente processo) durante as aulas. A melhoria incide apenas na componente das produções académicas elaboradas e realiza-se através de uma prova escrita.

Regime de assiduidade

Espera-se que cada aluno esteja presente, no mínimo, em 75% das aulas, participe nas atividades propostas e execute os trabalhos programados.
No caso dos alunos com estatutos especiais, que não possam estar presentes nas sessões previstas, devem dar conhecimento deste estatuto aos docentes nos primeiros quinze dias de aulas, sendo definido, pelo docente, um plano de trabalho a desenvolver e critérios de avaliação adaptados, em função das possibilidades e condições particulares de frequência de cada aluno, de forma a permitir o acompanhamento do módulo e a respetiva avaliação contínua.

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  0
  Total: 0

Bibliografia

American College of Sports Medicine (2006). ACSM’s Guidelines for Exercise Testing and
Prescription, Baltimore: Lippincott Williams & Wilkins.
American Council on Exercise. (1993). Aerobic Instructor Manual . San Diego, CA: American Council on Exercise.
American Council on Exercise. (2000). Group Fitness Instructor Manual. San Diego, CA:
American Council on Exercise.
Barata, T. (1997). Actividade Física e Medicina Moderna. Póvoa de Sto. Adrião: Editora
Europress.
Bricker, K. (2000): Traditional Aerobics. San Diego, CA: American Council on Exercise.
Franco, S. & Santos, R. (1999). A Essência da Ginástica Aeróbica. Rio Maior: Edições ESDRM.
Kennedy, C. A. & Yoke, M. M. (2005). Methods of Group Exercise Instruction . Champaign, IL: Human Kinetics
Papi, J. (1997). Aeróbic en Salas de Fitness, manual teórico-prático. Barcelona: Publicações INDE.
Papi, J. (2000). Aeróbic. Barcelona: INDE Publicaciones.
Sánchez, D. (1999). Bases para la Enseñanza del Aerobic. Madrid: Gymnos Editorial
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