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Fisiologia Humana
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2016/2017 - 1S
Código: |
DN03 |
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Sigla: |
FH |
Áreas Científicas: |
Biologia e Bioquimica |
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
- Conhecer a terminologia utilizada no âmbito da Fisiologia Humana.
- Dominar as bases fisiológicas da consciência e do comportamento.
- Dominar os conceitos relativos à resposta funcional do corpo humano ao exercício físico.
- Conhecer as bases da bioenergética e nutrição.
- Dominar os conhecimentos nas áreas da biologia e da bioquímica necessários à fundamentação da atividade física.
- Dominar os conceitos de Fisiologia da Integração e da Adaptação.
Conteúdos programáticos
- Conceitos da Fisiologia Humana.
- Relação estimulo-adaptação.
- Noção de adaptação aguda e adaptação crónica.
- Caraterização dos principais grupos de nutrientes. Exigências nutritivas dos vários tipos de esforços físicos.
- Ciclos energéticos biológicos.
- Crescimento - Condicionantes Ambientais e genéticas.
- Envelhecimento. Significado fisiológico e Modificações homestáticas e fisiológicas.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
A Fisiologia revela-se como um pilar base de compreensão do funcionamento do organismo humano em situações de esforço físico, pelo que se pretende dotar o aluno de conhecimentos que lhes permita perceber as repercussões orgânicas consequentes das diferentes situações de exercício em diferentes populações.
Metodologias de ensino
Exposição de temas pelo docente; discussão orientada de temas em plenário e/ou pequenos grupos; realização de trabalhos práticos ou aplicados; elaboração de trabalhos escritos; apresentação e discussão de trabalhos de grupo.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
No final do trabalho as competências esperadas situam-se em torno dos seguintes domínios:
- Apropriação e domínio dos conhecimentos relativos aos vários temas tratados;
- Domínio de utilização de instrumentos de controlo fisiológico de atividade física e desportiva.
- Utilização, de forma criteriosa e fundamentada, dos conhecimentos adquiridos em situações de caráter prático/aplicado.
- Capacidade de pesquisa bibliográfica na realização de trabalhos escritos e/ou apresentações orais.
Metodologia e provas de avaliação
Avaliação contínua
- Participação - 10%.
- Trabalho em grupo - 30%.
- Teste - 60%.
Exame final: os estudantes que não obtiverem uma classificação final superior ou igual a 9.5 no regime de avaliação contínua serão remetidos para exame final.
Regime de assiduidade
- Espera-se que cada estudante esteja presente em 75% (50% no caso dos estudantes com estatutos especiais) das aulas e participe nas atividades propostas, executando os trabalhos programados.
Bibliografia
- Powers, S. & Howley, E. (2009). Exercise physiology: Theory and application to fitness and performance. McGraw-Hill.
- Berne, Robert M., et al (2008), Physiology, 5th ed., St. Louis, Mosby, ISBN 0-323-02225-1.
- Wilmore, J., Costill, D., Kenney, W. (2007). Physiology of sport and exercise (4ª eds). Champaign: Human Kinetics.
- Mcardle et al. (2003). Fisiologia do Exercício - Energia, Nutrição e Desempenho Humano. Rio de Janeiro: Editora Guanabara.
- Widmaier, Eric P., et al. (2001). Human physiology : the mechanisms of body , 9th ed, Boston, McGraw-Hill.
- Foss, M. & Keteyin, S. (2000). Bases fisiológicas do exercício e do esporte (5ª eds). Rio de Janeiro: Editora Guanabara.
- Astrand, P.O. (1987). Tratado de Fisiologia do Exercício (2ª edição). Rio de Janeiro: Editora Guanabara.
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