|
Didática da Língua e Literatura Portuguesas no 1º ciclo
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2016/2017 - A
Código: |
MP1C20017 |
|
Sigla: |
DLLP1C |
Áreas Científicas: |
Área de Docência |
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
MPE1C |
20 |
Plano de Estudos |
2º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Nº de semanas letivas: |
30 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Mobilizar conhecimentos sobre aquisição e desenvolvimento da linguagem e sobre didática.
Aprofundar conhecimentos e desenvolver capacidades e atitudes didáticas, numa perspetiva profissional.
Analisar estratégias de ensino e aprendizagem da oralidade, da leitura, da escrita e do conhecimento explícito do português no 1º CEB.
Analisar criticamente instrumentos de apoio ao ensino, à aprendizagem e ao estudo dos alunos.
Perspetivar o conhecimento gramatical como fator de sucesso da aprendizagem.
Planificar e experimentar tarefas de aprendizagem do português no 1º CEB.
Analisar obras literárias para a infância e implicar a pluralidade de textos multimodais no ensino-aprendizagem do português.
Conteúdos programáticos
Língua e Literatura Portuguesa no 1º Ciclo do Ensino Básico
- Princípios orientadores do ensino do português.
- Instrumentos de apoio ao ensino, à aprendizagem e ao estudo das crianças.
- Diversidade linguística e cultural dos alunos.
Domínio oral: escutar e falar
- Consciência fonológica
- Literatura de tradição oral
- Estratégias e atividades potenciadoras do desenvolvimento da escrita.
Domínio escrito: leitura e escrita
- Decifração: vias de acesso
- Compreensão de textos
- Literatura para a infância e textos multimodais
- Avaliação da leitura
- A dimensão ortográfica da escrita
- Géneros textuais: orientações e estratégias de desenvolvimento
- A avaliação da escrita
Desenvolvimento do conhecimento explícito da língua
- Delimitação de conceitos: gramática, funcionamento da língua, conhecimento explícito, consciência linguística
- Consciência morfológica, lexical, sintática, textual e pragmática
- Laboratório gramatical
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
Esta UC tem como objetivos fundamentais desenvolver e consolidar o conhecimento didático da área do português do futuro professor do 1º CEB e perspetivar o papel da língua enquanto código veiculador de todas as aprendizagens, assim como desenvolver o gosto dos alunos pela leitura de textos literários, não literários e multimodais.
Por isso, os conteúdos programáticos incidem sobre temáticas essenciais ao desenvolvimento da oralidade, à iniciação à leitura e à escrita e ao seu desenvolvimento, designadamente de vários géneros textuais e ao desenvolvimento da consciência linguística, enquanto fator de sucesso linguístico e, consequentemente, escolar e pessoal.
A componente teórica visará a apresentação e o aprofundamento dos diferentes conteúdos e a sua estruturação, articulando-os com a análise de materiais curriculares para a aprendizagem da língua e literatura portuguesas neste ciclo de estudos.
Metodologias de ensino
As aulas desta UC assumirão a dinâmica de seminário, com exposições, análise e discussão de textos, artigos e outros materiais curriculares, visando a sistematização conjunta de conclusões.
Privilegia-se uma metodologia que propicie a relação teoria/prática tendo como preocupação de fundo o desenvolvimento de competências de resolução de problemas, de análise e de síntese, o espírito crítico, a criatividade e a autonomia, pelo que a pesquisa orientada, o debate, o trabalho em grupo e a exposição de temáticas do programa constituem estratégias preferenciais.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
As aprendizagens esperadas situam-se a quatro níveis: (i) usar adequadamente as atuais orientações curriculares para o ensino do português no 1.º CEB (Programas e Metas Curriculares); (ii) mobilizar conceitos de didática do português, fundamentais para delinear contextos significativos para a aprendizagem da língua no 1.º CEB; (iii) apresentar uma atitude crítica e fundamentada na interpretação e análise dos textos e episódios trabalhados na UC e (iv) usar criteriosa e criticamente os conhecimentos adquiridos.
Os estudantes deverão dominar e mobilizar conceitos básicos da didática do português. Assim, as atividades a desenvolver no âmbito desta UC incluirão: (i) leitura e discussão de artigos focados no ensino e na aprendizagem da língua e literatura portuguesas no 1.º CEB; (ii) a exploração e análise crítica de tarefas de língua portuguesa, (iii) a exploração e análise crítica de materiais curriculares.
Complementarmente e a partir de problemáticas abordadas na UC, os estudantes deverão evidenciar competências de (i) escrita original; (ii) exposição oral e discussão fundamentada; (iii) leitura crítica e (iv) pesquisa orientada.
Metodologia e provas de avaliação
A avaliação inclui os seguintes elementos: participação e realização de atividades em aula (20%) ; realização de uma ficha de leitura sobre um artigo de natureza didática (20%); análise escrita de episódios de aulas de Língua Portuguesa (20%); planificação de uma sequência didática (20%); e realização de um teste escrito (20%).
Regime de assiduidade
Presencial. Os estudantes devem comparecer a 75% das aulas, sendo que os estudantes trabalhadores
devem informar a docente no início do semestre para combinar como organizar o trabalho a desenvolver.
Bibliografia
Barbeiro, L.F. & Pereira, L.A. (2007). O ensino da escrita – a dimensão textual. Lisboa: ME.
Duarte, I (2008) O Conhecimento da Língua: desenvolver a consciência linguística. Lisboa: ME.
Freitas, M. J., Alves, D. & Costa, T. (2007).O Conhecimento da Língua: desenvolver a consciência fonológica. Lisboa: ME.
Mateus M.H.M. & Solla, L. (coords) (2013). Ensino do Português como Língua Não Materna: Estratégias, Materiais e Formação. Lisboa: Gulbenkian.
Reis, C. (coord) (2009). Programa de Português do Ensino Básico. Lisboa: ME.
Rigolet, S.A. (2009). Ler livros e contar histórias com as crianças. Como formar leitores activos e envolvidos. Porto: Porto Editora.
Sim-Sim, I. (2008). O Ensino da Leitura: a decifração. Lisboa: ME.
Sim-Sim, I. (2008): O Ensino da Leitura: a compreensão de textos. Lisboa: ME.
Viana, F.L. (2009) O Ensino da Leitura: a avaliação. Lisboa: ME.
|
|