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Animação, Promoção e Património Cultural

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2016/2017 - 2S

Código: LAIS20018    Sigla: APPC
Áreas Científicas: Ciências Sociais, Artes
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
ANIM 6 Plano de Estudos - 2014 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Luís Carlos Rodrigues dos SantosResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
José Gil   2,00
Sandra Cordeiro   2,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Pretende-se que o estudante possa adquirir competências ao nível da:

a) Organização e gestão de informação (baseada no levantamento e identificação de indicadores culturais, das estruturas sociais e comunitárias existentes);
b) Apropriação e utilização de conceitos diferenciados (que permitam identificar as especificidades e “pontes” entre, nomeadamente, cultura, educação, arte, desenvolvimento);
c) Compreensão dos fatores que orientam a fruição cultural (consumo cultural);
d) Apropriação de conhecimentos práticos, utilizadas na animação do património cultural; História ao Vivo, Museu Aberto, Animação da Escrita Criativa…
e) Realização de trabalhos, apresentação e discussão dos mesmos, incidindo sobre os temas referidos nas alíneas anteriores e explicitados nos conteúdos programáticos.

Conteúdos programáticos

3.1. Abordagem e aprofundamento de conceitos fundamentais relativos a: 1.Literacia artística e cultural;
2.Serviços educativos de bibliotecas e museus: organização e boas práticas;
3.Animação e promoção do património cultural em diversos contextos;
4.Objeto artístico como elemento indutor de animação sociocultural;
5.Seleção de recursos de apoio à animação sociocultural;

3.2. Técnicas de Animação do Património Cultural
1.Fruição/consumo-cultural
2.Património cultural material e imaterial;
3.Manifestações artísticas em diferentes contextos culturais, sociais e educativos;
4.Criação:
5.Experimentação de diferentes técnicas artísticas adequadas ao desenvolvimento de atividades de animação;
6.Animação:
7.Técnicas de animação do património cultural.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

A unidade curricular de Animação e Património Cultural procura articular o domínio da animação sociocultural com as inúmeras vertentes de que se reveste o património cultural (nas suas dimensões materiais e imateriais), de modo a conduzir a uma consolidação de conhecimentos e práticas específicas, passíveis de serem aplicadas na promoção, divulgação e preservação do mesmo.

Neste sentido, os conteúdos programáticos abordados visam dotar os estudantes de conhecimentos ao nível conceptual e a possibilidade de os operacionalizar na análise de situações concretas, estruturando-se em três níveis complementares:

1. No primeiro bloco programático são abordados um conjunto diferenciado de conceitos-chave que intervêm na definição, compreensão, legitimação e fruição/ consumo de património cultural – entendido nas suas inúmeras configurações;

2. O segundo bloco incide sobre as metodologias de animação do património cultural atendendo à articulação e operacionalização dos conceitos anteriormente discutidos a contextos de atuação concretos, considerados nas suas diversas modalidades

3. O terceiro bloco dedica-se à exploração prática de técnicas e processos de seleção de recursos humanos e materiais, que possam apoiar a animação em contexto, de atuação concretos, considerados nas suas diversas modalidades

Através da articulação entre conceitos, o contacto com situações reais e a produção de elementos de apoio à animação é possível a apropriação, reflexão/debate, gestão, operacionalização de conhecimentos e metodologias de atuação na realização de trabalhos dirigidos à intervenção em contextos de ação.

Metodologias de ensino

Pretende-se que os temas sejam articulados, de forma a demonstrarem que o profissional pode participar de forma pró-activa na animação do património, utilizando-o como recurso de socialização e desenvolvimento da cidadania.
A par da discussão dos temas teóricos nas sessões, serão realizados contactos com serviços, empresas, “ateliers” e criadores, que desenvolvem a sua atividade promovendo aspetos específicos do património cultural ou animando ações sobre o mesmo, com vista a participarem em algumas das atividades ou visitando as suas instalações e contactando com os seus profissionais e organizadores. Estas sessões terão um calendário próprio e um guião previamente definido
A ideia subjacente a estas visitas é a análise e compreensão dos inúmeros tipos de intervenção, métodos e técnicas utilizadas nas ações promovidas.
Será igualmente realizado um acompanhamento tutorial, por grupo ou individualmente, e de acordo com o tema das pesquisas a realizar.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A organização desta unidade curricular em torno dos seus três eixos estruturantes (Fruir/consumo cultural, Criar/Produzir e Animar) possibilita a abordagem a um leque alargado de problemáticas e uma diversidade de perspetivas que permite a compreensão das inúmeras possibilidades de animação em contextos patrimoniais, entendidos como recursos simultaneamente culturais, sociais e identitários.
O recurso a metodologias ativas e o contacto direto com instituições, serviços, empresas, ou outras entidades coletivas que desenvolvem uma atividade de animação do património cultural possibilita a operacionalização de conhecimentos teóricos e conceitos anteriormente discutidos na observação e análise crítica de contextos reais de atuação, bem como da recolha, tratamento e apresentação pública de informação.

Metodologia e provas de avaliação

O processo de Avaliação Contínua incide sobre as capacidades de animação, de expressão corporal, voz, dicção, dramatização, encenação, construção de guião, pesquisa de material histórico e literário como património em :
1. Animação – Performance / representação, em pequenos grupos de trabalho, a debater e escolher com os estudantes nas primeiras sessões, de:
1-1 Factos de História ao Vivo relacionados com o património cultural – Projeto Almenara – Palmela, Lisboa, Maio 2017, em escolas do conselho de Palmela a dois níveis de ensino, ou/e
1-2 Dramatização da vida e obra de Poetas do Distrito de Setúbal (Sebastião da Gama e Bocage, a poesia /Literatura como património imaterial) Festa da Poesia – Biblioteca do Pinhal Novo ou,/e
1-3 Performance/Património; Troia Ruinas Romanas,

a partilhar e escolher com os estudantes nas primeiras sessões, 40%
2. Realização de um Power - Point, Portefólio Digital, em fichas sobre os processos de construção da Perfomance, em pequeno grupo. 30%

3.Assiduidade e participação nas aulas teórico-práticas- 30%

Regime de assiduidade

Avaliação Contínua.

Bibliografia

Bucho, D.(2010). Património, Animação e Turismo. Portalegre. Instituto Politécnico de Portalegre.
Debord, G, A sociedade do espectáculo. Lisboa, Antígona (tradução da obra original “La Societé du Spectacle” de 1972) . 2012
Duarte, A., Educação Patrimonial. Lisboa. Texto Editora.1994
Fortuna, C. e Silva, A. S. (org.) Projecto e circunstância: culturas urbanas em Portugal, Porto, Afrontamento,2002.
Lopes, Marcelino de Sousa Animação Sociocultural em Portugal. Edição Intervenção – Associação para a Promoção e Divulgação Cultural. Amarante,. 2008
Lei de Bases da Política e do Regime de Proteção e Valorização do Património Cultural, Lei nº107/01 de 8 de setembro.
Miranda, J. Teoria da Cultura. Lisboa: Século XXI,2002
Nabais, A. J. C. M., “Nova Museologia – Novas Práticas Museológicas” In Vértice, 54 - Maio-Junho. ,1993
Pereira, J.; Vieites, M.; Lopes, MA Animação Sociocultural e os Desafios do Século XXI. Amarante: Edição Intervenção – Associação para a Promoção e Divulgação Cultural. . ,2008
Peres, A.; Lopes, M,. Animação Sociocultural – Novos Desafios. Amarante: Associação Portuguesa de Animação e Pedagogia (APAP). . (2007)
Pires, A. L. O., M, Assis, E.Gomes, J. Pereira (Editores), 10X10 Encontros entre Arte e Educação, Fundação Calouste Gulbenkian, 2017,[ http://bit.ly/10x10EnsaiosArteEducacao]

Silva, A.; Jorge, V. [orgs.] Existe uma cultura portuguesa? Mesa redonda realizada na Casa das Artes (SEC, Porto) em 27 de Abril de 1992. Porto: Edições Afrontamento. (1993)
Sousa A., Educação pela Arte e Artes na Educação (3ºVol). Lisboa: Instituto Piaget. . (2003)
Sousa J. Museu, 3ª idade e Animação: Relações de Enriquecimento. Revista Práticas de Animação. (2010),
Trilla, J. Animação Sociocultural – teorias, programas e âmbitos. Lisboa: Instituto Piaget. (2005)
Vidigal, Luís - Museologia e animação de espaços museológicos: I. Santarém: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico. (2000) Cota: 069.61 MUS
Viveiros, A.Da Participação na cultura a cultura da participação, R.I.A Rede Iberoamericana de Animação Socio Cultural,2014

Webgrafia
http://portal.unesco.org/culture/
http://www.unesco.pt/
http://icom.museum/
You Tube

ANDERSON,Laurie, Superman, Clip Subtitulado! You Tube, 9-3-2015
ANDERSON, Laurie, Strange Angels, You Tube, 19-10-2010,
ANDERSON, Laurie, Home of the Brave, (1986) Full, 10-9-2012
Bando, Teatr o O,Quarentena,
Bando, Teatro o, on VIMEO
Bando, Teatro o,O Em Nome da Terra (2015)
Bando, Teatro o, Bando 4- Episódio 23, Maldição no Teatro, You Tube,
BARBA, Eugenio, Odin Teatret – You Tube,26-6-2008,carregado de ciudadcultura
BARBA, Eugenio, Intrevista a,7-1-2011,
BARBA, Eugenio e Odin Teatret-You Tube, Uma Experiência Artística,16-12-2010,Festival Londrina, Brasil, 2008
BARBA,Eugenio , Parte 10-You Tube,27-8-2010
1ª parte 2008

Observações

Exame- Performance individual de 15 minutos no campo do Património e da História ao Vivo e Museu Aberto.

Opções
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