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Educação Intercultural e Diferenciação Pedagógica
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2016/2017 - 1S
Código: |
MPE10020 |
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Sigla: |
EIDP |
Áreas Científicas: |
Área Educacional Geral |
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
MPE |
7 |
Plano de Estudos_15_16 |
1º |
3,0 |
36 |
81,0 |
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Equacionar a educação como um problema social em permanente reconfiguração.
Compreender a diversidade sociocultural que caracteriza as sociedades contemporâneas, bem como as suas causas e implicações na educação.
Conhecer diferentes abordagens educacionais, sociais e políticas à diversidade cultural.
Conhecer condições necessárias para estabelecer um projeto educativo intercultural.
Identificar estratégias que permitem reduzir o preconceito e a discriminação.
Analisar materiais pedagógicos numa perspetiva multicultural, nomeadamente programas e manuais escolares.
Conhecer diferentes tipos de diferenciação pedagógica.
Saber construir dispositivos de diferenciação pedagógica encontrando as respostas mais adequadas à promoção da integração e sucesso de todos os alunos.
Conhecer contribuições da investigação nacional e internacional sobre as temáticas em estudo.
Conteúdos programáticos
As conceções da diferença e a organização do trabalho pedagógico.
Da pedagogia dos “inadaptados” à pedagogia para todos.
Os fundamentos da Educação Intercultural.
Teorias e práticas da Educação Intercultural.
Perspetivas sobre a escola, a ação do professor e do aluno:
- diferentes heterogeneidades na sala de aula;
- programas e manuais: análise crítica numa dimensão intercultural;
- da perspetiva monocultural a um projeto intercultural.
A investigação nacional e internacional sobre as temáticas em estudo.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
A articulação pressupõe que objetivos e conteúdos possibilitem aos estudantes o conhecimento e o estímulo para a análise, a reflexão e o debate no âmbito da Educação Intercultural e da Diferenciação Pedagógica, bem como lhes propiciem o desenvolvimento de competências que os preparem, enquanto futuros profissionais, para uma intervenção adequada a contextos educativos heterogéneos. Tal prática pressupõe competências para que, em contexto, se abordem pedagogicamente as diferenças de uma forma inclusiva.
Metodologias de ensino
As diferentes temáticas serão abordadas privilegiando uma metodologia que estimule a reflexão e a participação dos estudantes, serão realizadas atividades de:
- análise de orientações curriculares, programas, manuais e diferentes materiais pedagógicos numa perspetiva intercultural;
- apresentação e discussão de trabalhos elaborados pelos estudantes;
- análise e discussão de textos de modo a desenvolver nos estudantes a capacidade crítica de análise e autoformação.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
O objetivo central da unidade curricular é o de preparar os estudantes, a agir em escolas, turmas e comunidades heterogéneas, a metodologia teórico-prática, e de seminário, parece particularmente adequada quer para fornecer aos estudantes os conhecimentos essenciais à participação informada nas discussões a desenvolver em aula, quer para possibilitar o aprofundamento de temáticas que considerem particularmente importantes no contexto do seu percurso formativo.
Considera-se, que a análise e debate de textos, a apropriação e a utilização de conceitos diferenciados, a problematização de situações concretas e/ou conhecidas, a análise de materiais (orientações curriculares, programas, manuais e outros materiais didáticos), a análise de propostas de intervenção adequadas a contextos escolares de grande diversidade a vários níveis, são indicadores da articulação das metodologias e dos objetivos de aprendizagem que se pretende que os estudantes evidenciem. Também se considera que é demonstrativo dessa coerência a construção de materiais de modo a incluir todos os alunos.
Metodologia e provas de avaliação
A avaliação inclui:
Participação e discussão nas temáticas abordadas em aula (25%); ficha de leitura (trabalho individual) (25%); análise de um manual escolar ou elaboração de uma proposta de trabalho tendo em conta a diversidade de todos os alunos (trabalho em grupo) (50%).
Regime de assiduidade
Presencial. Os estudantes devem comparecer a 75% das aulas, sendo que os estudantes trabalhadores
devem informar a docente no início do semestre para combinar como organizar o trabalho a desenvolver.
Bibliografia
Bizarro, R. (2006). Como abordar… A escola e a diversidade cultural- multiculturalismo, interculturalismo e educação. Porto: Areal Editores.
Díaz-Aguado, Mª J. (2000). Educação Intercultural e Aprendizagem Cooperativa. Porto: Porto Editora.
Cortezão, L. (2001). Acerca da ambiguidade das práticas multiculturais: Necessidade de vigilância crítica hoje e amanhã. In: D. Rodrigues (Org.), Educação e diferença: Valores e práticas para uma educação inclusiva (pp. 49-65). Porto: Porto Editora.
ILTEC (2013). Ensino do Português como Língua Não Materna: Estratégias, Materiais e Formação. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Kakn, S. (2010) Pédagogie différenciée. Brussels: de Boeck.
Moreira, Mª A.; Zeichner, K. (2014). (Org.). Filhos de um Deus menor: diversidade linguística e justiça social na formação de professores Mangualde: Edições Pedago.
Perrenoud, Ph. (2001). A Pedagogia na Escola das Diferenças. Fragmentos de uma sociologia do fracasso. Porto Alegre: Artmed Editora
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