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Comunicação e Relações Interpessoais

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2016/2017 - 1S

Código: DN01    Sigla: CRI
Áreas Científicas: Desenvolvimento Pessoal
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Luísa Manuela da Costa Ramos de CarvalhoResponsável

Corpo docente

Língua de Ensino

Inglês

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Os estudantes deverão ser capazes de:
1. Definir e compreender o conceito de comunicação interpessoal;
2. Discernir a importância da comunicação nas relações interpessoais;
3. Compreender a importância da comunicação não verbal;
4. Interpretar os diferentes tipos de comunicação não verbal;
5. Compreender e identificar os gestos, as expressões faciais e os movimentos corporais que acompanham a comunicação verbal;
6. Identificar as diferentes barreiras à comunicação humana;
7. Identificar os diferentes comportamentos comunicacionais.

Conteúdos programáticos

1. Comunicação interpessoal
1.1. Definição de comunicação interpessoal.
1.1.1. Comunicação face a face
1.1.2. Princípios da comunicação face a face
1.1.3. Comunicação mediada
2. Linguagem verbal e linguagem não-verbal
2.1. Definição de linguagem verbal
2.1.1. Linguagem verbal escrita
2.1.2. Linguagem verbal oral
2.2. Importância da comunicação não-verbal
2.2.1. O silêncio no processo de comunicação
2.2.2. Os gestos
2.2.3. As expressões faciais
2.2.4. Os movimentos corporais e a comunicação cinética
2.2.5. A distância pública e a comunicação proxémica
2.2.6. Comunicação paralinguística
2.2.7. Roupa e adornos
3. Barreiras à comunicação interpessoal
3.1. Barreiras internas
3.2. Barreiras externas
4. Comportamentos / estilos comunicacionais
4.1. Comportamento Agressivo
4.2. Comportamento Passivo
4.3. Comportamento Manipulador
4.4. Comportamento Assertivo


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os objectivos de aprendizagem são coerentes com os conteúdos programáticos uma vez que incluem conhecimentos que se consideram como imprescindíveis para a área profissional em questão como sendo o atendimento ao público e o trabalho em equipa

Metodologias de ensino

 A unidade curricular inclui sessões teóricas e práticas.

São valorizadas estratégias de aprendizagem que incluam capacidades de pesquisa de informação 
científica, de análise e reflexão crítica 

Nas sessões em que o método expositivo é predominantemente utilizado, são inseridos um ou mais momentosde discussão de temáticas chave em grande grupo, filmes ou elementos práticos de modo a facilitar a integração de conceitos teóricos expostos na realidade quotidiana e/ou profissional

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Em termos globais, os objetivos, os resultados da aprendizagem esperados, na sequência da realização da Unidade Curricular são: 
a) apropriação e utilização de conceitos diferenciados e pertinentes relacionados com as temáticas desenvolvidas na UC; 
b) domínio de princípios teóricos, saberes e técnicas permitindo a autonomização na sua aplicação; 
c) contextualização das aprendizagens propostas pela UC no curso e no desempenho do papel profissional; 
d) selecção e organização de informação, a partir de diferentes tipos de suporte produção de textos de dimensões e problemáticas variáveis evidenciando análise crítica e reflexão; 
e) apresentação de trabalhos. 
Para a realização destes objetivos, para além das estratégias e metodologias acima referidas são potenciadas as seguintes estratégias: 
O acompanhamento tutorial de modo a apoiar, orientar e aconselhar os estudantes no seu percurso de aprendizagem; a atividade tutorial poderá ser desenvolvida quer no decorrer das aulas quer em sessões específicas destinadas a esse efeito, bem como através de sessões extraordinárias de acompanhamento presencial e/ou à distância, consoante as necessidades específicas sentidas. 
Uma participação ativa e interessada por parte dos estudantes, essencial ao progresso das aprendizagens e ao êxito nas avaliações, nomeadamente através de: participação nas aulas, realização de pesquisas orientadas, realização dos trabalhos propostos pelo docente, participação em atividades extra-curriculares potenciadoras dos conhecimentos adquiridos através das aulas e do estudo. 

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação tem em conta:
a) elaboração de uma apresentação oral sobre uma das temáticas abordadas na UC
b) realização de uma reflexão individual escrita acerca de uma das temáticas leccionadas nas aulas, com
consulta e de carácter presencial
c) participação dos estudantes nas aulas e actividades

Bibliografia

Antunes, C. (1999). Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. Petropolis: Editora Vozes.
Barbosa, L. (1995). Trabalho e dinâmica de pequenos grupos: ideias para professores e animadores. Porto: Afrontamento
Bion, W. (1980). Experiencias en grupos. Barcelona: Paidos.
Blanchet, A, Tognon, A. (1996) La psicologia de los grupos. Madrid: Ed. Biblioteca Nueva.
Bothwelli, L. (1997). A arte da liderança. Lisboa: Presença.
Brandes, D., Philips, H. (1977). Manual de jogos educativos : jogos para professores e animadores de grupos. Lisboa: Moraes.
Fachada, O. (1998). Psicologia das relações interpessoais. Lisboa: Rumo.
Serruys, J. W. (2000). Iniciação à dinâmica de grupos. Porto.
Tajfel, H. (1982). Grupos humanos e categorias sociais. Lisboa: Horizonte.
Vala, J., Monteiro (1993). Psicologia Social. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

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Página gerada em: 2024-05-02 às 00:28:58 Última actualização: 2010-07-19