|
Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2016/2017 - 1S
Código: |
EDB30020 |
|
Sigla: |
LPTIC |
Áreas Científicas: |
Formação na Área da Docência |
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
LEB |
46 |
Plano de Estudos 2015_16 |
3º |
5,0 |
70 |
135,0 |
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
- Reflectir sobre a importância e a especificidade do fenómeno comunicativo, das linguagens, das línguas e, em particular, da Língua Portuguesa;
- Identificar as potencialidades das tecnologias de comunicação e informação nos processos de produção escrita e de comunicação;
- Identificar as potencialidades pedagógicas da Internet na aprendizagem da Língua Portuguesa;
- Utilizar ferramentas de comunicação síncrona e assíncrona, explorando as suas potencialidades para o desenvolvimento de competências comunicativas, de escrita e de leitura;
- Desenvolver competências comunicativas com recurso a suportes diversificados.
No final desta UC, espera-se que os estudantes adquiram competências de literacia digital que lhes permitam autonomia enquanto utilizadores e, ao mesmo tempo, experimentem as potencialidades das TIC no desenvolvimento de competências
Conteúdos programáticos
a. Literacia(s) e Cidadania
a.1. Língua Portuguesa e pluralidade textual contemporânea
a.2. Língua Portuguesa e TIC: algumas implicações na comunicação e aprendizagem
a.3. Análise, selecção, organização e tratamento da informação: critérios
a.4. Dispositivos tecnológicos: plataformas de ensino a distância, fóruns, chats, blogues, e-portefólios
b. Competências de leitura e TIC
b.1. A leitura de textos escritos
b.2. A leitura electrónica: os hipertextos
b.3. Actividades de manipulação, apropriação e interpretação
b.4. A televisão na Internet: actividades de leitura
b.5. Leitura: exploração de software
c. Competências de escrita e TIC
c.1. O computador como instrumento de escrita, comunicação e partilha
c.2. Escrita: exploração de software
c.3. Produção digital de histórias
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
A Unidade Curricular inicia-se com o tema Literacia(s) e Cidadania onde se pretende que os alunos reflitam sobre fenómenos comunicativos com utilização de meios digitais, em particular os disponíveis na Internet. O desenvolvimento de competências de leitura e escrita será promovido pela construção de pequenos projectos onde são utilizados os meios tecnológicos de comunicação e as oportunidades proporcionadas pela Web 2.0.
Metodologias de ensino
- Trabalho de pesquisa individual e em pequeno grupo: actividades de organização, análise e interpretação de informação;
- Leitura, compreensão e elaboração de textos e documentos variados em diversos suportes;
- Concepção e realização de projectos e trabalhos práticos com recursos às TIC;
- Realização, apresentação e discussão de projectos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
Esta UC será avaliada através da construção, em pares, de um projecto apresentado em página Web. Dele constarão obrigatoriamente os seguintes elementos:
- Problematização do papel das TIC no desenvolvimento de competências comunicativas e de cidadania;
- Construção de actividades de carácter educativo;
- Reflexão individual sobre as aprendizagens realizadas na UC.
Metodologia e provas de avaliação
Os elementos obrigatórios que os alunos constroem e incluem na página web permitem identificar as
potencialidades da Internet para o desenvolvimento de competências comunicativas, de leitura e escrita, utilizando diferentes suportes. Em particular, o desenvolvimento de actividades educativas com a Internet promove a identificação das potencialidades pedagógicas da Internet nessas actividades.
Bibliografia
BOTELHO, Fernanda (2006). "Textos e Literacias". Disponível em http://www.setubalnarede.pt.
BOTELHO, Fernanda (2007). "Educar para a televisão, aprender português" disponível em
http://www.setubalnarede.pt.
BOTELHO, Fernanda (2009). "Aprendizagem do português e multiliteracias". In Medi@ções - Revista on-line. ESE de Setúbal.
COUTINHO, Clara e BOTTENTUIT JUNIOR, João (2007). "Blog e Wiki: os Futuros Professores e as Ferramentas da Web 2.0" . Comunicação apresentada no SIIE'2007 Simpósio Internacional de Informática educativa - 14-16 Nov. 2007.
DIAS DE FIGUEIREDO, António (2000). "Novos media e nova aprendizagem" in Novo conhecimento, nova
aprendizagem. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. pp. 71-81.
ACEF/1112/22442 — Guião para a auto-avaliação http://www.a3es.pt/si/iportal.php/process_form/print?processId=2626...
119 de 187 02-05-2012 03:35
FARIA, Ádila (2009) "O blogue no Jardim-de-Infância: contributos para a emergência da leitura e da escrita. In Ambientes Emergentes. Braga: Centro de Competência. pp. 51-61.
PAZ, João (2008). "Educação e Novas Tecnologias". Disponível em http://www.setubalnarede.pt.
|
|