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Atividade Física Adaptada

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2016/2017 - 1S

Código: DESP13    Sigla: AFA
Áreas Científicas: Ciências do Desporto
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
DESP 44 Plano de Estudos_2016_17 5,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Teresa Palmira Simões Baptista Teixeira de FigueiredoResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 5,00
Jorge Carvalho   5,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Conhece as características das populações especiais em função do tipo de incapacidade ou deficiência que apresentam, caracterizando o seu comportamento nos domínios cognitivo, motor e sócio-afetivo.
Compreende a importância da atividade física e desportiva nas populações com características especiais enquanto meio privilegiado de promoção da saúde e da aptidão física, do bem-estar psíquico e emocional e da integração social.
Demonstra o domínio de conhecimentos metodológicos para desenvolver e gerir programas e projetos na área da atividade física e do desporto adaptado a populações especiais, em função do seu quadro clínico, das suas incapacidades ou limitações funcionais, do nível de aptidão física e dos seus interesses e motivações.

Conteúdos programáticos

Conceitos, Modelos e Perspetivas
O conceito de Atividade Física Adaptada.
Domínios do comportamento e noção de desenvolvimento “atípico”.
Os conceitos de deficiência, incapacidade e desvantagem. A Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF)
Breve evolução história da AFA.
Abordagens sociais à deficiência nas sociedades contemporâneas.
Tipos e classificação da deficiência
Taxonomia da deficiência
Deficiência auditiva
Deficiência visual
Deficiência motora
Deficiência mental
O caso particular das dificuldades de aprendizagem (D.A.)
Problemas comportamentais
Desporto de Competição para Pessoas com Deficiência
Modelos de organização do desporto adaptado
Vertentes do desporto e da atividade física adaptada
Modalidades desportivas:
Regulamentação e modos de participação.
Benefícios fisiológicos da prática desportiva adaptada.
Benefícios psicossociológicos da prática desportiva adaptada.
Aspetos gerais do treino em atletas com deficiência.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Objetivos: Características das populações especiais.
Conteúdos programáticos: Conceitos, Modelos e Perspetivas; Tipo e Classificação da Deficiência

Objetivos: Compreende a importância da atividade física e desportiva.
Conteúdos programáticos: Benefícios fisiológicos da prática desportiva adaptada.; Benefícios psicossociológicos da prática desportiva adaptada.

Objetivos: Demonstra o domínio de conhecimentos metodológicos para desenvolver e gerir programas e projetos na área da atividade física e do desporto adaptado.
Conteúdos programáticos: Abordagens sociais à deficiência nas sociedades contemporâneas. Modelos de organização do desporto adaptado. Aspetos gerais do treino em atletas com deficiência.

Metodologias de ensino

O trabalho a desenvolver privilegiará a participação dos estudantes, através de trabalho individual ou de grupo, a partir de informação fornecida pelo professor ou com recurso à utilização de textos e outros materiais.
Sessões de exposição e discussão de temas. Sessões práticas aplicadas.

O processo compreenderá: (a) a exposição de temas pelo docente; (b) a discussão orientada de temas em plenário e/ou pequenos grupos; (c) a realização de trabalhos práticos ou aplicados; (d) a elaboração de trabalhos escritos; (e) a apresentação e discussão de trabalhos de grupo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Objetivos: Características das populações especiais.
Metodologias de ensino:
As atividades a desenvolver incluirão a observação de sessões de atividade física com populações especiais e/ou a visita a clubes com práticas de Desporto Adaptado.

Objetivos: Compreende a importância da atividade física e desportiva.
Metodologias de ensino:
As atividades a realizar serão complementadas com uma componente de Seminário sobre algumas temáticas relevantes no âmbito do Desporto para pessoas com deficiência.

Objetivos: Demonstra o domínio de conhecimentos metodológicos para desenvolver e gerir programas e projetos na área da atividade física e do desporto adaptado.

Metodologias de ensino:
Manifesta a apropriação e a utilização de conhecimentos sobre as diferentes temáticas abordadas através da produção dos trabalhos propostos.
No final do trabalho as competências esperadas situam-se em torno dos seguintes domínios: (a) manifesta a apropriação de conhecimentos sobre as diferentes temáticas abordadas; (b) utiliza, de forma criteriosa e fundamentada, os conhecimentos adquiridos em situações de carácter prático/aplicado; (c) demonstra capacidade de pesquisa bibliográfica na realização de trabalhos escritos e/ou apresentações orais.

O trabalho a desenvolver no âmbito desta UC privilegiará a participação ativa dos estudantes, através de trabalho individual ou de trabalho em grupo, a partir de informação fornecida diretamente pelo professor ou com recurso à utilização de textos e outros materiais.

Metodologia e provas de avaliação

Espera-se que o estudante: participe na discussão das questões em análise e na realização dos trabalhos propostos; leia a bibliografia de apoio e esteja preparado para analisar e discutir os temas apresentados; realize as tarefas e os trabalhos programados.

Avaliação do Processo (50%): desempenho na realização de diversos tipos de tarefas (trabalho de pesquisa e produção de sínteses escritas, trabalhos práticos ou aplicados, recensões, relatórios, apresentações orais, participação crítica).

Avaliação do Produto (50%): desempenho do aluno num trabalho escrito sobre uma temática da matéria abordada.

Regime de assiduidade

Espera-se que cada estudante: (a) esteja presente em, pelo menos, 80% das aulas e participe na discussão das questões em análise, bem como na realização dos trabalhos propostos; (b) leia a bibliografia de apoio e esteja preparado para analisar e discutir os temas apresentados; (c) realize as tarefas e os trabalhos programados, evidenciando com clareza e rigor os conhecimentos adquiridos.

Bibliografia

AMERICAN COLLEGE OF SPORTS MEDICINE (2003) ACSM’s Exercise Management for Persons with Chronic Diseases and Disabilities (2nd Ed.). Champaign: Human Kinetics.

FRANCO, A.L. (2004) Actividades Físico-Deportivas con Colectivos Especiales: Propuesta práctica. Sevilla: Editorial Wanceulen S.L.

GAREL, J. P. (2007) Educación Física y Discapacidades Motrices. Barcelona: Inde.

HÉRNANDEZ, M.R.; BLANCO, A.R. (2006) El Juego y los Alumnos com Discapacidad. Barcelona: Editorial Paidotribo.

PEREIRA, L.M.; SIMÕES, C. (2005). Atitudes Face à Diferença: Temas de integração social e reabilitação. Lisboa: Edições FMH.

SHERRILL, C. (1998) Adapted Physical Activity, Recreation and Sport : Crossdisciplinary and lifespan. (5th Ed.) McGraw-Hill Companies.

SMITH, R. W.; AUSTIN, D. R.; KENNEDY, D. W. (2001) Inclusive and Special Recreation: Opportunities for Persons with Disabilities. (4th Ed.) McGraw-Hill Companies.

Opções
Página gerada em: 2024-05-12 às 07:46:55 Última actualização: 2010-07-19