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Introdução à Didática do Estudo do Meio
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2016/2017 - 2S
Código: |
EDB30016 |
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Sigla: |
IDEM |
Áreas Científicas: |
Didáticas Específicas |
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
LEB |
46 |
Plano de Estudos 2015_16 |
3º |
4,0 |
48 |
108,0 |
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Revela possuir conhecimentos sobre as teorias do currículo e da psicologia da aprendizagem, aplicados ao ensino das ciências da natureza e das ciências sociais.
Identifica e analisa o papel da educação científica nos primeiros anos de escolaridade, com base na teoria que
sustenta as orientações didáticas atuais.
Reconhece a importância de tornar explícito para os alunos o caráter dinâmico das ciências e as dimensões
filosóficas, psicológicas e sociais na construção do conhecimento científico.
Reconhece o papel que uma abordagem explícita da controvérsia e da mudança conceptual na construção da
ciência pode ter na aprendizagem dos alunos, sobre o modo como os cientistas investigam e produzem novos
conhecimentos.
Planifica diversos tipos de atividades para o ensino/aprendizagem das ciências da natureza e das ciências sociais no 1ºCEB.
Avalia o valor pedagógico-didático das atividades que elabora.
Conteúdos programáticos
Módulo I -As Ciências Sociais nos primeiros anos de escolaridade.
As teorias epistemológicas no ensino das Ciências Sociais – breve história da evolução dos modelos de ensino
(séc. XVIII-XXI);
Planeamento e prática docente: objetivos, conteúdos (científicos e metacientíficos), estratégias da aprendizagem e recursos didáticos para o ensino das ciências sociais.
Módulo II -O papel do ensino explícito das dimensões de construção da ciência para a promoção da literacia
científica nos primeiros anos de escolaridade.
Perspetivas no ensino das ciências: (a) o movimento das conceções alternativas, (b) o movimento CTS, (c) o
ensino por pesquisa.
Planeamento e prática docente: objetivos, conteúdos (científicos e metacientíficos), estratégias da aprendizagem e recursos didáticos para o ensino das ciências.
Conceção de projetos didático-pedagógicos para o ensino das ciências da natureza.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
É fundamental que os educadores e professores tenham uma ideia clara acerca da natureza das suas próprias
experiências e ideias sobre as ciências, dando ênfase ao desenvolvimento de competências (processos científicos) e à exploração de conceitos unificadores (científicos e metacientíficos) na organização do ensino e da aprendizagem das ciências nos primeiros anos de escolaridade. O desenvolvimento destas competências é,
também, um fator de cidadania e de integração, com efeitos no desenvolvimento da sociedade. Ao proporcionar
aos futuros educadores e professores do ensino básico estes conhecimentos fundamentais, tanto de ordem
conceptual como metodológica, pretende-se que possam contribuir eficazmente para a educação científica das
crianças, quer relativamente ao “mundo natural” quer ao “mundo social”, ou seja, contribuir para a aquisição de
literacia científica básica.
Metodologias de ensino
As aulas presenciais incluem exposição teórica, atividades de discussão e elaboração de atividades práticas sobre
temas de educação em CN e CS. Estão previstas as seguintes situações de aprendizagem: a) leitura e
compreensão de textos e documentos variados; b) elaboração de resumos e comentários em foruns on-line; c)
discussão orientada de temas sobre os resultados recentes da investigação em didática; d) análise de casos
concretos a partir da literatura especializada; e) planificação de atividades práticas para os alunos do 1º CEB, com ênfase nas investigações experimentais; f) apresentação, discussão e autoavaliação das atividades, com análise crítica das suas potencialidades educativas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
A metodologia adotada é centrada no estudante. A diversidade de processos de trabalho visa conferir aos
estudantes a oportunidade de porem em prática sequências de aprendizagem adequadas aos alunos dos primeirosanos de escolaridade, fundamentadas na teoria que sustenta as perspetivas de ensino das ciências da natureza e das ciências sociais, e de refletirem sobre as potencialidades educativas dessas práticas
Metodologia e provas de avaliação
A avaliação é contínua e incide sobre os processos e produtos de trabalho dos estudantes. A classificação será
obtida pelos seguintes pesos relativos: testes (um por módulo) 40%; planificação de atividades 40%; participação
individual 20%.
Bibliografia
AFONSO, M.M. (2008). A educação científica no 1º ciclo do Ensino Básico. Das teorias às práticas. Porto: Porto
Editora Lda.
MANIQUE, A. P. et al (1994). Didática da História – Património e História local, Lisboa, Texto Editora.
PACHECO, J. (2000). Quando Eu For Grande Quero Ir À primavera e outras histórias. Porto: Profedições.
PEREIRA, A. (2002). Educação para a Ciência. Lisboa: Universidade Aberta.
PESSOA, A. (1990). Realização de um trabalho: da pesquisa à redação. Setúbal: ESE.
ROLDÃO, M. (1995). O Estudo do Meio no 1º Ciclo: fundamentos e estratégias. Lisboa: Texto Editora.
Revista Eureka: sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciências http://redalyc.uaemex.mx/src/inicio
/HomRevRed.jsp?iCveEntRev=920
Revista Noesis http://www.min-edu.pt/outerFrame.jsp?link=http%3A//www.dgidc.min-edu.pt/
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