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Contextos Profissionais
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2016/2017 - 2S
Código: |
LAIS110 |
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Sigla: |
CP |
Áreas Científicas: |
Ciências Sociais |
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
ANIM |
32 |
Plano de Estudos - 2014 |
1º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Conhece e aprofunda valores, atitudes e comportamentos da profissão de animador sociocultural;
Aprofunda as competências básicas definidas no perfil de animador generalista;
Conhece o estatuto do animador e o código deontológico da profissão e identifica-se com os valores e
atitudes inerentes;
Conhece o perfil generalista do animador e a sua evolução;
Conhece e aprofunda as competências e funções do animador generalista;
Identifica dinâmicas de animação sociocultural nos contextos locais observados;
Reconhece as dinâmicas sociais e territoriais à escala local;
Identifica e reconhece as opções de planeamento municipal nas componentes sociais, comunitárias em
relação com as estratégias de desenvolvimento;
Compreende e problematiza os problemas sociais e comunitários e reflete sobre alternativas informadas
de solução dos mesmos.
Conteúdos programáticos
A. A carreira e a profissão:
Histórico da carreira e da profissão
Ética e deontologia
As associações profissionais e sua intervenção
B. O desenvolvimento local
Comunidade e sociedade
Desenvolvimento local e poder autárquico
Desenvolvimento social e comunitário
Os instrumentos de planeamento local e sua importância no desenvolvimento
C. Ação e reflexão sobre os contextos:
Práticas e âmbitos da animação sociocultural
Questões-chave/Dilemas da prática profissional
Preparação da ida para o terreno
Competências de relacionamento interpessoal
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
Os objetivos da unidade curricular agregam-se em torno da construção de uma identidade profissional,
operacionalizada à escala local. Assim, os conteúdos 3.A e 3.C incidem diretamente sobre os aspetos
centrais da profissão, quer do ponto de vista histórico, quer prático, com particular incidência na ação e
reflexão sobre o trabalho desenvolvido à escala local. Os conteúdos identificados em 3.B são os
necessários do ponto de vista do domínio dos conceitos sociológicos, geográficos e urbanísticos,
relativos à dicotomia comunidade-sociedade e à sua territorialização mediada pela organização política e
administrativa portuguesa, seus problemas e dilemas.
Metodologias de ensino
As sessões de trabalho organizam-se em torno de actividades teóricas e teórico-práticas em que se
estimula a participação do grupo-turma e o trabalho de grupo.
Práticas de observação e observação participante no terreno (com e sem permanência in situ).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
As metodologias utilizadas estão de acordo com a necessidade geral de compatibilizar objetivos e
conteúdos da disciplina com os princípios metodológicos enunciados em 5.
Do ponto de vista da articulação com os objetivos da disciplina a metodologia utilizada assegura-os, na
medida em se centra em análises de escala local e na realização de estágios de observação com
permanência no local.
Metodologia e provas de avaliação
A avaliação incide sobre:
Um relatório, de grupo, que relata os conhecimentos comunitários adquiridos, a recolha e a organização dos dados e as vivências e trabalho de grupo, entre outros aspetos (50 %);
Um trabalho individual escrito (30 %).
A apresentação pública do relatório (20 %)
Os critérios de avaliação são formalmente definidos em documento a entregar.
Bibliografia
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296 p.
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LOPES, M., PEREIRA, J. (2011) – As fronteiras da animação sociocultural. Chaves: Intervenção
LOPES, M., PEREIRA, J. e MALTEZ, M. (2014) — Animação Sociocultural – Turismo, Património, Cultura e
Desenvolvimento Local. Chaves: Intervenção
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Intervenção
NUNES, J. P. (2011) — Florestas de cimento armado: os grandes conjuntos residenciais e a constituição
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Práticas de Animação, http://revistapraticasdeanimacao.googlepages.com1(out.) http://revistapraticasdeanimacao.googlepages.com
Observações
As realizações dos estágios implicam um investimento logísticos e de refeições, mesmo que sejam
grantidos os apoios pontuais em alojamento e refeições em algumas instituições de acolhimento.
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