This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > DN05
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Português e Técnicas de Comunicação

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2016/2017 - 1S

Código: DN05    Sigla: PTC
Áreas Científicas: Lingua e Literatura Materna
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Ana Luísa da Piedade Melro Blazer Gaspar CostaResponsável

Corpo docente

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

- Diagnosticar a diversidade de práticas linguísticas e textuais presentes na(s) comunidade(s).
- Reconhecer fatores de variação linguística (situacionais, sociais, geográficos e diacrónicos).
- Distinguir propriedades específicas do modo oral e do modo escrito.
- Promover o acesso ao livro e a hábitos de leitura na família.
- Desenvolver estratégias de compreensão da leitura em diferentes suportes e para variados fins.
- Desenvolver competências multifuncionais de escrita.
- Dominar recursos tecnológicos associados a práticas de leitura e de escrita.

Conteúdos programáticos

A. Domínio da língua portuguesa como instrumento de cognição e comunicação
- Contextos e necessidades comunicativas.
- Linguagem, língua, comunidade linguística e falante.
- Competência linguística, competência metalinguística, competência comunicativa e competência discursiva.
B. Estrutura e funcionamento da língua
- Norma e variação linguística.
- Português europeu padrão e variedades situacionais, sociais e dialetais (principais aspetos fonológicos, sintáticos e lexicais).
- Variedades do português no mundo (alguns aspetos fonológicos, sintáticos e lexicais).
- Variação e mudança linguística (aspetos da evolução diacrónica).
C. Usos orais e escritos da língua
- Texto, género e discurso.
- Tipologias textuais.
- Do oral ao escrito: propriedades diferenciadoras.
- Questões de ortografia, de acentuação e de pontuação.
D. Desenvolvimento da Leitura e da Escrita e Comunicação
- Literacia de leitura, literacia de escrita e literacia digital.
- Perfis de leitores e de hábitos de leitura.
- Estratégias promotoras do livro e da leitura para apreciação de textos variados ao longo da vida (dos 0 aos 100).
- Estratégias de apoio ao desenvolvimento da leitura para obtenção de informação e construção de conhecimento.
- Produção escrita de diversos tipos de texto (para resolução de problemas do quotidiano, como expressão pessoal e criativa).
- Técnicas de leitura e de escrita em meios de comunicação mediados por computador (interações verbais em redes sociais, acesso a informação na Internet, leitura de hipertexto, preenchimento de formulários).
E. Técnicas de Comunicação
- Evolução, tipos e atitudes comportamentais na Comunicação.
- Barreiras e fatores condicionantes da Comunicação.
- Comunicação verbal e não verbal.
- Funções da Linguagem verbal.
- Preparação, planificação da comunicação e construção oral.
- A comunicação corporal e a comunicação escrita;.
- Pesquisa, Recolha e Seleção de Informação.
- Importância dos Meios Audiovisuais.


Bibliografia

BIBLIOGRAFIA
CARMELO, Luís (2005). Manual de escrita criativa. Biblioteca Universitária. Lisboa: Publicações Europa – América.
CERRILLO, Pedro & Santiago Yubero (orgs.) (2007). La formación de mediadores para la promoción de la lectura, 2.ª edición corregida, revisada y aumentada, Madrid: Centro de Estudios de Promoción de la Lectura y Literatura Infantil de la Universidad de Castilla - la Mancha.
COSTA, Maria Armanda (coord.) (2010). Muitas ideias, um mar de palavras - propostas para o ensino da escrita. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
DGIDC (2008). Dicionário terminológico para consulta em linha (DT). Lisboa: Ministério da Educação. [disponível em http://dt.dge.mec.pt/]
DUARTE, Inês (2000). Língua Portuguesa. Instrumentos de análise. Lisboa: Universidade Aberta.
DUARTE, Isabel Margarida (org.) (2002) Gavetas de leitura. Estratégias e materiais para uma pedagogia da leitura. Porto: Asa.
FERRONHA, António Luís (coord.) (1992). Atlas da Língua Portuguesa na História e no Mundo. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda. GRABE, William e Robert Kaplan (1996). Theory and practice of writing. Londres e Nova Iorque: Longman.
MARTINS, Margarida Alves (1996). Pré-história da aprendizagem da leitura. Lisboa: ISPA.
MATA, Lurdes (2006). Literacia familiar. Ambiente familiar e descoberta da linguagem escrita. Porto: Porto Editora.
MATEUS, Maria Helena Mira & Esperança Cardeira (2007). O essencial sobre a língua portuguesa: norma e variação. Lisboa: Caminho.
PINTO, Paulo Feytor (2009). Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda.
RAPOSO, Eduardo Paiva, Maria Fernanda Bacelar do Nascimento, Maria Antónia Mota, Luísa Segura e Amália Mendes (orgs.) (2003).
Gramática do Português. 3 vols. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
VIANA, Fernanda Leopoldina & Maria Margarida Teixeira (2002). Aprender a ler: Da aprendizagem informal à aprendizagem formal. Porto: Edições Asa.

OUTROS RECURSOS DIDÁTICOS
CVC. Centro Virtual Camões. http://cvc.instituto-camoes.pt/ Ethnologue. Línguas do mundo. http://www.ethnologue.com
Fundación Taller de Letras. Jordi Sierra i Fabra. Promoción de la lectura y la escritura.
http://www.fundaciontallerdeletras.org/portafolio/promocion-de-la-lectura.html Gulbenkian. Casa da Leitura (práticas de promoção da leitura). http://195.23.38.178/casadaleitura/portalbeta/bo/portal.pl ILTEC. Portal da Língua Portuguesa.
http://www.portaldalinguaportuguesa.org/ Ler+ em Família. Plano Nacional de Leitura. http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/lermaisemfamilia/ UNESCO. Atlas interativo das línguas em perigo no mundo.
http://www.unesco.org/culture/languages-atlas/en/atlasmap.html

Opções
Página gerada em: 2024-05-05 às 15:08:24 Última actualização: 2010-07-19